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terça-feira, 31 de janeiro de 2023

VIVA O BREGA BRAGA!

Eu sou um ser puro e simples, nascido nas beiradas da linha do Equador. Todo mundo sabe disso, não é mesmo?
Desde tempos imagináveis frequentei ambientes habitados por mulheres desprezadas pela sociedade canalha.
Frequentei essas casas no velho Varadouro pessoense.
As casas a que me refiro eram casas simples, cheias de moçoilas e mulheres simples.
Nessas casas eu molhava o bico com cervejas cujas marcas nem existem mais. Meu tempo.
Apaixonei-me até uma ou duas vezes por moçoilas habitantes daquelas casas. Bons tempos foram aqueles. Elas achavam que eu era uma coisa e eu achava que elas eram muito mais. E eram.
À época, ali pela metade dos anos 70, eu era repórter e editor de página do jornal Correio da Paraíba.
Naquelas casas do Varadouro e proximidades, Maciel Pinheiro por exemplo, eu relaxava depois do dia corrido que era sempre aquele em que eu saía do jornal tenso. E lá, naquelas casas, eu ouvia da vitrola Orlando Silva, Waldick Soriano, Nelson Gonçalves, Agnaldo Timóteo e tantas e tantas outras belíssimas vozes bregas. 
Meu amigo, minha amiga, você já ouviu falar de um cara cantor chamado Evaldo Braga?
Evaldo Braga era um fluminense de Campos. Nasceu em 1947. Não conheceu nem pai nem mãe, nem mãe nem pai. Fodido. Pobre. Vozeirão. Passou o tempo e virou um grande cantor.
Eu amava Evaldo.
A voz forte e sincera desse cantor me entusiasmava.
Dizer mais o que sobre brega, breguice e Evaldo Braga?
No começo dos anos de 1970, Braga lançou o 2º volume do LP Ídolo Negro. Nesse disco, há uma faixa que cativou os corações mais sensíveis.
Ah! Hoje, 31 de janeiro de 2023, faz exatos 50 anos que Evaldo Braga morreu vítima de um acidente de carro ocorrido na BR3 (Rio/Minas).

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

HOJE É O DIA DA SAUDADE

Uma vez perguntei a Adoniran Barbosa, autor de sambas clássicos como Trem das Onze e Saudosa maloca, uma definição para saudade. E ele: "Saudade é um bichinho que rói, rói nosso coração".
Pois é, tenho pensado em muitas pessoas queridas, amigas, como Inezita Barroso e Paulo Vanzolini; José Ramos Tinhorão e Roberto Luna.
Os meus amigos tão se indo.
Com o sumiço dos meus amigos, sinto-me cada vez mais triste.
Sinto saudade das pessoas acima citadas e mais: Papete, Manezinho Araújo, Luiz Gonzaga que quando chegava a São Paulo uma das primeiras coisas que fazia, segundo ele mesmo, era me telefonar. E nos encontrávamos num hotel qualquer onde ele costumava se hospedar.
Pois bem, sinto saudade.
Às vezes sentado numa poltrona ou me balançando na rede, penso nos amigos que partiram.
Eu costumava tomar umas biritas com Paulo Vanzolini e Inezita Barroso. Paulo gostava de cerveja e Inezita, de whisky sem gelo. Papete, de uma caninha. Tinhorão era chegado a um vinhozinho e também de uma boa cachaça. Ai, ai...
Mas, enfim, é como disse-me uma vez Adoniran: "Saudade é um bichinho que rói, rói nosso coração" .
A cantora de compositora Dolores Doran fez uma coisa bonita falando, a seu modo, de saudade. Ouça:


LEIA MAIS: HOJE É DIA DE SAUDADE SAUDADE É BOA E DOCE QUE NEM RAPADURA, MAS DÓI! O QUE É SAUDADE? VIVA A POESIA!

sábado, 28 de janeiro de 2023

A ARAPUAN E A HISTÓRIA DO RÁDIO NA PARAÍBA

Sob a direção geral de Otinaldo Lourenço, o Rádio Arapuan constituiu, durante o consulado militar, instrumento da mais autêntica resistência democrática.
É claro que esta deve ser considerada em termos. A certa altura, a emissora sabia que não poderia conceder passo em falso. Na reabertura, o próprio Governo advertira:
— Vocês tomem cuidado para evitar novo fechamento!
(Do livro A Arapuan e o Rádio Paraibano; pág. 103)

O documentarista Vladimir Carvalho
A história do rádio é pra ser lembrada sempre. Tudo começa na virada do século 19 para o 20, a partir de experiências científicas do padre gaúcho Roberto Landell de Moura.
A luta do padre foi titânica. Lutou, lutou e morreu na praia, triste e decepcionado pela indiferença dos homens poderosos de seu tempo, que poderiam ter reconhecido seus estudos científicos que apontavam o rádio como sua grande descoberta.
O louvor da invenção do rádio coube ao italiano Guglielmo Marconi.
No Brasil o rádio deu seus primeiros sinais de vida, oficialmente falando, no dia 7 de setembro de 1922. O presidente da República era o paraibano Epitácio Pessoa, cujo governo e o País comemoravam o 1° centenário do falacioso "grito do Ipiranga".
Para efeitos históricos, a primeira emissora de rádio a entrar no ar com um esboço de programação própria foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, no dia 20 de abril de 1923.
Em 1936 a Rádio Sociedade, que tinha à frente o cientista Roquette Pinto, seria doada ao governo Vargas e ganharia o nome de Rádio MEC.
A partir dos anos 30, o rádio começava a se espalhar pelo território nacional.
Enoque Pelágio
A primeira emissora de rádio na Paraíba chamou-se Rádio Clube da Paraíba. Essa rádio passaria a se chamar Tabajara, em 1937. Oficial, do governo do Estado. Existe até hoje e foi lá, nela, que o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré quebrou seu longo silêncio na terrinha deixando-se entrevistar. Ao vivo. Isso em 2 de abril de 2018. E foi lá também que Jackson do Pandeiro nasceu para o Brasil.
No dia 16 de agosto de 1950 os paraibanos foram presenteados com a inauguração da Rádio Arapuan.
O novo livro do historiador José Octávio de Arruda Mello trata do que bem diz o título: A Arapuan e o rádio paraibano (Uma Biografia Dual).
Desde o título, passando pelo preâmbulo e dados finais, José Octávio mostra a importância de Otinaldo Lourenço, seu irmão, na radiodifusão paraibana. E à página 69, escreve:
Foi com Otinaldo Lourenço, na direção artística do Rádio Arapuan, em 1959, que teve início a mais ampla renovação do rádio paraibano.
Começou na Tabajara, na área de esportes, e na Arapuan mostrou seu talento por completo. Foi inovador tanto na redação, reportagem e direção.
Não é demais afirmar que Otinaldo inovou na forma de transmitir notícias. Isso em áreas diversas. Esportiva, por exemplo. Formou ao lado de nomes importantes da imprensa local como Ivan Bezerra, Bernardo Filho e Vladimir Carvalho.
Pra quem não liga o nome à pessoa, necessário se faz dizer que o Vladimir aqui citado é o famoso e mais importante documentarista cinematográfico do Brasil, autor da pérola O País de São Saruê, baseada no folheto de cordel de Manoel Camilo (1905-1987).
O País de São Saruê foi um dos primeiros filmes nacionais censurados pela ditadura militar.
A Rádio Arapuan levava a seus ouvintes programas dos mais diversos: Dramas e Comédias da Cidade, por exemplo, com o repórter policial Enoque Pelágio (1934-1987) e Antena Política, com Otinaldo e seu irmão José.
Otinaldo Lourenço e José Octávio entrevistaram expressivos nomes da política brasileira, como Ulisses Guimarães, Abelardo Jurema, ex-ministro da Justiça e o general Costa e Silva que na ocasião, em 1967, soltou a gracinha: "Jornalista sem gravador é como soldado sem fuzil".
A religião também não ficou de fora da grade da emissora.
Otinaldo entrevista o general Costa e Silva
Aos sábados e domingos os ouvintes podiam ouvir representantes das igrejas católica e evangélica. Até representantes da umbanda tinham espaço na velha Arapuan.
Sem dúvida, afirmo com todas as letras que a Rádio Arapuan marcou época.
A Arapuan foi a primeira emissora do Brasil a dar em primeira mão a notícia do assassinato do presidente chileno Salvador Allende, no dia 11 de setembro de 1973. Furo!
O jornal Furo… Essa é outra história.
Otinaldo era natural de Surubim, PE, nascido em 1934. Foi, além de radialista, bacharel em Direito e professor da Universidade Federal da Paraíba, como o irmão José. Morreu no dia 13 de fevereiro de 2021, quando se comemora o dia mundial do rádio, criado pela UNESCO em novembro de 2011. Em abril de 2022 foi lançado um livro póstumo: A Revolução do Rádio na Paraíba e Anotações Autobiográficas.

