Seguir o blog

sábado, 9 de junho de 2018

DELMIRO GOUVEIA, UMA FORÇA DO NORDESTE

Ele nasceu em junho de 1863 e morreu, com três tiros no peito, em outubro de 1917.
Em 1917, eclodiu a Primeira Guerra Mundial e o mundo ficou doido.
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.
Delmiro Gouveia foi, a rigor, o primeiro capitalista nordestino, empresário, a por luz no Nordeste a partir da cidade que hoje tem o seu nome, localizada a oeste de Alagoas, AL.
Delmiro foi, portanto, o primeiro brasileiro a fazer mover águas que gerariam eletricidade. Isso, no seu tempo, era novidade e das grandes. Esse milagre foi feito com águas de Paulo Afonso. Pioneirismo puro, não é?


Como se não bastasse, Delmiro foi o cara que implantou o primeiro shopping center no Brasil. Isso na primeira década do século passado, em Recife, PE. 
A história do empreendedor Delmiro Gouveia é uma história incrível e que todos nós deveríamos conhecer, de modo reto e salteado.
O cearense Delmiro Gouveia, como o paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (1892-1968), plantou a modernidade no nosso País. 
O nome Delmiro Gouveia é nome para ser aplaudido por todos nós.
A história leva-nos a crer que Delmiro foi um cara prepotente e mulherengo ao extremo. Tinha estampa. Falava grosso e com ele não tinha perreps. Era pão pão, queijo queijo. O impossível não fazia parte do seu vocabulário. Era homem de decisão e atos. Deus no céu, ele na terra. Terra nordestina, diga-se, onde tudo faz a vida pobre.
Humilde de berço, e órfão logo cedo de pai e mãe, a vida o fez como o fez. Aprendeu tudo na marra, na persistência. 
Pra chegar onde chegou, Delmiro brigou com meio mundo.Brigou com medíocres, medíocres poderosos, etc.
Antônio Sigismundo Gonçalves (1845-1915) foi um desses poderosos com quem Delmiro brigou. Outro foi Francisco de Assis Rosa e Silva (1857-1929), vice na chapa vencedora do presidente da República, o 4º, Campos Salles (1898-1902).
Sigismundo era governador de Pernambuco quando Delmiro resolveu raptar uma menina, sua filha, de 15 anos, para ser sua mulher. E ai começou o inferno em cujas brasas arderia para sempre o raptor. Pra piorar a situação, Delmiro encontrou-se com Rosa e Silva numa rua do Rio de Janeiro e tascou-lhe uma sova a bengaladas. Estava selado o seu fim.
Rosa e Silva foi uma das figura políticas mais poderosas do Brasil. Todos pediam-lhe a benção e literalmente ajoelhavam-se a seus pés. Perdeu pra Ruy Barbosa (1849-1923), mas morreu como senador desfrutando o bem bom da República.
No ultimo dia 5 a Câmara aprovou um projeto que impede pessoas com menos de 16 anos de se casar. Esse foi o dia em que nasceu Delmiro, que tombaria assassinado no alpendre da sua casa no dia 10 de outubro de 1917, em Alagoas. 
Saiba mais um pouco vendo o filme de Geraldo Sarno:







POSTAGENS MAIS VISTAS