Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

HILTON ACIOLI, 85!


Hilton Acioli e Assis Angelo
Um dos mais importantes compositores do Rio Grande do Norte, Hilton Acioli, completa hoje exatos 85 anos de idade.
Pessoa de bom trato, engraçada e cheia de onda, Hilton começou a carreira musical integrando o Trio Marajá. Isso em 1954, ano em que o Brasil todo comemorava o 4º centenário de fundação do Município de São Paulo. Mas essa é outra história.
Um dia, o Trio foi apresentado ao estudioso da cultura popular natalense Luís da Câmara Cascudo. Os três se apresentaram ao mestre, que gostou. Lá pras tantas, perguntou: "Por que vocês não trocam o nome de Marajá por Marayá?".
O Trio era formado por Marconi Campos, Behring Leiros e Hilton Acioli. Os três se entreolharam ante a curiosa "proposta" de Cascudo. Behring se adiantou e perguntou, por sua vez: "O que é Marayá?".
Câmara Cascudo riu e explicou que "Marayá é uma bela planta daqui do Rio Grande do Norte".
Na hora, os três concordaram e foi assim que o Trio Marajá virou Trio Marayá.
Em 1956 o Trio trocou Natal, RN, pelo Rio de Janeiro.
No Rio, Marconi, Behring e Hilton procuraram o cantor e compositor pernambucano Luís Vieira. "O Luís nos deu todo o apoio possível", contou-me um dia o Behring Leiros.
 

 
O tempo passou e muita coisa legal aconteceu com o Trio Marayá, que seguiu a carreira no Rio gravando em estúdio discos de 78RPM, compactos e LPs.
Depois do Rio, o Trio Marayá foi pra São Paulo. Em Sampa foram trabalhar na TV Record. E foi aí que, segundo Behring, conheceram Geraldo Vandré. Logo o Trio foi convidado para defender a moda de viola Disparada, defendida pelo inesquecível Jair Rodrigues. Corria o ano de 1966.
Muita coisa mais aconteceu com os três artistas do Marayá.
"Um dia fomos chamados por Vandré para acompanhá-lo no Festival Internacional da Canção. Uma loucura. Vandré estava tenso. No Camarim eu o aconselhei a defender sozinho ao violão a canção Pra Não Dizer que Não Falei de Flores. E deu no que deu. Sucesso. A princípio éramos nós e ele a defender essa música, mas no último momento eu o convenci a defendê-la sozinho", contou-me uma vez Hilton.
Após isso, Hilton começou a fazer com frequência parcerias musicais com Vandré. Foi o parceiro mais constante dele.
No LP Canto Geral, de 1968, há uma dezena de composições de Vandré e Hilton.
O Trio Marayá gravou vários discos e acompanhou vários outros cantores.
Em 2001, a estudiosa da nossa música Leide Câmara publicou o resultado de longa pesquisa que vinha fazendo há anos. Título: Dicionário da Música do Rio Grande do Norte. Nesse dicionário há um amplo verbete sobre a origem e trajetória do Trio Marayá.
O resto é história.
 


LEIA MAIS: HOJE É DIA DE HILTON ACIOLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário