Em 1937 o pintor Pablo Picasso (1881-1973) criou um quadro cujas imagens retratam os horrores da guerra espanhola (1936-1939): Guernica.
Entre 1952 e 1956 o pintor paulista de Brodósqui Cândido Portinari (1914-1962) gerou a obra-prima Guerra e Paz. Essa obra foi doada à Organização das Nações Unidas, ONU.É também de Portinari o quadro Retirantes. Nesse quadro o artista registra a fome na cara de miseráveis.
Mais de 800 milhões de pessoas passam fome hoje no mundo.
No Brasil, atualmente, 100 milhões de pessoas sobrevivem em insegurança alimentar. Mais de 30 milhões desse total passam fome, mesmo.
Na sua posse como presidente do Brasil pela terceira vez, no último dia 1°, Luís Inácio Lula da Silva prometeu acabar com a fome no Brasil e conclamou os brasileiros e brasileiras a unirem-se no amor e não no ódio.
O livro de Tolstói continua sendo lido em quase todas as línguas. E já foi à tela várias vezes. E a impressão que fica é: da mesma maneira que se quer a paz, os poderosos querem a guerra.
A Rússia perdeu e ganhou com a invasão de Bonaparte, no começo do século 19.
A Alemanha perdeu completamente a Segunda Grande Guerra.Putin está perdendo o que chama de operação especial na Ucrânia. Isso é grave tanto para os ucranianos, quanto para os russos. As consequências são gravíssimas para a humanidade.
Tolstói chegou a se corresponder por carta com Gandhi. Ambos se identificavam na luta pela paz.
O famoso quadro de Portinari tem sido reproduzido em todo canto. Depois de restaurado, foi mostrado ao grande público em cidades como Rio e São Paulo. Carlos Drummond fez um belíssimo poema sobre a obra. Ele mesmo o declama. Confira: A MÃO
LEIA MAIS: 20 DIAS QUE SACUDIRAM O BRASIL (1)
LEIA TAMBÉM
Há 30 anos, Fernando Collor de Mello era apeado da presidência sob acusação de corrupção. Foi impichado. Perdeu os direitos políticos por 8 anos, mas passado o tempo voltou à política, hoje é deputado pelo estado de Alagoas. Para lembrar, clique: AINDA 20 ANO QUE SACUDIRAM O BRASILFoto de Flor Maria.
Ilustrações de Fausto Bergocce
Nenhum comentário:
Postar um comentário