Seguir o blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

HOJE É DIA DE BOSSA

Duas notícias quero destacar hoje 25 para os seguidores deste Blog: o rompimento da barragem de Brumadinho, na grande BelZonte, e o Dia Nacional da Bossa Nova.
Comecemos pela Bossa de João Gilberto, Vinícius e tal.
No dia 17 de abril de 2009, o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sancionava a lei que escolhia o 25 como o Dia da Bossa Nova.
O maestro, compositor, pianista, cantor e violonista Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nascia no Rio de Janeiro, exatamente no dia 25 de janeiro. Ano: 1927.
Tom escreveu algumas centenas de músicas, muitas delas ele as gravou cantando e tocando piano.
A Bossa Nova chegou como disco pela primeira vez em 1958. Foi uma mulher a primeira artista a cantar Bossa: Elizeth Cardoso (1920-1990).
A primeira música no ritmo Bossa Nova foi Garota de Ipanema.
Tom Jobim morreu no dia 8 de dezembro de 1994.
E agora, Brumadinho.
A barragem de Brumadinho, MG, rompeu-se logo após o meio-dia de 25 de janeiro de 2019.
Mais de 270 pessoas morreram. Os corpos de três outras pessoas ainda não foram achados. Detalhe: até agora nenhum diretor da Vale do Rio Doce, a que pertencia a barragem, foi presa. Mas ontem 24, a Justiça aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público contra 16 empregados de altíssimo escalão. E nada mais vou dizer porque os jornais de hoje já dizem tudo. E como sempre, sem ter o que fazer, fiz o poema a que intitulei Uma Canção Pra Brumadinho. Ouça e dê sua opinião:

POSTAGENS MAIS VISTAS