Seguir o blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

VADICO, UM NOME ESQUECIDO DO SAMBA


Das 259 músicas de Noel Rosa (1910-1937), sete trazem a assinatura de Vadico. Vadico era o apelido do paulistano do Brás, Oswaldo Gogliano (1910-1962). Mesmo assim Vadico, que além de compositor era pianista e arranjador musical, entrou para a história da nossa música popular como um dos mais completos parceiros de Noel, o Poeta da Vila. 
Noel nasceu no dia 11 de dezembro de 1910.
Foi curto o tempo de parceria de Vadico com Noel. Começou em 1932 e findou em 1936. Quatro anos depois, Vadico se achava nos estados Unidos trabalhando com Carmem Miranda (1909-1955) e o Bando da Lua. Enquanto esteve nos EUA, Vadico também trabalhou para os estúdios da Disney. É dele, aliás, a inclusão de Aquarela do Brasil no filme Alô, amigos (1942).
Vadico retornou ao Brasil em 1954, ano do Quarto Centenário de São Paulo.
Curiosidade: ao retornar dos Estados Unidos, Vadico foi atrás dos seus direitos autorais e ficou decepcionado. A decepção veio pelo fato de algumas de suas músicas como Conversa de Botequim e Feitio de Oração se acharem em poder de outras pessoas, pois Noel achara de “vende-las”.
Isso gerou polêmica nos jornais, especialmente porque Almirante partiu em defesa do amigo Noel.
Coisas da vida.
Aracy de Almeida (1914- 1988) foi a intérprete da preferência de Noel. Ela gravou muita coisa dele. Muitas dessas músicas foram selecionadas para o álbum Noel Rosa, com capa ilustrada pelo pintor Di Cavalcanti (acima).
Para lembrar Noel e Vadico, ouçam Chico Alves interpretando Feitio de Oração. A propósito, foi Chico quem primeiro gravou esse samba (1933). Ouçam:

POSTAGENS MAIS VISTAS