Seguir o blog

terça-feira, 26 de novembro de 2019

FILME CONTA A HISTÓRIA DE JACKSON DO PANDEIRO



O artista paraibano Jackson do Pandeiro nasceu em 1919. Façam as contas, 1, 2, 3...10, 20, 30... 100! Cem Anos!
Jackson começou a gravar discos em 1953. A primeira música, o coco Sebastiana, foi gravada no estúdio da rádio Jornal do Comercio, provavelmente em setembro, e lançada pela extinta gravadora Copacabana, em Outubro e Novembro daquele ano. Essa música foi composta pelo pernambucano, Rosil Cavalcanti (1915-1968). Aliás, de Rosil, Jackson gravou mais 23 títulos, de acordo com o levantamento feito por seu biógrafo Rômulo Nóbrega. https://assisangelo.blogspot.com/2014/07/biba-jackson-biba-rosil.html
Para marcar o centenário do intérprete nascido no município de Alagoa Grande, os cineastas Marcus Vilar e Cacá Teixeira apresentam logo mais à noite, em Campina Grande, o documentário Jackson, na Batida do Pandeiro. Esse filme, com 100 minutos de duração, traz vários depoimentos de pessoas que conviveram ou estudaram a obra do artista e compositores por ele gravado. Entre esses depoimentos, o de Rômulo Nóbrega, curto e grosso.
Fernando Moura, um jornalista paulista há muitos anos radicado na capital paraibana, é o consultor musical do filme de Marcus e Cacá. Fernando é um dos grandes conhecedores da obra de Jackson. Em 2001, pela editora 34, ele publicou o livro Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo em parceria com o também jornalista Antônio Vicente. O livro é impecável! 
O filme será exibido amanhã 27 no Museu Nacional da República, em Brasília. Hora: 14:00. Em João Pessoal, mais precisamente em uma das salas de cinema do Shopping Manaíra, o filme será exibido sábado 30, às 16h.
Na foto acima o livro sobre Jackson escrito por Fernando e Antônio e o primeiro disco gravado por Jackson que se acham no Instituto Memória Brasil, IMB.

5 comentários:

  1. Djane, não tenho informações de quando esse filme será exibido no Rio de Janeiro. Também não há datas para São Paulo e outras capitais, além de Brasília (hoje) e sábado em João Pessoa (30).

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Assis. O filme é rico em informações, depoimentos, trabalho muito bem feito pelos diretores Marcus Vilar e Cacá Teixeira.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Gilson Santos Ferreira27 novembro, 2019 15:58

    Qual relação que Jackson tinha com Brasília, para que oficialmente o filme seja rodado só lá. Ao que me consta sua vida artista tinha mais a ver com São Paulo, Rio e muito pouco em sua cidade de origem. Quem podera me responder sobre essa preferência???.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gilson, Jackson do Pandeiro morreu no dia 10 julho de 1982 em Brasília. Talvez esteja aí a razão da escolha de Brasília para a exibição do filme. Não sei, e não sou a pessoa própria para falar desse assunto.
    Abraços

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS