Seguir o blog

terça-feira, 26 de julho de 2022

POR QUE O BRASIL ESQUECE SEUS FILHOS, HEIN?

Eu já disse várias vezes o óbvio: o Brasil tem memória curta e dificilmente reconhece seus filhos e por não reconhecê-los, os esquece.
Somos um país de esquecidos, infelizmente.
O dia 26 de julho de 1915 marca o nascimento do pernambucano Fernando Lobo.
Lobo, pai de Edu, estudou violino, violão e outros instrumentos de corda. Criou-se em Campina Grande, PB.
Além de músico, Fernando Lobo foi jornalista e radialista com boa atuação em Recife, PE, e Rio de Janeiro, RJ. Também atuou nos EUA.
No Rio, Fernando Lobo dirigiu várias emissoras, entre as quais Tamoio e Nacional.
Um dia Lobo proibiu Luiz Gonzaga, então futuro Rei do Baião, a cantar. O mesmo fez um diretor da extinta gravadora Victor. Mas isso não impediu que Gonzaga alcançasse o estrelato e que cravasse definitivamente o seu nome na história da nossa música popular.
Luiz Gonzaga, pernambucano que nem Fernando Lobo, tem músicas gravadas em várias línguas. Em inglês, inclusive.
As cantoras Carmem Miranda e Peggy Lee gravaram Gonzaga nos EUA. Também nos EUA, Gonzaga teve o seu famoso Baião gravado pelo paulista fantástico Laurindo Almeida. A gravação de Laurindo ganhou título de Blue Baiao, incluído no disco de 10 polegadas Brazilliance Vol.1 (capa ao lado). Dessa gravação participou Bud Shank. Vamos ouvir?
Ah! O dia 26 de julho de 1995 marca o falecimento, nos EUA, de Laurindo. No ano seguinte, precisamente no dia 22 de dezembro, foi a vez de Fernando Lobo nos deixar.
 

POSTAGENS MAIS VISTAS