Foto e reproduções Flor Maria e Anna da Hora

SÃO PAULO 469 ANOS

Nesse dia 25 de janeiro os paulistanos comemoram com ênfase o 469º aniversário de fundação. São Paulo é a cidade mais cantada do mundo em músicas de todos os gêneros: forró, baião, xote, xaxado, samba, rock, choro e tudo o mais. Eu mesmo cheguei a compor música em homenagem à Sampa. Jarbas Mariz e eu compusemos São Paulo Esquina do Mundo. Compus e interpretei Declaração de Amor a São Paulo. Sobre essa cidade, que tão bem me acolheu em 1976, já escrevi muita coisa e até uma exposição/ocupação fiz em 2012 intitulada Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, na unidade Sesc Santana/SP. Para o Newsletter Jornalistas&Cia escrevi o texto abaixo. Leia: SÃO PAULO EM MÚSICA, PROSA E VERSO

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

HÁ 100 ANOS NASCIA WALDIR AZEVEDO

 
Infelizmente, é fato: O brasileiro, grosso modo falando, é de curta memória.
Não ouvi hoje 27, nem no rádio nem na TV, notícia dando conta do centenário de nascimento do carioca da Zona Norte Waldir Azevedo.
Waldir era músico, mais precisamente instrumentista. Começou a carreira muito cedo, menino ainda. Não tinha nem dez anos ainda quando apaixonou-se pela flauta, depois pelo bandolim e, sua paixão maior, o cavaquinho.
O cavaquinho é um pequeno instrumento de 4 cordas que faz a festa de quem gosta de ouvir música dedilhada.
O cavaquinho, pode se dizer, existe o antes e depois de Waldir.
Waldir Azevedo foi quem deu categoria maior a esse cativante instrumento.
O cavaco está para o Waldir como a sanfona está para Luiz Gonzaga e a cuíca para Osvaldinho. Sim, ele mesmo: Osvaldinho da Cuíca, de batismo Osvaldo Barro.
Bom, pessoal, era de Waldir Azevedo de quem queria falar. Falei. É dele o choro Brasileirinho. Ouça:

LEIA MAIS: TÉO AZEVEDO HOMENAGEIA WALDIR AZEVEDO WALDIR AZEVEDO, O MÁGICO DO CAVAQUINHO

RADAMÉS GNATTALI

O gaúcho Radamés Gnattali nasceu num dia como hoje: 27 de janeiro. O ano foi 1906.
Radamés era um figuraça. Sabia muita coisa do contexto musical, naturalmente. Foi maestro, arranjador, compositor. Fez arranjos de todos os grandes cantores da sua época. Fazia coisa boa, mesmo. Mas, encantado pelo som dos gringos americanos, enfiou osquestra no samba dos morros do Rio. Eu o conheci e o entrevistei. É uma história curiosa essa. Foi no Centro Cultural São Paulo. Gravador ligado, comecei a fazer perguntas. E ele falou, falou, falou. Bom papo. Meteu o pau no Tinhorão. Achei graça. Ao voltar para o jornal, Folha, fui transcrever a entrevista e, para minha surpresa, nada fora gravado. Mas ainda assim, escrevi. É isso.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

HOJE É DIA DE BOSSA

Duas notícias quero destacar hoje 25 para os seguidores deste Blog: o rompimento da barragem de Brumadinho, na grande BelZonte, e o Dia Nacional da Bossa Nova.
Comecemos pela Bossa de João Gilberto, Vinícius e tal.
No dia 17 de abril de 2009, o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sancionava a lei que escolhia o 25 como o Dia da Bossa Nova.
O maestro, compositor, pianista, cantor e violonista Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nascia no Rio de Janeiro, exatamente no dia 25 de janeiro. Ano: 1927.
Tom escreveu algumas centenas de músicas, muitas delas ele as gravou cantando e tocando piano.
A Bossa Nova chegou como disco pela primeira vez em 1958. Foi uma mulher a primeira artista a cantar Bossa: Elizeth Cardoso (1920-1990).
A primeira música no ritmo Bossa Nova foi Garota de Ipanema.
Tom Jobim morreu no dia 8 de dezembro de 1994.
E agora, Brumadinho.
A barragem de Brumadinho, MG, rompeu-se logo após o meio-dia de 25 de janeiro de 2019.
Mais de 270 pessoas morreram. Os corpos de três outras pessoas ainda não foram achados. Detalhe: até agora nenhum diretor da Vale do Rio Doce, a que pertencia a barragem, foi presa. Mas ontem 24, a Justiça aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público contra 16 empregados de altíssimo escalão. E nada mais vou dizer porque os jornais de hoje já dizem tudo. E como sempre, sem ter o que fazer, fiz o poema a que intitulei Uma Canção Pra Brumadinho. Ouça e dê sua opinião:

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

PELÉ É BRASIL. PELÉ É SÃO PAULO!

Pelé como compositor, um pouquinho além do nada. Pelé como futebolista, de todos os tempos o maior.
Pelé compositor, hmmmm...
Pelé, Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), foi grande de todos os modos. Peraqui: não reconheceu uma filha que teve fora do casamento.
Ninguém é perfeito, porra! Nem Pelé.
Pelé chutou bola pra danado.
Pelé tentou coisas fora de si: tentou violão.
Pelé foi um cara comum, fora do incomum.
História.
Até uma música para São Paulo o mineiro Pelé achou de inventar. Ouçam:


LEIA MAIS: SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (1) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (2) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (3) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (4) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (5) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (6) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (7) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (8) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (9) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (10) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (11) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (12) SÃO PAULO EM PROSA, VERSO E MÚSICA (FINAL) PELÉ, UMA LENDA NA TERRA E NO CÉU PELÉ ETERNO. VIVA PELÉ.

O BRASIL É "NUESTRA AMERICA"

 Ei, ei, ei! Vem cá: hoje é 23 de janeiro. Faz, pois, 23 dias que Lula virou o novo presidente do Brasil. Se ele foi bom nas duas primeiras vezes, agora certamente será melhor. 

Cego dos olhos hoje que sou, vejo e ouço em boa parte do rádio e da televisão coleguinhas cobrarem do governo Lula que agora está apenas começando. Isso não é certo! 

Lula acaba de fazer a primeira visita oficial a um país. No caso, a Argentina. 

Politicamente poderemos classificar a Argentina como um país de esquerda. E daí?

Bolsonaro estava fechando e fechou a sua posição política com países que tinham a ver com sua ideologia de prepotente matador. E não foram poucos. Turquia, inclusive. 

Bolsonaro é assassino, genocida. E por isso certamente terá que pagar. Lei é lei.

A visita de Lula à Argentina, no meu ponto de vista foi necessária. 

Não sou economista, não sou cousa nenhuma. Sou um jornalista que pergunta, que pergunta. E pergunto porque nada sei...

Lula na Argentina levou à discussão a possibilidade de se criar uma moeda para transações financeiras e comerciais. Nada a ver com o Euro.

A América Latina, a América do Sul, não pode estar isolada do mundo.

O Brasil é o quinto maior país do nosso planetinha, territorialmente falando. 

Viva o Brasil!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

CANA PARA O GENOCIDA BOLSONARO!

Crimes contra os povos indígenas no Brasil continuam sendo praticados o tempo todo.
Quando Cabral chegou ao nosso País, estima-se que havia entre 2 a 5 milhões de indígenas ocupando o território nacional. Hoje o total não chega a 900 mil, segundo dados preliminares do censo 2022 ainda em andamento.
São chocantes as notícias que se lê na imprensa sobre a vida dos nossos indígenas. Somos deles descendentes. Aliás, há alguns anos, a cantora cearense Marlui Miranda foi vaiada e xingada por alguns negacionistas. Ela parou o espetáculo e disse, firme ao microfone: "Quero que levante o primeiro que não tenha sangue indígena". Apagaram-se as luzes e ela continuou a cantar um repertório feito com base nas músicas dos povos originários.
Minha garganta deu nó nesse fim de semana quando ouvi no rádio e na TV, notícias a respeito da péssima situação de vida em que se acham os Yanomami.
Nos últimos 4 anos, morreram pelo menos 570 crianças yanomami vítimas de desnutrição e outras mazelas que poderiam ter sido combatidas e vencidas caso o governo anterior tivesse vontade de assim proceder.
São cerca de 20 mil yanomami habitando as nossas matas.
São cerca de 20 mil garimpeiros extraindo das terras indígenas, ouro e outros minérios, irregularmente. Criminalmente.
Bolsonaro terá de pagar também por isso. Foi no seu governo, melhor dizendo desgoverno, que os exploradores das terras indígenas fizeram a festa. Tudo sob seu incentivo.
Sábado passado 21, o presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve na região Yanomami e decretou estado de calamidade pública.
Tudo muito triste.

