Seguir o blog

domingo, 27 de maio de 2018

O BRASIL É UM GRANDE SERIDÓ

A região do Seridó é uma região parte do semiárido, do Sertão nordestino. Nem o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conseguiu identificar com clareza o que é o Seridó. Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira fizeram isso falando do Seridó:



Pois bem, o Seridó não é além e nem aquém do Sertão, mas Seridó é Sertão. O Sertão do Seridó localiza-se no Rio Grande do Norte em um pedacinho à parte da Paraíba. Lá em cima do mapa, por perto de Patos. Calor dos infernos!
O Sertão do Seridó Riograndense do Norte é Oriental. A outra parte, Ocidental, da minha PB.
Elino Julião, cantor, compositor e ritmista de Jackson do Pandeiro nasceu na parte Oriental do Seridó. 
Elino era uma figura incrível. Alegre, brincalhão. Não havia para ele maldade no mundo. Ele nasceu no dia 13 de novembro de 1936 e foi bater pandeiro prá Deus no dia 20 de maio de 2006.
E os caminhoneiros, hein?
Vamos ouvir o Elino cantar o forró Xodó de Motoristas?



QUE PAÍS É ESSE?


No começo dos anos de 1930, um escritor escreveu um livro intitulado Brasil, o País do Futuro. Depois disso, ele matou-se.
No começo dos anos de 1970, um político piauiense virou governador de Minas Gerais e, no momento qualquer, fez-se a pergunta que ganhou manchete Brasil afora: "Que País é esse?"



Pois é, o nosso patropi é de fato incrível!
Hoje faz sete dias que os caminhoneiros pararam nas estradas exigindo que o Governo baixe o preço do diesel etc. Essa aliás, a notícia que não sai das mídias.
A TV mostra a toda hora, a correria do povo aos postos de gasolina, supermercados etc.
É o caos caminhando para seu estágio maior e se chegar lá, ai, ai, ai.
O Brasil está sendo levado a um caminho muito perigoso.
Em 1973, o presidente chileno Salvador Allende, caiu depois de dançar miudinho na palma da mão dos caminhoneiros de lá, da sua terra, durante 26 dias.
Aqui é certo que não chegaremos a tanto, até porque há tempos o Brasil anda desgovernado. Mas pensemos, se cai Temer entra o presidente da Câmara, ou o presidente do Senado, elas por elas, portanto, hipoteticamente sobraria a presidente do STF.... Como se vê estamos num mato sem cachorro, mas com ladrões nas mais diversas esferas da política nacional.
Sim, os caminhoneiros autônomos têm toda razão de reivindicar o que reivindicam.
Por trás dos caminhoneiros há empresários que visam apenas lucro, lucro, lucro.
Vivemos o Capitalismo no seu  estágio mais selvagem.
Empresários como Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (1813-1889) há muito, não existem no Brasil.
O Mauá foi grande. Foi ele que fez o Brasil dar os primeiros passos nos trens, literalmente.
O Brasil tem, hoje, 1,7 milhão de quilômetros de rodovias. de ferrovia, apenas 27.782 quilômetros. Detalhe: os trens, hoje, transportam basicamente minérios. Quer dizer, Estamos lascados!
Mas vamos amenizar a situação com música.
Ali pelos começos dos anos de 1960, o paraibano Jackson do Pandeiros, gravou o forrozinho gostoso e safado, Xodó do Motorista, do potiguar Elino Julião (1936-2006). Clique:






POSTAGENS MAIS VISTAS