Seguir o blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

NORDESTE, DE ERUDITOS E POPULARES

 

O Nordeste brasileiro tem o tamanho do mundo. Do mundo todo, que fique bem claro:
O povo do Nordeste brasileiro é um povo arretado, inteligente e sensível. E religioso.
No Nordeste tem artista em tudo quanto é canto. Populares e eruditos, como Alberto Nepomuceno.
Nepomuceno nasceu em julho de 1864, em Fortaleza, CE, e partiu para a Eternidade no dia 16 de outubro de 1920, mesmo ano em que nasceu o pernambucano Mário Souto Maior.
Mário era estudioso da cultura popular e deixou uns 50 livros publicados. Mas não nos perdemos no relato.
Eu relato o seguinte: são muitos e valorosos os poetas repentistas e poetas de bancada que o Nordeste nos deu. Entre os pioneiríssimos repentistas não podemos nunca nos esquecer de Ugolino e seu irmão Nicandro, Romano da Mãe d'Água e Inácio da Catingueira. Entre os poetas de bancada Silvino Pirauá e Leandro Gomes de Barros.
E são muitos os jovens que continuam se interessando pelo repentismo e cordelismo.
No cordelismo temos inspirados os poetas na Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará...
José Edvaldo Lopes é um cara que escreve poesia com a naturalidade de um beija-flor pendurado no espaço.
Esse José, conhecido como Cacá Lopes, nasceu no interior de Pernambuco e mora em São Paulo há 35 anos. Aqui ele se casou com uma bela Maria e com ela teve o prosseguimento de sua vida: Rafaela de 17 e Alince, 9.
Hoje o Cacá tirou uma hora da sua agenda pra me visitar. E trouxe meia dúzia de folhetos por ele escritos e recentemente publicados. Um deles trata da trajetória do cantor e ritmista paraibano Jackson do Pandeiro. Outro, sobre a história do forró (na foto) e mais um sobre a trajetória do potiguar José Xavier Cortez, que em novembro completará 94 anos de idade.
Cacá também trouxe folhetos de outros cordelistas: Defensores do Nordeste, A Justiça do Amor, Guarema, Tem Futebol no Céu?, de Assis Oderan e Hiury Souza; e A Fé de um Caminhoneiro, de Assis Oderan.
Cacá é desses caras que não para de por a cachola pra tocar. Tem um monte de projetos para executar. Um deles trata dos bairros paulistanos, que quer contar em folhetos de cordel. Já tem dez, prontos para entrar na linha de impressão.
Com livros e três dezenas de folhetos publicados, dois discos compactos, um LP, e cinco CDs lançados à praça, Cacá Lopes é um nome talentoso nascido para ser lembrado.

 

LEIA MAIS:

JORNALISTA: PROFISSÃO PERIGO

A profissão de jornalista é uma profissão difícil e perigosa.
Desde que o ex-capitão do exército Jair Bolsonaro assumiu o poder, muita coisa mudou no Brasil. Pra pior.
Bolsonaro, seus filhotes e cúmplices, não tratam com respeito os jornalistas, modo geral falando.
Desde que sentou-se na cadeira de presidente, Bolsonaro desacatou centenas de vezes os jornalistas, sem medir palavras, e independentemente se homem ou mulher.
Em dezembro passado, Bolsonaro humilhou um jornalista de o Globo. Chegou a insinuar que o profissional era gay: "Você tem uma cara de homossexual terrível. Nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual...".
Dois meses depois Bolsonaro fez galhofa com a profissional de jornalismo Patrícia Campos Mello, da Folha. Disse: “Ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim”.
Sem dúvida, o atual presidente da República demostra ser o tempo todo uma pessoa sem noção, menosprezando até a importância do cargo em que ocupa. 
O comportamento do presidente termina induzindo comportamentos desastrosos, como o que acaba de ocorrer em Boa Vista, capital de Roraima. 
Segunda 26 o jornalista Romano dos Anjos, da TV Imperial, foi sequestrado em casa enquanto jantava com mulher e filho. No dia seguinte, o profissional foi encontrado amarrado e ferido, na zona rural do seu município. 
Ontem 28 o senador Telmário Mota, do PROS-RR, soltou vídeo na internet, dizendo: "Para mim, se o cabra não presta, pode até morrer, não vou dizer ‘ah, coitadinho, morreu”. Não. Se não presta, não presta. Acabou”.
Pois é, a profissão de jornalista não é brinquedo. 
No Brasil, jornalista é preso, espancado e morto desde meados do século XIX. 

LEIA MAIS:
https://assisangelo.blogspot.com/search?q=jornalista+viol%C3%AAncia&updated-max=2017-06-04T19:05:00-03:00&max-results=20&start=8&by-date=false
https://assisangelo.blogspot.com/2020/10/domingo-25-de-herzog.html
https://assisangelo.blogspot.com/2017/05/o-jornalismo-ainda-vive-viva-o-furo.html
https://assisangelo.blogspot.com/2013/05/amado-batista-de-bem-com-torturadores.html



POSTAGENS MAIS VISTAS