 Presidente também morre
De morte matada ou não
Lugar de quem não presta
É lá no fundo da prisão!

A cadeia te espera 
Presidente matador 
Quem apanha hoje é caça
Amanhã é caçador 
 

domingo, 22 de janeiro de 2023

PERSONA REPRISA TAIGUARA NA TV CULTURA

Logo mais às 21h será reprisado o programa Persona, da TV Cultura, que enfoca vida e obra do cantor e compositor Taiguara. Eu já vi e se você, meu amigo, minha amiga, ainda não o viu tem agora a oportunidade de ver. Anota aí, dia 22/01, às 21hs.

sábado, 21 de janeiro de 2023

EUCLIDES DA CUNHA MORRE EM DUELO DEPOIS DE DAR ENTREVISTA


No dia 21 de janeiro de 1866, o jornalista escritor carioca Euclides da Cunha não havia sequer recebido esse nome na pia batismal. Tinha apenas 1 dia de vida. Viveu 43 anos, 6 meses, 3 semanas e 5 dias. No total viveu 15.912 dias. Pois, pois.
A vida de Euclides da Cunha foi uma vida muito atribulada, corrida mesmo. Estudou no Exército, mas interrompeu a carreira depois de bacharelar-se em Matemática e Ciências Naturais. Seguiu a carreira de Engenheiro. Em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, começou a escrever o livro que o tornaria famoso: Os Sertões, que foi publicado em 1902.
Os Sertões é uma obra-prima do jornalismo brasileiro, pra dizer o mínimo. É dividido em três partes: a Terra, o Homem e a Luta.
Os Sertões beira a perfeição. Talvez seja a perfeição encontrada por um intelectual completo, como foi Euclides. Confesso que emocionei-me às lágrimas ao concluir a leitura. É assim o final: 
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.
Canudos invadida pelo cearense Antônio Conselheiro era uma região pobre, localizada no sertão baiano. Ninguém queria morar lá ou viver, só os miseráveis conselheiristas que não tinham onde cair mortos.
A presença do povo de Conselheiro na região despertou medo e ira da elite daquele tempo. Fins do século 19.
Canudos tombou depois de quatro tentativas das foças militares arregimentadas, a última, pelo primeiro presidente civil do Brasil: Prudente de Morais.
A Guerra de Canudos começou, pra valer, no dia 7 de novembro de 1896.
A Guerra de Canudos acabou no dia 5 de outubro de 1897.
Antônio Conselheiro, de batismo Antônio Vicente Mendes Maciel, morreu ferido e com dor de barriga no dia 22 de setembro de 97. O resto é história e tragédia.
No dia 15 de agosto de 1909, Euclides da Cunha concedeu aquela que seria a sua última entrevista. Foi no final da manhã, a Viriato Correia (1884-1967). Nessa entrevista, que foi publicada na revista Ilustração Brazileira, Euclides fala de tudo um pouco. Lembra inclusive detalhes de como desenvolveu o enredo de Os Sertões. Não custa lembrar que Os Sertões é o resultado de uma série de reportagens do próprio Euclides feita quando ele foi destacado pelo jornal O Estado de S.Paulo para cobrir a tragédia que foi Canudos. Tragédia também foi a morte dele, num duelo a tarde do mesmo dia em que deu a entrevista a Viriato.
A tragédia pessoal de Euclides da Cunha está umbilicalmente ligada a sua mulher Anna e ao assassino Dilermando de Assis (1871-1931). À propósito sugiro a leitura do livro Anna de Assis, de Jeferson de Andrade. 
Leia na íntegra a entrevista de Euclides da Cunha a Viriato:

A ÚLTIMA ENTREVISTA

É ali, em Copacabana, ao rumor das ondas, numa casa batida pelo vento do mar e de janelas abertas para o azul do oceano, que Euclides da Cunha vive a sua existência extraordinária, do mais completo e do mais artista historiador brasileiro.

Uma tarde, em que à rua do Ouvidor, falávamos de livros e de arte, ele me bateu amigavelmente nos ombros:

— Vai um domingo lá em casa, que diabo! Conversamos, almoçamos e depois sairemos descalços, a passear na praia.

Desde as primeiras páginas de Os Sertões que eu comecei a ter pelo historiador de Canudos a mais cega e comovida admiração. Não era admiração apenas, era mais — adoração — adoração por aquele escritor, que, imprevistamente, surgia onipotente e supremo, para o espanto de uma língua e de uma raça, por aquele narrador de guerra que de tão alto se punha para historiar todos os problemas da luta, pelo artista ruidoso e formidável, que abria uns novos painéis de arte robusta e essencialmente nossa, pelo paisagista incomparável. evocador, como nenhum outro, gigantesco, resplandecente, como ninguém.

Foi num domingo que lá estive. Era sol e era azul. A casa estava com as janelas abertas para o vento do mar, rumorejante da alegria das ondas, que, na areia se esfarelavam toda lavada do sol daquele domingo álacre.

Euclides é um simples como nunca vi assim. Quem o encontra na rua, magro, o rosto carregado, numa profunda concentração, não acredita o que pode haver de alegre, carinhoso e desprendido naquela alma. Quem devora as páginas rutilantes de Os Sertões imagina que ali está um escritor de sossego e método e que a obra foi feita com o maior dos métodos e o mais regular dos sossegos.

Nada disso. Nem uma coisa nem outra. Euclides nunca “se assentou”. A sua vida tem sido uma vida errante, ora aqui, ora ali, numa comissão, noutra, as malas sempre prontas, os livros dentro das malas. Ora em Minas, em São Paulo, no Amazonas, no Acre, em Canudos; de lápis na mão, enchendo de algarismos os livrinhos de notas, como engenheiro.

Ao que ele conta, desde estudante que o seu sonho é pousar; ter uma vida pacata, a sua casa, tudo em ordem, os seus livros arrumadinhos, a hora certa de começar o trabalho, a hora certa de terminá-lo, e hora certa de dormir. E nunca teve. A sua existência tem sido revolta, sem assento em lugar nenhum, irregular, imprevista, incerta, nômade, uma hora aqui, outra onde o diabo perdeu as botas, sempre carregado de trabalho, trabalhando noites além, um dia no costado de um cavalo, percorrendo sertões, outro medindo terras, outros suando, entre o fragor dos martelos, numa ponte que se constrói. Um horror!

— Continuo a ser o estudante que era. Tudo à revelia.

Ao entrar-se em casa de Euclides, a gente fica à vontade. Não parece que se está em frente de um dos máximos prosadores de uma língua, mas sim de um rapaz amigo, de um velho camarada com quem se viveu larga quadra, de um companheiro que nos fala de suas coisas como se fossem nossas, uma dessas criaturas que vão, logo à primeira vista, espavorindo a cerimônia, e a quem a gente se sente mal de dar até o tratamento de “senhor”.

E o que é curioso, o que mais ressalta e o que mais comove, é a profunda modéstia de Euclides. Isso dele ser o mais completo dos nossos historiadores, o artista extraordinário, o escritor surpreendente, o paisagista formidável, isso, somos nós aqui fora que o dizemos. Ele, ele é que não está convencido disso. A sua modéstia é orgânica. Os Sertões para ele nada tem de extraordinário. É um livro como outro qualquer.

Aquelas páginas assombrosas cheias daquele fragor e daquela comburência de frase, daqueles painéis faustosos, que nos fazem vibrar e arder de entusiasmo e de orgulho, para ele são páginas rasteiras, cobertas de defeitos. De defeitos!

— De defeitos, sim! — confirma Euclides, muito espantado de ninguém ter dado por isso. — Aqui estão eles. Na nova edição de Os Sertões fiz seis mil emendas. Não se diga que sejam erros de revisão, são defeitos meus, só meus. E mostrou-nos o livro, onde em cada página aparecem pelo menos três remendos. — Hei de consertar isto por toda a vida. Até já nem abro Os Sertões porque fico sempre atormentado, a encontrar imperfeições a cada passo.

É ao almoço, numa sala para o mar, enquanto o vento da praia agita os guardanapos, que Euclides me conta como escreveu Os Sertões.

Estava por esse tempo em São José do Rio Pardo, reconstruindo uma ponte. Era um trabalhar sem conta, noite e dia, ele ali a dirigir as obras, sempre à frente, no tumulto dos operários.

A ponte construída por outros engenheiros havia uma noite desabado desastrosamente e o governo de São Paulo convidara-o a reconstruí-la.

