A Argentina ganhou a Copa em 1978 e 1986, sagrando-se tricampeã ontem 18 no tórrido Catar. Resultado: 4 x 2 nos pênaltis, depois de empatar no tempo regulamentar e na prorrogação.
Essa foi, na opinião geral, o Mundial mais incrível da história. Pois houve surpresas de todo lado. Pela 1ª vez, por exemplo, o Senegal se fez participante como participante também se fez a seleção de Marrocos.
Nunca uma seleção africana chegou tão longe.
Os marroquinos botaram pra quebrar.
"Esperava-se mais, muito mais, da nossa Seleção", diz o quase sempre silencioso cartunista paulista Fausto Bergocce. Ainda Fausto: "O Tite e seus meninos pisaram na bola, decepcionando milhões e milhões de brasileiros que nem eu".
É verdade que o gol do atacante Richarlison foi memorável. Mas ficou nisso. Esperava-se mais, como frisou Fausto.
Foi espantosa a participação de Lionel Messi e também a participação de Mbappé, que sagrou-se artilheiro da Copa do Mundo por sua seleção, da França. Superou Pelé, nesse quesito. E olha que o francês tem apenas 23 anos de idade. Não é preciso ter bola de cristal para prever que o futuro de Mbappé será totalmente coroado de êxito.
Mbappé é imbatível.
Fausto acompanhou passo a passo todas as principais partidas. Fez, nada mais nada menos, 53 maravilhosas ilustrações.
É para Fausto que dedico hoje este espaço.
Senegal, um dos 54 países do Continente africano tem uma música extraordinária. Curiosidade: Há alguns anos os senegaleses gravaram de modo especial a toada-baião Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Ouça:
Os sul-coreanos, que também participaram da Copa deste 22, fizeram uma belíssima releitura de Asa Branca: https://www.youtube.com/watch?v=5pnStf2iojY
O craque Mbappe grande velocista do time da França |
Saída melancólica do Brasil diante da Croácia |
Marrocos, grande surpresa na Copa |
Lionel Messi levando a Argentina na final |
Grande final com a Croácia ficando na terceira colocação |
A grande final com vitória Argentina de Messi |
Espetáculo, Faustinho, Assis, um abraço
ResponderExcluir