Seguir o blog

sábado, 4 de maio de 2019

SERIA LIMA BARRETO SABÁTICO?


O amigo e parceiro Carlos Sílvio, do “reino encantado” do Paiaiá, BA, disse pra mim via fone que seu próximo entrevistado na Rádio Conectados, dia 11/05, meio-dia (www.radioconectados.com.br), onde mantém o programa Paiaiá na Conectados, que está completando 3 anos, será o jornalista Patrick Santos. Disse também que Pratick irá lançar no próximo dia 13, uma segunda-feira, o livro “45 Minutos do Primeiro Tempo”. É sabático.
Sabático é reflexivo. É mergulho de alguém dentro de si próprio. Na Paraíba, meu berço, sabático ou “sabatismo” é coisa de quem está com parafuso frouxo na cachola. Porém, gente sabida como o professor Zurc, é coisa séria. Seriíssima.
Pois bem, um papo puxa outro.
No dia 13 de Maio marca o nascimento de um dos mais importantes escritores brasileiros. Falo do descendente de escravo Lima Barreto. Gênio.
Lima Barreto morreu em 1922, aos 41 anos de idade.
Lima nos legou uma obra de 17 volumes. Essa obra, no conjunto ou não, é bastante difícil de achar nas livrarias nesse nosso Patropi.
Meu amigo, minha amiga, você já leu Recordações do escrivão Isaias Caminha?
Esse livro foi o primeiro que Lima Barreto publicou, em 1909. Façam as contas: 1909...
Recordações do escrivão Isaias Caminha tem tudo, absolutamente tudo, a ver com pobreza, sonhos e jornalismo no estágio bruto, grosso, lamentável. O jornalismo marrom e de resultados imediatos.
Comentarei sobre o livro já, já.
O autor do livro “45 Minutos do Primeiro Tempo” estará recebendo seus amigos e admiradores (atuou na Rádio Pan por 24 anos) a parti das 19h na livraria acultura do Conjunto Nacional da Av. Paulista.

EDUCAÇÃO, DAQUI A POUCO CHEGAREMOS A DOMINGO, 05.
O DIA 5 DE MAIO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. SETE DOS 190 E POUCOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. A NOSSA. DE CAMÕES.
A LÍNGUA PORTUGUESA É A 5 MAIS FALADA DO MUNDO. SERÁ QUE O MINISTRO DA EDUCAÇÃO SABE DISSO? SERÁ QUE ELE ADOTA A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO NOSSO PAÍS?
FICA NO AR ESSA QUESTÃO. AH! FOI ESSE CARA  DE NOME DE DIFÍCIL PRONÚNCIA, CÁ ENTRE NÓS, QUE ESCREVEU NO SEU TWITTER INCITAR ASSIM: "INSITAR".
DÁ PRA PÔR FÉ NUM CARA DESSE?
PELO CAMINHAR DA CARRUAGEM, ESTAMOS PERDIDOS. MAS DEUS É BRASILEIRO... 

POSTAGENS MAIS VISTAS