A obra era da mais alta responsabilidade, principalmente depois do desastre. Euclides, por amor próprio, em respeito à sua carta de engenheiro, estava sempre à tese de tudo. Morava numa casinha a dois passos das obras e passava os dias, em cálculos, a lutar com os xx da matemática. Foi aí que veio a ideia de escrever Os Sertões.

Um livro daquele peso toda gente tem a impressão de que o seu autor escreveu-o cercado de volumes para consultar. Não foi assim. Euclides não tinha um livro consigo, nem um volume de geologia. Nada.

Mas assim mesmo atirou-se. A todo o momento tinha que levantar-se, para vir ver a marcha do trabalho da ponte, que se ia erguendo, quando estava num trecho, desses com que os escritores se torturam e dão um pedaço de vida para acabá-Io, eis que um operário vinha chamá-lo para resolver uma dificuldade. Apesar disso Os Sertões iam caminhando. À tarde o juiz de direito, o presidente da Câmara Municipal, mais duas ou três pessoas de Rio Pardo, reuniam-se à casinha de Euclides, para ouvir o folhetim.

Ele lia então as tiras que havia escrito durante o dia. Dentre as pessoas que vinham ouvi-lo havia um paulista conhecedor d’Os Sertões; um desses talentos fulgurantes, estupendos que nunca são coisa alguma porque nunca entraram numa escola. Esse homem tinha cócegas de escritor. Tinha lá os seus versos, as suas tiras de papel cheias de rascunhos literários. Euclides da Cunha falou que ia descrever o estouro de boiada, dos quadros mais épicos e mais sinistros dos campos e matas brasileiros.

Nunca havia visto o estouro; sabia-o apenas por informação, por ouvir contar. O paulista vira diversos, estava “cansado de ver”, dizia ele.

— E se seu doutor quiser, seu doutor escreve, eu escrevo também e vamos ver quem é que faz mais perfeito.

Euclides teve, deveras, medo daquela proposta. Atirou-se à descrição, receoso de ser derrotado. No outro dia, à tarde, o matuto apresentou-se corajosamente, com as suas tiras de papel. O juiz de direito, o presidente da Câmara, as duas ou três pessoas de Rio Pardo esperavam o duelo.

— Leia!

— Leia o doutor primeiro!

Euclides leu. Leu aquela descrição incomparável, assombrosa, que nós todos conhecemos n’ Os Sertões. E ao terminar voltou-se para o homem.

— Leia!

— Qual, nada seu doutor. Olhe ali.

No chão, as tiras do pobre homem estavam aos pedacinhos, esfrangalhadas.
— Eu vou então ler alguma coisa depois disso?! Não é possível, não é possível, que o senhor não tenha visto pelo menos cem “estouros de boiada”.

E no meio da barulhada infernal dos martelos, das travas de ferro, dos foles, Os Sertões caminhavam. Quando a ponte ficou concluída, o livro estava concluído também. Ninguém sabia nesse tempo que Euclides era escritor. Ele apenas se havia mostrado no Estado de S. Paulo, numas crônicas, ligeiras, com as iniciais. Tinha medo da publicidade. Mas resolveu a publicá-lo. O juiz de direito, o presidente da Câmara de Rio Pardo, o matuto do “estouro” haviam-lhe dito que o livro era bom. Foi a São Paulo e levou-o ao Estado, para publicá-lo em folhetins. O maço de tiras era enorme. Isso parece que espantou. Seis meses depois, ao voltar a São Paulo e ao subir à redação do Estado, lá encontrou, num canto, o seu embrulho de tiras, empoeirado. Pô-lo debaixo do braço, e veio ao Rio de Janeiro. Não conhecia aqui nenhum escritor, a não ser Lúcio de Mendonça. Lúcio de Mendonça procurou-lhe editor. O escritor era desconhecido e o volume de tiras assustava. Os editores torciam o nariz.

O Jornal do Commercio não quis a obra para folhetins. Afinal o velho Masson da casa Laemmert, depois de muito pensar e de muito vacilar, disse que ficava com o rodo de tiras. Entra o livro no prelo. Meses depois Euclides, que por essa feita estava em Lorena, ao chegar à Companhia Tipográfica, à rua dos Inválidos, abrindo ao acaso um volume, lá encontrava um a com uma crase intrusa, adiante uma vírgula de mais, etc., etc. Ele estava nesse tempo atacado de uma neurastenia profunda. Aquela crase, aquela vírgula, aqueles outros erros, pareceram-lhe grandes blocos de pedra, que vinham atacar o seu nome. Que horror! E a ponta de canivete (parece mentira, mas verdade), em dois mil volumes, Euclides raspou oitenta erros. Foram cento e sessenta mil emendas! Levou dias e dias nessa trabalheira gigantesca. Os operários da tipografia estavam assombrados com aquilo. Ele passava os dias, as noites curvado sobre os volumes, a raspar com a pontinha do canivete. Só acabou na véspera da chegada do barão do Rio Branco, em dezembro de 1902. O livro ia ser posto à venda no dia seguinte. Um estranho pavor se apoderou de Euclides. Tinha certeza de que a obra ia ser um desastre. E pediu ao editor que retardasse a venda para daí a três ou quatro dias. E tocou-se para Lorena.

O seu pavor tinha crescido estupendamente, tanto que, chegando a Lorena à meia-noite, às três da manhã estava de viagem. Para onde? Sabia lá! O que ele queria era fugir, esconder-se no fim do mundo, não ver mais ninguém, rasgar o livro, não ter notícias do desastre. E andou oito dias a cavalo pelo interior de São Paulo, sem destino. O que lhe passava pelo espírito era curioso: via-se inteiramente achatado, a sua reputação de engenheiro por terra, o seu nome espatifado nas crônicas dos jornais.

— Para que me fui meter eu nisso, senhores!

Ao chegar aos pousos do sertão, onde os sertanejos vinham recebê-la ao terreiro, para hospedá-lo, as reflexões que lhe acudiam eram interessantes.

— Ora veja, dizia, esses homens me tinham em tão boa conta!

Ao fim de oito dias sentiu saudade da família. Do livro não tinha a mais vaga notícia. Mas via-se servindo de troça nas rodas literárias da rua do Ouvidor, o editor desesperado com a bucha, a mandá-lo para o inferno. Chegou a Taubaté, de volta, empoeirado, à tarde. Depois da chegada do trem do Rio, seguia um expresso para Lorena. Enquanto esperava o expresso, foi comer alguma coisa, no restaurante da estação. Chega o trem do Rio. Uma multidão de passageiros salta e corre para o restaurante. Entre eles um homem alto, barbado, de guarda-pó e um livro debaixo do braço. Euclides tem um sacolejão. Se não se enganava tinha visto Os Sertões, sob o braço do homem. Parece que foi alguma mola que o fez levantar-se. Chegou-se ao tipo, sacudido de emoção:

— O senhor pode deixar-me ver esse livro?

O senhor fitou-o, mediu-o e sério, desconfiado da má vontade, estendeu-lhe mudamente o livro, sem largá-lo. Era Os Sertões.

— Obrigado.

O seu desejo foi atirar-se ao sujeito e abraçá-lo. Mas voltou para a sua mesa e pôs-se a pensar e repensar. O livro estaria fazendo sucesso? Teria sido bem sucedido? Os jornais o que estariam dizendo? E a figura do passageiro de guarda-pó surgia-lhe à imaginação. Aquele sujeito não tinha cara de gostar de ler. Se estava lendo seu livro é porque estava gostando. Quem sabia se aquilo não era apenas ostentação, vaidade de mostrar-se aos outros passageiros do trem como leitor de um livro grosso! Poderia ser! Mas como foi que ele comprou o livro? O volume custava dez mil-réis. Só se dão dez mil-réis por um livro, quando se sabe, ou se ouve dizer, que esse livro é bom. Se aquele homem comprou, é porque ouviu dizer, ou por um amigo ou pelos jornais. Mas podia ser que aquilo fosse um presente. Podia. E o sujeito estaria gostando? Se ele não estivesse, ao saltar do trem para tomar um refresco na estação, deixaria o volume no seu banco. Se o trouxe debaixo do braço era porque o livro lhe era precioso. Mas também podia ser que fizesse aquilo para que não lho roubassem. Mas um livro ninguém se importa que carreguem com ele.

E nesse torturar de espírito, Euclides chegou a Lorena. Esperavam-lhe jornais e cartas. Cartas do editor. Do editor havia duas. Abriu uma por acaso, por felicidade era a segunda. Nessa carta, o editor dizia que estava assombrado com a venda do livro e que em oito dias estava quase esgotado um milheiro; contava-lhe do sucesso, das críticas dos jornais, do barulho que a obra estava fazendo. A outra carta, a primeira, era esmagadora. O editor confessava-se-lhe redondamente arrependido de tê-lo editado, dizia que não havia vendido um único volume e mais: que, sendo cada volume pelo preço de dez mil-réis, mandara oferecer aos “sebos” da rua de São José por cinco e nem um só aceitara.

