Seguir o blog

domingo, 31 de março de 2019

O ERUDITO E O POPULAR NUMA JANGADA LÍQUIDA

Bonita, sensacional, a apresentação dos meninos e meninas que formam a Orquestra de Metais Lyra
Bragança, que ouvi hoje 31 nas duas últimas horas da manhã na Sala São Paulo (acima).  No repertório títulos do erudito ao popular. Começou com Strauss, o craque a valsa vienense, e seguiu com Villa-Lobos e Ary Barroso.
Surpreendi-me com o tom dado pelos meninos e meninas regidos por Marcos Bonna especialmente no samba Aquarela do Brasil, do mineiro Ary Barroso. Arrepiei-me. O arranjo dado a essa música de Ary foi diferente dos muitos que já ouvi. Aquarela foi gravada pela primeira vez em Agosto de 1939, pelo rei da voz, Chico Alves.
A sala São Paulo esteve lotada com pessoas de todas as idades e sexos. Os aplausos a orquestra duraram minutos que pareceram horas. Lindo, lindo, lindo. Ainda há quem diga que brasileiro não gosta do que é bom. Ora, ora....Mais de 1300 pessoas aplaudiram a performance da Orquestra de Metais Lyra Bragança, que é de Bragança Paulista naturalmente.
Depois de assistir os meninos e meninas de Bragança fui almoçar, que ninguém é de ferro. No prato, um baião de dois para ninguém botar defeito. Em seguida voltei ao lar doce lar, troquei de roupa e fui findar a tarde escutando Schumann   (1810-1856) no Teatro São Pedro, que fica aqui perto de casa. No repertório, músicas que remetem ao triangulo amoroso em que se inclui Brahms (1833-1897).
Schumann como Brahms, marcaram tempo na história representando o romantismo.
Schumann foi um cara que comeu o pão que o diabo amassou, até suicídio ele tentou, atirando-se ao rio Reno.
Toda história romântica é besta e é besta porque é romântica e se não fosse o romantismo o que seria de nós pobres coitados, atirados neste mundo louco....?
Finda a tarde deste domingo, voltei ao meu quadrado e fui relaxar mais ainda, ingerindo uma Jangada,  que o amigo Rômulo Nóbrega trouxe especialmente de Campina Grande, enquanto eu ingeria a cachaça, no toca discos rolava a toada praieira assinada pelo mestre Dorival Caymmi (1914-2008). Essa eu divido com vocês. Click:






POSTAGENS MAIS VISTAS