Páginas

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

ARTÚLIO REIS, FORRÓ E SAMBA

Tudo anda muito rápido, nesta vida louca. Tanto que só me deu conta agora de que o baiano de Condeúba Artúlio Reis acaba de inaugurara a segunda parte da casa dos 70.
Meu amigo, minha amiga, você sabe quem é Artúlio Reis?
Artúlio é um dos mais admiráveis compositores da música popular.
Ele chegou à capital paulista ainda no seu tempo de jovem, com 20 anos. Fez jornalismo etc. Durante bons anos ele respondeu pela assessoria de imprensa da extinta gravadora RCA Victor, que ficava logo ali num prédio de poucos andares da rua Dona Veridiana, pertinho da Santa Casa e da rede de bares da Lilian Gonçalves, filha excomungada do cantor gaúcho Nelson Gonçalves. A propósito: é de Nelson uma das melhores interpretações para o samba Memórias do Café Nice, de Artúlio Reis. Antes de Nelson Gonçalves gravar Memórias do Café Nice, Milton Carlos e Doris Monteiro também o fizeram. 





Artúlio Reis nasceu no dia 6 se janeiro de 1942, em Condeúba, acima já referida. É casado com Janet com quem tem três filhos: Gabriela, Juliana e Junior.
Além de Milton, Doris e Nelson gravaram composições de Artúlio Luiz Ayrão (Saudade da república), Luiz Gonzaga (Tamborete de forró) e a banda baiana Olodum (Tambores de cores). Confiram:




A discografia não oficial de Artúlio chega próximo aos 150 títulos gravados, de forró a samba etc. E continua compondo, e muito.
Há uns 20 anos, um pouco mais talvez, ele foi agraciado com o almejado prêmio Caymmi de música, em Salvador BA.
Estou morrendo de saudade dos inéditos de Artúlio Reis! 

Um comentário:

  1. Não conhecia e estou encantada de conhecer essas pérolas que sempre amei em outras vozes: tamborete de forró, saudades da república e Café nice

    ResponderExcluir