— Se eu tivesse lido essa carta em primeiro lugar, parece que morreria, conclui Euclides, sorrindo.

É essa a história da obra máxima da nossa literatura. A profunda modéstia de Euclides é orgânica. Com a publicação de Os Sertões, quem mais se espantou foi ele. Nós nos espantamos de ver que a nossa raça já tinha um escritor, que atingira ao mais alto grau da perfeição. Ele se espantou ao saber que esse escritor era ele.


V. C.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O BRASIL ESQUECE SEUS FILHOS. VIVA EUCLIDES DA CUNHA!

O Brasil tem por hábito esquecer o Brasil. Pena. Mas enquanto o Brasil esquece o Brasil, alguns brasileiros não esquecem o Brasil.
O fluminense de Cantagalo Euclides da Cunha foi um dos mais importantes brasileiros, do século 19 e até hoje.
É de Euclides a obra-prima Os Sertões, o primeiro e mais importante livro escrito por um jornalista. Sim, Euclides foi jornalista. Dos bons. E como escritor, excepcional. Claro que a Academia Brasileira de Letras, ABL, o levou para assumir uma de suas cadeiras. Como se não bastasse, Euclides foi bacharel em Matemática e em Ciências Naturais.
Em agosto de 1986, Euclides foi mandado pelo jornal O Estado de S.Paulo para cobrir a Guerra de Canudos.
Canudos é uma região que fica no sertão da Bahia.
A guerra de Canudos começou no dia 7 de novembro de 1896. Terminou no dia 5 de outubro do ano seguinte. O líder dessa guerra, cujo o Exército era formado por miseráveis nordestinos, morreu no dia 22 de setembro de 1897. Semanas antes do fim da guerra, que deixou cerca de 30 mil mortos.
Em qualquer levantamento que se faça sobre os livros mais importantes do Brasil, na área de história real, Os Sertões aparece como um dos primeiros.
Em 2002 eu participei de um livro chamado O Clarim e a Oração. Da Geração Editorial. Esse livro começa com um texto do saudoso Ariano Suassuna e segue com um texto deste imodesto escriba, dizendo coisas de fundamentais importâncias para a compreensão da nossa história. Ali falo, não sei em quantas páginas, da presença do cantador repentista nas fileiras do exército que foi a Canudos acabar com tudo.
Quem acabou com tudo, em Canudos, foi o primeiro presidente civil do Brasil: Prudente de Morais.
É história.
O jornalista e escritor Euclides da Cunha foi assassinado em 1909 pelo amante da sua mulher, Dilermando Cândido de Assis (1888-1951).
Euclydes Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866.
O tema Canudos continua em voga, até hoje.
Em 1997, o selo CPC-Umes lançou um belíssimo e histórico CD intitulado Canudos. Uma joia, com o cantor e compositor baiano Gereba. Ouça:


quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

JOSÉ OCTÁVIO DE ARRUDA MELLO: O HISTORIADOR DO BRASIL


José Octávio de Arruda Mello, o 4º dentre 7 filhos do casal Arnaldo e Otília, nasceu no dia 18 de março de 1940 e tornou-se um dos mais dinâmicos e expressivos historiadores do Brasil. É paraibano, de João Pessoa. Publicou cerca de 50 títulos, incluindo textos avulsos. É também jornalista. É doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, USP. Num dos seus livros, li:
Historiador de ofício, com doutorado em História pela USP e pós-doutorado pelo IEB/USP, integrante dos IHGB, IHGP, APL, API, Centro Internacional Celso Furtado e Conselho Consultivo da Revista do IHGB. Anistiado político do Movimento de 64, pelo Ministério da Justiça, professor aposentado dos UNIPÊ, UFPB, UEPB. Autor de, entre outros, Nova História da Paraíba – Das origens aos tempos atuais (2019) e autor e organizador de O Movimento de 1964 na Paraíba – Origens, Assalto ao Poder e Repressão (2021).
Eu comecei minha carreira de jornalista no jornal O Norte, PB.
A sede desse jornal era na Duque de Caxias, que depois migrou para a Av. Pedro II. Acho que foi por ali que conheci José Octávio, mesma época que conheci José Leal (1891-1976).
Zé Leal foi uma figura incrível. Era quieto, tranquilo. Passos lentos, mas seguros. Fumava muito. De poucas palavras.
Nesta entrevista, que começa hoje e termina semana que vem, O amigo leitor e amiga leitora terão uma pequena amostra da grandeza intelectual desse paraibano, cuja amizade me honra. Aqui ele fala sobre ditadura e democracia. Ressalta o governo de FHC e lembra que Dutra não foi bolinho, não. Para ele, “Ditadura nunca mais!”.
Lá pras tantas José Octávio diz que nestes tempos de pós-tudo, de modernagem e coisa e tal, “Nada substitui a leitura, com base na documentação e a respectiva interpretação”.
Curiosidade: José Octávio de Arruda Mello deve ser o único historiador brasileiro que ainda escreve à mão.
A entrevista:

JOSÉ OCTÁVIO DE ARRUDA MELLO: O HISTORIADOR DO BRASIL

Assis Ângelo — O ano de 2023 está começando. Você como historiador acompanhou e analisou muitas situações políticas no Brasil. O que espera do ano que se inicia sob a batuta do pernambucano Luís Inácio Lula da Silva? O Brasil tem futuro?
José Octávio de Arruda Mello — Considero a situação do Brasil delicada. Porque a direita que se movimenta não é a modernizadora, comprometida com a democracia, mas a de Jair Bolsonaro, golpista e voltada para os quartéis. Como ela se dispõe a criar problemas para a presidência Luís Inácio, caberá a este, assegurando a governabilidade, pacificar o país mediante o primado da democracia, pluralismo e direitos humanos.
Dentro desse quadro, o futuro do Brasil dependerá da hegemonia do seu povo que, como sustentava o saudoso San Thiago Dantas (1911-1964), é sempre maior que suas elites dirigentes.

Assis — Qual foi o momento que o Brasil teve a maior desgovernança, politicamente falando?
José Octávio — Politicamente, há governos brasileiros que não me agradam. Um deles, a presidência Eurico Dutra (1946/51) que acentuou a repressão e liquidou os créditos acumulados durante a guerra. Outro, o General Médici (1969/74), o mais duro dos militares de 1964, responsável por crescimento econômico montado sobre a supressão dos direitos individuais. Em compensação, tivemos administrações federais como as de Getúlio Vargas (1930/45 e 51/54), Juscelino Kubitschek (1946/51) e Fernando Henrique Cardoso (1994/2002), sem dúvida os melhores de todos.

Assis — Dentre os presidentes nordestinos, qual deles foi o pior e o melhor?
José Octávio — A república principiou com dois presidentes nordestinos, os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, sendo este, apesar da virulência, bem melhor que o primeiro, graças às inspirações do ministro paraense Serzedelo Correia (1858-1932). O paraibano Epitácio Pessoa (1919/22) teve altos e baixos e o ministro José Linhares (1856-1957) que como presidente do STF e cearense, exerceu o mandato entre a derrubada de Getúlio e a ascensão de Dutra, nomeou tanto que se motejou: “e os Linhares? – são milhares...” Café Filho (1954/55) era do Rio Grande do Norte e se deixou envolver pelo golpismo da ESG e UDN, enquanto o cearense Castelo Branco (1964/67)


desmontou a democracia populista de 1946. Já o maranhense José Sarney, retomando a democracia, viu-se melhor no plano politico que no econômico-social, ao tempo em que o pernambucano Lula da Silva registrou mais sucesso no primeiro que no segundo mandato.

Assis — Você foi professor de história e de outras matérias. Quais?
José Octávio — Ensinei quase todas as disciplinas da área social, além de História Geral e do Brasil – Geografia, Teoria Política, Sociologia, Literatura Portuguesa e Organização Social e Política do Brasil (O.S.P.B). Na área jurídica lecionei Teoria Geral do Estado, Economia Política, Direito Constitucional e Direito Romano.

Assis — Qual a importância do estudo na formação de um país?
José Octávio — A educação tornou-se fundamental no deslanche de nações como Estados Unidos, Inglaterra, Costa Rica, Austrália, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. O Brasil demorou a compreender a questão.

Assis — A partir de quando você passou a se interessar pelo estudo da História? Quais os personagens nordestinos que mais lhe despertaram interesse?
José Octávio — Creio que aos 6 anos, quando agrônomo e colega do meu pai, na Estação de Alagoinha, me passava estampas das principais cidades do mundo. Depois disso, tive professor de História que me ensinou oito anos, desde o Admissão. Eles me induziram a apreciar, no Nordeste, mais fenômenos sociais, como Urbanização, Cangaço e Partidos Políticos, que os personagens.

