Seguir o blog

domingo, 6 de agosto de 2017

JOÃO RUBINATO GRAVA INÉDITAS DE ADONIRAN

Hoje, o dia amanheceu frio, normal. Estamos na cidade das quatro estações ao mesmo tempo, São Paulo. Adoniran Barbosa adorava São Paulo. Ele era de Valinhos, SP, e deixou uma obra ligada intrinsecamente à cidade dos paulistanos e do mundo todo, que é a Sampa em que vivemos.
É de Adoniran o clássico popular Trem das Onze, gravado em 1964, pelo grupo paulistano Demônios da Garoa.
O Demônios da Garoa encontrou em Adoniran a sua cara e, de tabela, a cara da Capital paulista.
A parceria de Adoniran e Demônios começou na década de 1950 e durou até 68,70. Detalhe: Adoniran e Demônios nunca se apresentaram juntos e também nunca gravaram uma música juntos. Esquisito, não? E querem saber o motivo? Pois bem, cá está: Essa parceria não se concretizou por uma razão: Adoniran não aceitava receber em partes iguais, queria mais um pouco e nesse ponto nunca chegaram a um acordo.
Adoniran Barbosa era um péssimo cantor e como instrumentista, a rigor, nunca existiu, mas era melodioso. Suas letras já nasciam com melodia, que ele extraía de uma caixa de fósforos ou batucando numa mesa.
Adoniran Barbosa veio ao mundo no dia 06 de Agosto de 1910 e partiu em novembro de 1982.
Eu conheci bem Adoniran. Conversávamos bastante nos bares da cidade. Ele gostava de beber uísque Passport, um horror! E fumava muito, embora não gostasse de gastar dinheiro com cigarros e também com bebidas que passarinho não bebe. 
Em novembro de 1980, exatos dois anos antes de ele morrer, publiquei uma conversa nossa na extinta revista Homem, edição nº 27. Ele deixou muitas músicas inéditas. Uma parte já foi gravada por vários artistas como Tom Zé e Passoca e agora outra parte inédita de Adoniran chegará à praça ainda este ano, por iniciativa do músico e pesquisador musical Tomás Bastian, do conjunto João Rubinato. Esse conjunto, que tem oito integrantes, está dando retoques finais ao cedê Adoniran em Partitura. Desse disco participa Gregory, do paulistano grupo Gato com Fome.
Algumas músicas do disco: Minha Vida se Consome; Socorro; Teu Sorriso e Mamaô, respectivamente os dois primeiros sambas, uma marcha e um ponto de macumba.
Coisa boa vem aí, portanto. Fiquem ligados.

A obra de Adoniran é, como toda boa obra, imortal.
Quem conhece a obra de Adoniran Barbosa, os bons ouvintes mais de ontem, continuam cultuando-a, e os mais novos, de hoje, estão eufóricos descobrindo o talento de Adoniran. Exemplo? O músico Paulo Miklos, do Titãs, estrelou um curta intitulado Dá Licença de Contar, no papel de Adoniran. O mesmo Miklos promete levar levar à frente o projeto de transformar a história de Adoniran em um longa metragem. Adoniran Barbosa foi o sambista popular de São Paulo e Paulo Vanzolini, o erudito.





NEYMAR, ESCRAVIDÃO E EURO

O time tal comprou o jogador time de tal....
O jogador fulano de tal foi vendido para o time tal...
É comum ouvirmos isso no noticiário dos editorias esportivos dos jornais, revistas, etc.
Nos últimos dias, as manchetes esportivas do mundo todo têm anunciado a venda do brasileiro Neymar para o PSG.
A história é a seguinte e muito simples: com grana árabe, dos poderosos árabes, os franceses pagaram a fabulosa multa de 222 milhões de Euros ao Barsa da Espanha, para ter Neymar vestindo a camisa 10 que consagrou pelé nos áureus tempos do Santos; Santos de onde também saiu Neymar....
O time tal comprou o jogador fulano de tal.
O jogador fulano de tal foi vendido ao time tal....
Pois é, parece que estamos falando de escravos, de gente sendo vendida e comprada por gente de poder; poder de grana. Detalhe: e a essas vendas de humanos o mundo livre, democrático, aplaude com a maior naturalidade da vida.
Neymar foi vendido, e daí??
Enquanto isso, grandes homens da ciência e da educação pelejam para ensinar e salvar o mundo, das loucuras todas que o cercam.
Meu amigo, minha amiga, você sabia que o brasileiro inventor do avião,  Santos Dumont,  deu de garra de uma corda e enforcou-se numa casa da baixada santista, no comecinho dos anos de 1930? e você sabe por quê ele fez isso?
Meu amigo, minha amiga, você já se deu conta de que Einstein entrou para a história como um palhaço, e dos mais simplórios?
Meu amigo, minha amiga, você lembra do nome do médico que realizou o primeiro transplante de coração do mundo?
Meu amigo, minha amiga, você sabe quem foi Ana Neri e Florence Nightingale?
Pois é, os nomes aqui citados são nomes de grande importância para a história do mundo e do Brasil, particularmente. E não sabemos de nada, e insistimos em não sabermos de nada. Não saber de nada, nestes tempos de tantas "ferramentas" virtuais, parece ser o máximo.Curtimos, compartilhamos sem saber o que e digitamos o esquisito KKKK. Parece, até, que apostamos na nossa própria burrice, não já lemos mais os grandes livros, os clássicos.
Meu amigo, minha amiga, você conhece ou lembra de Platão, de Sócrates, seu Mestre? de Aristóteles, professor de Alexandre o Grande?
Neymar é um escravo de ouro, com milhões e milhões de grana no bolso. O que ele fará com isso??

POSTAGENS MAIS VISTAS