Seguir o blog

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA BRASILEIRA

Hoje é feriado em cerca de 18% das 5570 cidades brasileiras.
Hoje é dia da Consciência Negra, mas bom seria se esse dia fosse todos os dias. Bom seria se todos nós, brasileiros, tivéssemos consciência sobre a nossa gente e a vida nacional.
Pena que esse tipo de dia ou data exista por força de decreto aprovado pelo Congresso Nacional com endosso do presidente da República.
O escritor Monteiro Lobato dizia que um país se faz com homens e livros.
Pois é, um país se faz fundamentalmente pela via da Educação e da Cultura; com isso teríamos, com certeza, consciência da vida que nos cerca no país onde nascemos e vivemos.
Não há dia nacional da consciência branca, mas a consciência deveria habitar a nossa mente desde tenra idade.
Um povo culturalmente educado é um povo culturalmente inteligente, sadio, forte, que sabe o que quer; pois quando não se sabe o que quer, o país tende a ir para o buraco ou para as profundezas do mar, como ocorre hoje com a Petrobrás, empresa que ganhou do rei do baião Luís Gonzaga, no final dos anos 50, uma bela marcha gravada em disco de 78 voltas.
Aliás, o que ocorre hoje com o Brasil, é uma tristeza sem par. Vive-se um mar de lama e a imagem que me vem à mente é: um boi dentro de um rio sendo engolido por piranhas.
Na década de 30 do século passado, criou-se uma campanha cujo mote era: “ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”.
O mote, como se vê, continua válido, infelizmente.
Mas, enfim, hoje o dia é dedicado à consciência negra.
O tema negro, negritude, recheia a discografia da música popular brasileira.
Há verdadeiras pérolas musicais abordando Ganga Zumba, Zumbi, ou Zambi.
Zumbi, de batismo Francisco, foi adotado por um padre jesuíta e tempo o tornou guerreiro e herói. O seu chefe era Ganga Zumba, que fez um acordo com o então governador de Pernambuco, no fim do séc. XVII, mas Zumbi não aceitou. oi sua desgraça. Ele não tinha nem 20 anos de idade quando as forças do bandeirante paulista Domingos jorge Velho, foram acionadas pelos poderosos da época para dar cabo a Palmares, território hoje pertencente ao estado de Alagoas.
Zumbi foi abatido numa emboscada no ano de 1695.
Viva zumbi!

Viva o povo  brasileiro!

POSTAGENS MAIS VISTAS