Assis — Quais os grandes historiadores brasileiros e, dentre eles, qual o que você mais se identifica pelo rigor dos estudos?
José Octávio — Desde pequeno que apreciei os cearenses Capistrano de Abreu (1853-1927) e Barão de Studart (Guilherme Chambly Studart; 1856-1938). Eles lideram sequência continuada por João Ribeiro (1860-1934), Rodolfo Garcia (1873-1949) e principalmente José Honório Rodrigues (1913-1987), em homenagem a quem organizamos grupo de estudos integrados pela esposa, Leda Boechat. Para honra minha, Rodrigues proclamava que eu e o mineiro Francisco Iglésias (1923-1999) pertencíamos a essa constelação.

Assis — Dentre todos os seus livros, qual ou quais você gosta mais?
José Octávio — Meu melhor livro é A Revolução Estatizada – Um Estudo Sobre a Formação do Centralismo em 30 (3 a ed., 2014) em cujas 620 páginas busquei novo entendimento da Revolução de 30. O que, porém, mais aprecio é Da Resistência ao Poder – O (P)MDB na Paraíba (1965/1999), de 2010.

Assis —
Quem são os novos talentos da matéria História?
José Octávio — Três mulheres – Mary del Priore, Maria Beatriz Nizza e Miridán Knox Falci. Afinadas com a Nova História, desenvolvem a chamada História do Cotidiano, de raiz antropológica.

Assis — Que contribuição tem o jornalismo na história de um país, democrático ou não?
José Octávio — Como o conhecimento principia pela informação, o Jornalismo revela importante papel na sociedade. Sua função na construção da democracia é indiscutível. Em consonância com isso, alguns dos principais historiadores brasileiros da atualidade são periodistas como Elio Gaspari, que estudou o ciclo militar 1964/78.

Assis — Aparentemente, hoje é mais fácil destrinchar os enigmas e mistérios da história. A Internet tem participação nisso? Qual a importância da Internet na nossa vida cotidiana?
José Octávio — Modernas tecnologias como a internet são fundamentais para o armazenamento da História. Mas é preciso não exagerar. Nada substitui a leitura, com base na documentação e a respectiva interpretação.

Assis — Você é um dos poucos brasileiros que não têm e-mail e não usa a internet para nada. Por que? É melhor escrever à mão do que num teclado de computador?
José Octávio — Não utilizo as modernas tecnologias - e disso não me orgulho – porque sou um pouco desajeitado, já que, quando pequeno, sequer aprendi a andar de bicicleta. Fora daí, considero que a escrita manual me assegura melhor ordenação do pensamento.

Assis — O jornalista Mino Carta, fundador da revista Veja, não escreve à mão. Ele prefere, como poucos, escrever numa máquina de datilografia. Você só escreve à mão e deixa de lado até mesmo a Olivetti?
José Octávio — De uns vinte anos para cá, quando passei a escrever à mão, transferia rigorosamente meus textos para a máquina de datilografia. Quando esta quebrou, dei para recorrer a uma senhora que mimeografa meus trabalhos mediante pagamento.

Assis — Fale um pouco a respeito da sua genealogia?
José Octávio — Como disse Afonso Arinos (1905-1990), genealogia no Brasil termina sempre na senzala ou na sacristia. Eis porque nunca lhe dei bolas. Mas não esqueço meu pai que me recomendou a leitura de Alberto Torres e a mãe que, viúva, formou todos sete filhos.

Assis — Como cidadão e historiador, qual o sonho que ainda alimenta para si e para o Brasil?
José Octávio — Ver a democracia consolidada no Brasil – “ditadura nunca mais” – ajudar na formação do filho Victor Raul e contribuir para redução das gritantes desigualdades sociais de nossos dias.


JORNALISTAS E CIA

Originalmente entrevista com o José Octávio foi publicada em duas partes. A primeira no dia 11 (à pág. 14) e a segunda no dia 18 de janeiro (à pág. 13). Caso tenha curiosidade, clique: PARTE I e PARTE II

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

COCO DE EMBOLADA É COISA BOA

Caju e Castanha, eu sou o do meio
Digo sem medo de errar: dentro dos quase 200 países nominados e registrados na Organizações das Nações Unidas, ONU, o Brasil é grande destaque.
Dentre os 5 maiores países do nosso planetinha, o Brasil tem o que os outros não tem: uma riqueza incalculável, a começar do que chamamos de cultura popular.
A cultura popular é um leque enorme, palpável, de coisas produzidas pelo povo anônimo. Dentre essas coisas a ciranda, o batuque, a embolada...
A embolada é um gênero musical desenvolvido em compasso binário.
Há variações da embolada: de roda, de praia, de samba, de umbigada e mais meia dúzia e meia de denominações desenvolvidas especialmente na região Nordeste.
O primeiro grande embolador a gravar disco foi o pernambucano Minona Carneiro (1902-1936).
Minona foi o mestre do rei da embolada, Manezinho Araújo.
São muitos os emboladores e emboladoras de coco surgidos depois de Minona.
O Rio Grande do Norte deu Chico Antônio, que foi apresentado por Câmara Cascudo a Mário de Andrade.
A Paraíba deu, dentre tantos, Cachimbinho e Geraldo Mouzinho e as irmãs Lindalva e Teresinha, que participaram do filme francês Saudade do Futuro. À propósito: desse filme, dirigido por Marie Clemence e César Paes, também participaram os emboladores Peneira e Sonhador.
Pernambuco, além de Minona e Manezinho, deu Caju e Castanha, Selma do Coco e Aurinha do Coco.
Aurinha começou com 17 anos de idade, cantando em madrigais. Morreu no dia 27 de janeiro de 2022, no Rio, aos 63 anos de idade.
A história de Aurinha, de batismo Áurea da Conceição de Assis Souza, tornou-se um símbolo do coco de embolada em Pernambuco. Nasceu em Olinda.
Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte são os Estados mais férteis para o coco de embolada. 
Quem canta coco é coquista.
Ouvir coquistas em ação é uma beleza que nos limpa a alma das bobagens transmitidas pelas rádios e TVs de hoje. 
Para ouvir Aurinha, clique:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

CÃO-GUIA, CÃO DE PAVLOV

O russo Ivan Pavlov nasceu em 1849, morreu em 1936. A experiência científica que o deixou famoso ele o desenvolveu no universo canino. É uma história curiosa.
Pavlov provou que o cães podem ser treinados para as mais diferentes atividades do cotidiano. Ele chegou a essa conclusão batendo uma sineta que fazia despertar algo nos cães. No caso, o interesse pela comida.
Quem primeiro me falou de Pavlov foi o cantor e compositor Taiguara, pessoa de muita inteligência e sensibilidade.
A vida é cheia de graça e de problemas, também.
Eu nasci no ano da graça de 1952. Contando nos dedos, tenho 70 anos, 2 meses e uns 15 dias. Escolhi como profissão o jornalismo. Antes me engracei pela música e as plásticas. Estudei com Aldo Parisot, João Câmara Filho, Raul Córdula, Celene Sintonônio e outros bambas. Aprendi pouco. O muito que eu aprendi foi bater palmas pra quem tem talento, se é que me entendem.
Passei por muitos jornais, rádios e TVs, entre os quais Folha, Estadão, Rádio Capital e TV Globo. E aí, há quase 10 anos, um descolamento de retina tirou-me dos olhos as cores.
Domingo ontem 15 o colega jornalista Marco Antônio Zanfra andou escrevendo no seu blog impressões pessoais e autoquestionando-se sobre o que faria se perdesse a visão.
É difícil falar a respeito dessa questão.
Hoje consigo falar com certa destreza os problemas que vivi, e ainda vivo, pelo fato de não enxergar com meus olhos. Já não os tenho. Melhor: eu os tenho apenas a enfeitar a minha cara redonda de lua cheia da Paraíba.
Doeu, doeu muito perder a visão. Mas a gente vai levando. Ou a gente segue, ou a gente cai. Na vida há dois caminhos: ou a gente antecipa a morte, ou espera a morte chegar. É assim que é.
Também ontem 15, ouvi um podcast produzido pela Rádio Novelo. O texto, na verdade um áudio, trata de uma jovem que ficou cega. É de São Paulo. Seu nome: Maria Stockler Carvalhosa.
Maria, ela mesma conta, estava em casa quando o telefone tocou e pelo fio veio a voz de uma amiga falando de Café e tal. Café é o nome de um cachorro, treinado como guia. E que ela ganharia como presente.
O depoimento de Maria Stockler Carvalhosa é claro, nítido, que nem a água mais pura de um riacho. Emociona.
Não é fácil um cego conseguir um cão para guiá-lo.
Existem apenas 3 treinadores no Brasil autorizados. Dois deles desenvolvem suas funções no Instituto Magnus.
O Instituto Magnus situa-se no município de Salto de Pirapora, região de Sorocaba, à cerca de 120km da Capital de São Paulo.
Há pelo menos 500 pessoas a espera de um cão para guiá-las.
O treinamento de um cão para um cego dura em torno de 2 anos, e o seu custo chega à R$60.000.
Não, eu nunca estaria pronto para ser guiado por um cão. E nem ele a mim. Tenho necessidade urgente de desenvolver textos jornalísticos e literários. Quero apresentar um programa de rádio ou TV, ou os dois, pra falar a respeito da questão cegueira. Gostaria de transmitir o que tenho aprendido. Gostaria de voltar também a fazer palestras Brasil afora. O Blog, este Blog, continuo fazendo. E fazendo também poemas, músicas. Confira:



