Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2022

A INVENÇÃO DO BRASIL

O dia hoje é 9, o mês junho e o ano 2022. 
Esse dia registra o espanhol José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, como mais um santo em terras brasileiras.
São José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco no dia 24 de abril de 2014. A base da canonização foi o registro de 5.350 "milagres" atribuídos a ele.
Amanhã 10 marca o dia de nascimento do baiano João Gilberto. Faria 91 anos de idade se vivo estivesse, mas não está a não ser na memória de quem é tarado pela bossa nova.
João Gilberto, que morreu no dia 06 de julho de 2019, cantava e tocava violão bem baixinho. Chamavam-no de gênio da raça, mas eu gostava mesmo era das caretinhas que ele fazia.
Mas não é a respeito desses dois "santos" que venho aqui batucar nas teclas.
Amanhã 10 é consagrado como Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
São nove as comunidades portuguesas: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste Macau e, naturalmente, Brasil.
Camões, Luís Vaz de Camões, é o nome mais expressivo da língua dos portugueses. Nasceu em 1524 e encantou-se em 1580, depois de ver publicado a sua obra mais importante: Os Lusíadas, que foi à praça em março de 1572.
Existem pouquíssimos exemplares da primeira edição de Os Lusíadas. Um desses exemplares se acha na Biblioteca Nacional, RJ.
Sobre a língua portuguesa, desenvolvi para o Newsletter Jornalistas & Cia um texto que tomara que vocês, leitores deste blog, gostem. O texto completo se acha na página 23, cliquem: J&Cia - EDIÇÃO 1362
A partir de amanhã 10 e até segunda 13, publicarei em partes o texto Viva a Língua Portuguesa!. Antes, ouça o poema que fiz sobre a nossa língua:

Nenhum comentário:

Postar um comentário