Seguir o blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TRAGÉDIA HUMANA E FOLCLORE

O campo do folclore é imenso, no Brasil e no resto do mundo. Nele há de um tudo, desde abobrinhas cintilantes de dimensões e colorações diversas a histórias de arrepiar o corpo, além de mitos e lendas como a da Mula sem Cabeça, do Boto, do Lobisomem e do rei Athur; supersições, crenças, cantigas, jogos infantis, adivinhações, danças, anedotas, provérbios, modos de vida e tudo o mais proveniente das gentes e da natureza, incluindo tragédias humanas ou não.
No livro mais lido em todos os tempos, a Biblia, em qualquer de suas edições se acham narrativas que tratam de mitos, lendas e tragédias ao gosto do freguês. Nele é dito, por exemplo, que o homem veio do barro e a mulher, de suas costelas. É dito também que foi uma cobra a responsável pela carga de pecados que carregamos sobre o lombo até hoje, e que Jesus nasceu do nada. Mas, enfim, a maior tragédia do mundo não se acha na Biblia.
A maior tragédia do mundo ocorreu quando o homem desceu das árvores, inventou o fogo, armou-se até os dentes e matou Deus.
Essa, sim, foi a maior tragédia do mundo em todos os tempos.
Depois disso passamos a vagar, a penar sem aprender coisa nenhuma, pois continuamos a matar, a fazer sofrer os nossos semelhantes.
Até quando?
Não é à toa que somos os únicos animais que se suicidam...
Mas no começo de tudo o homem amava a Deus, admirava a Lua e nela achava forças e soluções para os seus males.
No começo de tudo o homem respeitava o Sol, do qual dependia para muitas coisas.
No começo de tudo o homem olhava para o Céu e brincava com as estrelas.
No fim de tudo...
Hoje é o Dia Internacional do Folclore, que já nem comemoramos mais.
Quer saber mais sobre o tema?
Então, clique:
e clique também:
https://www.youtube.com/watch?v=TeLQm3SbyJQ
SYBELE
Morreu ontem no Rio de Janeiro a cantora baiana Cybele, da dupla com a irmã Cynara. Cybele começou a carreira integrando o Quarteto em Cy. O primeiro disco o grupo gravou em 1964. Quatro anos depois, Cynara e Cybele defendderam no III Festival Internacional a composição Sabiá https://www.youtube.com/watch?v=Zhxcu55PRHI, de Tom Jobim e Chico Buarque, que ganhou de Caminhando ou Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, de Geraldo Vandré.

RAUL SEIXAS
Também foi num dia 21 de agosto que morreu em São Paulo o cantor e compositor baiano Raul Seixas. O corpo foi encontrado na manhã do dia seguinte. Raul era honesto no que cantava. Ele adorava Luiz Gonzaga, que adorava Antenógenes Silva, que adorava Carlos Gardel. Antenógenes foi o único artista sul-americano a acompanhar Gardel em show, segundo ele próprio me disse em entrevista gravada e arquivada no Instituto Memória Brasil.

POSTAGENS MAIS VISTAS