LEIA MAIS: ESPECIAL DIA DO JORNALISTA Depois de ficar cego, Assis Ângelo luta para digitalizar acervo Assis Ângelo, cego há sete anos, lança cordéis sobre a pandemia Poeta cego transforma 'Os Lusíadas' em cordel

domingo, 15 de janeiro de 2023

MEUS BOTÕES (58)

 "Covarde! Covarde!", entrou na casa gritando com um jornal na mão o caboco Barrica.  E acrescentou: "Além de covarde é um feladaputa!".

Olhei o querido botão e perguntei: o que se passa, de quem você está falando?

Biu caiu na risada dizendo: "O mano Barrica, seu Assis, está falando é do ex-presidente Bolsonaro".

Foi aí que me toquei. Ontem à noite ouvi em algum lugar que Bolsonaro anda falando pela boca de seus advogados que é inocente,  que é a favor da democracia,  que é contra a violência e que não tem nada a ver com o quebra-quebra no ambiente dos três poderes en Brasília no domingo 8 passado. Disse também que sempre atuou na legalidade das quatro linhas.

"O cara é um sem-vergonha, um cara de pau, um trolha que merece ir pra cadeia e de lá nunca mais sair", desabafou alto e bom som Barrica puxando pra si um tamborete.

Mané e Jão entreolharam-se.

Zoião deu uma cutucada em Jão dizendo: "Eu não queria dizer, mas o Barrica está coberto de razão.  Esse Bolsonaro é um filho do Cão, um safado que não merece a comida que come. Aliás, ele deveria se realimentar dos próprios excrementos".

Poxa vida, esses meus botões ou querem me por numa enrascada ou querem desencadear uma revolução. 

Nem bem eu acabara de dizer o que disse,  o pacato Zilidoro levantou-se da cadeira onde até então se achava em silêncio e disse: "Nada não, seu Assis, meus colegas de casa têm razão. O maior atraso de vida que todos nós brasileiros  tivemos até aqui foi esse sujeito aí cujo nome não quero nem falar. Ele quebra o País e joga brasileiro contra brasileiro. Depois disso pega o avião do nosso Exército e foge pra se esconder numa cidade dos EUA". 

De repente, surpreendentemente, Lampa dá um pulo do tamborete e fica de pé depois de atirar seu estimado punhalzinho na porta, onde fica fincado. Diz, com voz cavernosa: "Eu ainda vou pegar esse cabra!".

Calma, Lampa. O Brasil tem jeito. Lula ganhou. Precisamos estar unidos na reconstrução do nosso país. 

"Seu Assis, o Brasil já não aguentava mais o cabra que o Lampa quer pegar. Ele armou, armou e armou contra nós. E armou e continua armando no buraco em se enfiou lá no raio que o parta!", voltou a falar inconformado o irmão de Bill.

Bom, pessoal, hoje 15 faz exatamente uma semana que os aloprados bolsonaristas quebraram o Senado, a Câmara, o Palácio do Planalto e o STF. Tentaram, mas não conseguiram um golpe militar. A Polícia e a Justiça estão cuidando deles. Mesmo assim precisamos estar atentos. Os inimigos são fanáticos. 

Todo mundo kevantou-se batendo palmas. Diante de tal manifestação, humildemente agradeci.


sábado, 14 de janeiro de 2023

EU E MEUS BOTÕES (57)

Olá pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite. Tudo bem com vocês?
"Comigo, seu Assis, tá tudo bem. Agora pra muita gente é que a coisa tá feia. Eu me refiro aos bolsonaristas aloprados que invadiram Brasília e destruíram o que encontraram pela frente no Palácio do Planalto, da Câmara, do Senado e do STF. Um horror!", disse o quase sempre bem comportado poeta Zilidoro.
Lampa, sempre cutucando as unhas com seu famoso punhalzinho, levantou a sobrancelha direita e por baixo dela pareceu me encarar. Você está me estranhando, Lampa? Baixando os olhos e fixando em seu punhal, resmungou algo como: "Não, não estou encarando o sinhô, não".
Barrica pediu a vez levantando o braço: "O que fizeram em Brasília não tem perdão", ao que retrucou o irmão Biu: "Um horror! Um horror! Aqueles sujeitos agrediram não só o povo brasileiro pacato e trabalhador. Agrediram de maneira covarde a nossa democracia. Isso não se faz!".
Zoião, triste, apenas disse: "Aquela loucura toda foi praticada por criminosos na tarde do último dia 8". Jão, lembrou: "Amanhã 15 faz uma semana que essa loucura aconteceu nas dependências dos prédios citados há pouco por Zilidoro". Zé e Jão, de modo um tanto ensaiado disseram: "Eles têm que pagar a conta! Eles têm que pagar a conta!".
Mané, até então calado, pediu licença pra dizer que: "Foram presos uns 2 mil arruaceiros, criminosos, terroristas! Uma metade já foi solta, a outra metade está sendo ouvida na cadeia, a cadeia é o lugar desses bandidos!".
Zilidoro retomou a palavra: "Têm de serem processados, julgados e condenados com base na lei. E mais do que isso, esses caras têm de arcar com os prejuízos sofridos pelo Estado!".
Eu concordo com você, Mané. Eu concordo com você também, Zilidoro. Eu concordo com todos vocês e acrescento: Essas pessoas que atacaram a democracia, domingo 8 passado, estavam executando um plano diabólico que visava um golpe de Estado e a consequente derrubada do governo Lula. Nisso tudo tem gente graúda por trás e até gente das Forças Armadas. Quem patrocinou esse plano e não foram poucos, têm também de prestar contas à Justiça. E têm de pagar os prejuízos por eles mesmos praticados contra o Estado de Direito a favor da vida e da democracia brasileiras.
"Seu Assis, seu Assis! O sr. soube do documento apreendido na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, o tal Anderson Torres? Esse documento mostra que o plano de fato existiu e a ideia era pô-lo em prática domingo 8", voltou Zilidoro a falar.
"Isso mesmo! Isso mesmo!", disseram todos concordando com o poeta da casa.
Sim, é claro que eu soube disso. Eu soube dessa loucura, dessa porcaria, que todo mundo é o mundo todo estão chamando de "minuta do golpe". É prova cabal de que houve plano para por o fim a nossa democracia. Bolsonaro está na jogada e vai pagar por isso. 
"Pois é: acho que Bolsonaro vai preso já, já", disse Barrica. "E vai mesmo! Eu também acho que ele vai ser preso antes do tempo que imaginei. E merecidamente!", disse Jão. Zoião deu uma rabiada d'olhos em direção a Lampa, que o enfrentou: "Que que há? Que que há? Eu não tenho nada a ver com isso!".
Foi nesse momento, no momento da fala do Lampa, que todos riram. O ambiente ficou mais relaxado com isso. E pra encerrar sugero que acessem o podcast político Medo e Delírio em Brasília. Ouça:


sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

RASGAÇÃO DE SEDA

Quando chega um amigo cá em casa, eu fico todo pimpão. Foi assim que fiquei ontem 12, quando ali pelo final da tarde bateu à porta o querido Atílio Bari, apresentador do necessário programa de memória teatral Persona.
Bari foi o primeiro amigo que chegou este ano trazendo-me abraços e sorrisos, como presentes.  Muitas risadas e tal.
Um "alquinho", um destilado pra molhar o bico e tal.
Foram falas boas recheadas de lembranças, desde que apresentava na TV aberta um programa sobre cultura ou coisa assim. Óbvio. Fui lá umas duas vezes, uma delas com o parceiro baiano Gereba.
A conversa entre mim e Bari foi bonita, toda alegre. Uma rasgação de seda que só! À propósito: "rasgação de seda" é uma expressão dita por um dos muitos personagens criados pelo teatrólogo carioca Luís Carlos Martins Pena, que entrou para a história como simplesmente Martins Pena. Um desses personagens era vendedor de tecidos e ia de porta em porta apresentando seus produtos. Era todo solto, cheio de amor pra dar e foi não foi cortejava suas possíveis clientes. Uma delas, pondo freios nos elogios borbulhantes, disse: "Não rasgue a seda, que se esfiapa".
Martins Pena morreu em Lisboa no dezembro de 1848. Deixou umas 30 peças teatrais, mas foi também atento cronista e crítico literário do seu tempo. Publicou muita coisa em folhetins no velho Jornal do Commercio.
É isso. 
Ah! Ia-me esquecendo: Martins Pena chegou a integrar a Academia Brasileira de Letras, ABL, ocupando a cadeira 29 do maranhense Arthur de Azevedo.
Clique abaixo para conferir a rasgação de seda...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

EU E ANNINHA: O PAPO É FEIJOADA

— Assis, hoje eu comi uma feijoada fantástica!
— Assis, numa boa, não estou a fim de escrever nada hoje.
Diante de um rogo tão absolutamente verdadeiro, eu disse: "Incrível, incrível!".
Mas, fora da feijoada, ousei dizer a quem me disse que estava felicíssima comendo uma feijoada fora de ordem e dia.
E eu ai, ai. 
E ela, feijoada comida, perguntou-me se eu estava sabendo o que estava rolando no nosso Brasil brasileiro. Eu disse: Sim!
O Datafolha publicou agora uma pesquisa dizendo que 93% da população brasileira não concordam com a loucura ocorrida em Brasília, domingo 8.
Pois, pois!
Dito isso, digo mais: deputados norte-americanos estão se movimentando para mandar Bolsonaro para a puta que o pariu!
O Brasil é o Brasil.
O Brasil é tão Brasil que eu entendo completamente o prazer de quem me disse ter desbravado a feijoada no peito hoje 12.
Claro meus amigos, minhas amigas, quando eu falo do que estou falando lembro-me perfeitamente de Anna Clara, Anninha.
Anninha cuida do corpo e da alma, como faz a mãe Lindalva e o pai Daniel.
Viva o Brasil! 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

HÁ 100 ANOS CALHEIROS INICIAVA CARREIRA NO RÁDIO

Alagoas tem muita gente boa, como o cantor e compositor Augusto Calheiros.
Calheiros nasceu no dia 5 de junho de 1891 e morreu num dia como hoje, 11 de janeiro, meses antes de completar 55 anos de idade. Deixou filhos, netos e um pouco mais de 150 músicas gravadas.
Não foi fácil a vida de Calheiros. Estudou pouco, mas a sua potentíssima voz lhe deu dinheiro e prestígio no decorrer do tempo. Era bonachão e chegado numa birita, à noites de boêmias. Morreu pobre, vítima de diabetes.
Augusto Calheiros, chamado de O Patativa do Norte, andou cantando pelo Brasil todo. Até em Campina Grande, PB, ele esteve. Pra valer, pra valer mesmo, iniciou a carreira na Capital pernambucana, mais precisamente na Rádio Clube de Pernambuco, em 1923.
Começou Calheiros a fazer sucesso cantando de graça nas emissoras de rádio. Os primeiros trocados a lhe caírem às mãos foram advindos das apresentações que fez ao conjunto musical que integrou: Turunas da Mauricéia.
O Turunas era formado por João Frazão (diretor e violão), o alagoano e cego Manoel de Lima, os irmãos Romualdo, João Miranda e Luperce Miranda.
Manoel de Lima seguiu carreira solo como violonista de grande sucesso. Era incrível. O que fazia com um violão, só Deus.
Quem nunca ouviu falar do pernambucano Luperce Miranda, hein? Pelo sim, pelo não, não custa lembrar que Miranda trocou o Brasil pelos EUA e lá seguiu carreira brilhantíssima. Músicas de sua autoria se acham pelo menos em 400 filmes rodados nas terras do Tio Sam.
Pouca gente sabe, mas o primeiro cantor a gravar uma música do rei do baião Luiz Gonzaga foi Calheiros. Era uma valsa feita em parceria com Domingos Ramos. Ano: 1941 e para ouvi-la, basta clicar no post abaixo:

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

BRASIL: O CANTO POPULAR COMEÇA COM MÁRIO PINHEIRO

O carioca Lamartine Babo, compositor incrível, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1904: 10 de janeiro.
No dia 10 de janeiro de 1923 morreu pobre e lascado uma das maiores vozes da nossa música popular: Mário Pinheiro.
Mário Pinheiro era dono de uma voz possante.
Mário Pinheiro, carioca que nem Lamartine, era filho de uma enfermeira.
A história do cantor Mário Pinheiro é uma história pra ser revivida. Não há livro nenhum sobre Mário Pinheiro. Não há nada sobre Mário Pinheiro, a não ser cerca de uma centena de discos de 78RPM. Discos gravados e lançados pela casa Edson, do estrangeiro Fred Figner.
Figner foi de uma importância fundamental na discografia brasileira. E ninguém fala dele. Meu Deus, por quê?
Antes de eu perder as luz dos olhos que Deus me deu, andei falando sobre isso com o querido José Ramos Tinhorão.
Eu nunca briguei com Tinhorão. Discutíamos e eu aprendia com ele.
Hoje em dia, parece que ninguém quer aprender com ninguém. Por quê?
Mário Pinheiro partiu há exatamente 100 anos.
Faz hoje 100 anos que Mário Pinheiro morreu, por que ninguém fala de Mário Pinheiro?
Mário Pinheiro foi pioneiro na gravação como cantor em disco no Brasil, junto com Bahiano, Cadete, Nozinho e Eduardo das Neves.
Meu amigo, minha amiga: ninguém fala sobre Mário Pinheiro porque ninguém sabe quem foi Mário Pinheiro. E essa é uma questão seriíssima.
O Brasil se perde a cada dia...
O que aconteceu domingo 8, na Capital do Brasil, foi um horror total e absoluto.
O que aconteceu em Brasília dia 8, domingo, foi uma violência jamais praticada no Brasil contra a democracia.
Democracia é a forma ou fórmula que nos leva a nos aturar um ao outro, mesmo sem gostar.
Democracia é vida, no sentido mais extenso e belo possível.
Lamartine Babo deixou uma obra muito bonita, no campo da nossa música popular.
Em 1909, o cantor Mário Pinheiro gravou em disco o primeiro poema de um poeta baiano: Castro Alves. Ouça:
 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

CANA BRABA PRA QUEM NÃO PRESTA

Nunca vi em tempo algum, o Brasil viver momentos tão difíceis como agora.
Nunca, em tempo algum, um magote de aloprados saiu às ruas armados de pedaço de pau e ferro, decidido a por abaixo a Capital do Brasil, Brasília. Um horror!
O que se viu domingo 8 em Brasília foi um ensaio malamanhado de uma hora do fim do mundo. Muito quebra-quebra, correria, gritos e covardia. Eram aloprados em estado de selvageria destruindo tudo em nome do seu guru, Bolsonaro.
Os prejuízos de toda ordem ainda estão sendo levantados.
Pelo menos 2 mil criminosos bolsonaristas, radicais ao extremo, caíram nas mãos da polícia e estão submetidos à interrogação. Por que fizeram o que fizeram?
O mundo todo tomou conhecimento da selvageria ocorrida no último domingo, no Brasil. Os principais líderes mundiais enviaram mensagens de solidariedade e apoio à democracia brasileira.
Há pouco acompanhei coletiva de imprensa do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, que respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas por jornalistas estrangeiros. Não fugiu de nenhuma pergunta e cada pergunta respondeu natural e didaticamente. Gostei.
Além do quebra-quebra provocado pelos truculentos seguidores de Bolsonaro, pelo menos 12 jornalistas registraram boletim de ocorrência na delegacia de polícia. As queixas foram de assalto à agressão e ameaças físicas.
No rigor da lei, aplique-se cana braba para os felasdaputa que quebraram a calma do Brasil no domingo que passou.
 
NÃO HÁ E NUNCA MAIS HAVERÁ CLIMA PARA GOLPE MILITAR NO BRASIL!

Representante do mal 
Da dor e da maldade 
Inimigo do bem comum 
Avesso à fraternidade 
Bolsonaro prende muito 
Mas não prende a liberdade

Repórter cobre tudo 
Cobre guerra e eleição 
Operação tapa-buraco 
Virada de caminhão 
Discurso de papagaio 
Assalto e corrupção 

Nunca fura a pauta 
E faz tudo sempre legal 
Está em todo canto 
Num parque, num hospital 
Num trem, num bar, num barco 
Como se fosse normal
(Trecho do folheto Jornalismo e Liberdade/ Nos Tempos de Pandemia, de Assis Angelo)