Seguir o blog

domingo, 26 de junho de 2022

ADEUS, ROBERTO LUNA!

Vítima das sequelas deixadas pela COVID-19 morreu hoje 26, por volta dás 5 horas da manhã,
o cantor paraibano de Serraria, Roberto Luna.
Roberto Luna era o nome artístico de Valdemar Farias."Luna já havia tomado 3 doses da vacina contra o novo Coronavírus. Perdeu 16 kgs, 10 de massa muscular. Ficou muito debilitado e praticamente cego", contou o amigo Raimundo José que mora no mesmo prédio onde morava Luna.
Habitante da Capital paulista desde o começo dos anos 1950, Roberto primeiramente trocou a Paraíba pelo Rio de Janeiro. E começou como ator, fazendo um monte de coisas.
Gravou o primeiro disco em 1952.
Eu o o chamava de Voz de Pluma ou o Rei do Bolero. Ele achava graça.
Falávamos muito, ora por telefone ou pessoalmente. Veio muitas vezes a minha casa.
Numa dessas vindas, talvez a última, disse-me ter tido a alegria de encontrar cá em casa o artista Téo Azevedo e seus amigos José de Arimathéia, Ibys Maceioh, Carlos Sílvio, Tone Agreste e Rômulo Nóbrega (foto acima).
No dia 7 de abril de 2019, o radialista Carlos Sílvio levou Luna para uma entrevista no programa Paiaiá na Conectados. Nessa entrevista Luna fala da alegria de ter ajudado a divulgar a música popular brasileira. Mas hoje, segundo ele, os tempos são outros. Sílvio aproveitou, no programa, para ressaltar a voz do artista.
A voz de Roberto Luna era abaritonada, como a voz de Luiz Gonzaga. No programa Paiaiá na Conectados, Luna revela fatos pouco conhecidos da sua carreira. Falou da amizade que nutria por Nélson Gonçalves, Tim Maia, etc.
Confira, na íntegra, a entrevista com Carlos Sílvio: Paiaiá na Conectados com Roberto Luna
Roberto Luna morreu ao lado de sua mulher, Magali. "Ela cochilava e quando despertou, Luna havia partido", conta Raimundo José.
Raimundo José e Roberto Luna eram amigos desde os fins de 1950. 
No começo da noite de 22 de março de 2019 Roberto Luna estava na minha casa e aproveitamos para trocar um dedo de prosa. Foi tudo de improviso e fantástico! Confira:

JORGE MELLO COMEMORA 50 ANOS DE GRAVAÇÃO (2, FINAL)

Assis, com discos de Jorge Mello

Depois do primeiro compacto, com a sua voz, Jorge Mello entrou em estúdio para gravar o primeiro LP da carreira, Besta Fera. Esse LP teve boa repercussão, merecendo do então crítico J.R. Tinhorão (1928-2021) rasgados elogios, publicados na edição de 2 de dezembro de 1976, no Jornal do Brasil. Um trecho:
Menos comercial que Alceu Valença, não tão preocupado em alcançar uma forma erudita quanto ao Quinteto Violado, o piauiense de Piripiri, Jorge Mello, acaba de lançar em seu LP “Jorge Mello… Sou do Tempo do Baião que a Besta Fera não Comeu” (Crazy, CGE-121.018) uma das mais interessantes propostas de aproveitamento de sons nordestinos ao nível de uma cultura urbana interessada numa saída para a música popular brasileira mais sofisticada.

Tal como o pernambucano Marcus Vinicius, Jorge Mello demonstra em suas experiências musicais um seguro conhecimento teórico e uma preocupação muito grande na pesquisa de fórmulas próprias, como ele mesmo afirma, ao escrever referindo-se a seu trabalho: “Usando os valores populares, as formas poéticas do cordel e da cantoria, os modos e a instrumentação nordestina, não é um trabalho folclórico. É uma recriação da informação espontânea do povo. Minha música retrata um Nordeste mágico, trágico, rico, rústico e místico, e revela toda a informação moura/ibérica que está presente na nossa cultura, no fano e nos melismas do canto do aboio, por exemplo”.

De fato, passando da palavra aos exemplos concretos, Jorge Mello fecha o Lado A de seu disco com uma pequena peça em que pela primeira vez, a técnica do canto em aboio é usada em termo de música urbana com uma inteligência, um talento e uma propriedade que chegam a surpreender…
José Ramos Tinhorão publicou crítica elogiosa a Jorge Mello

Jorge Mello é cordelista, repentista, romancista e advogado especializado em Direitos Autorais.
Até aqui, Jorge teve os seguintes parceiros: Belchior, Vicente Barreto, Evaldo Gouveia, Cesar do Acordeon, Reginaldo Rossi, Graco, Clôdo Ferreira, Tom Zé, Carlos Pitta, Jairo Mozart, Gereba, Capenga, Pekin, Lumumba, Paulo Soledade, Yeda Estergilda, Ricardo Bezerra, Emanuel Carvalho, Nando Correia, Malcom Roberts e os poetas clássicos, pós morte, Olavo Bilac (1865-1918) e Mário de Andrade (1893-1945).


A sua discografia é a seguinte: 

1972 - FELICIDADE GERAL (Compacto Duplo, Poligran)
1976 - BESTA FERA (LP, Crazy/Copacabana)
1977 - JORGE MELLO, INTEGRAL (LP, WEA)
1977 - MARINHEIRO e SASSARUÊ (Compacto simples, WEA)
1979 - CORAÇÃO ROCHEDO (LP, Continental)
1980 - NASCENDO DE NOVO e É DIA, É NOITE A MINHA COR (Compacto Simples, Continental)
1981 - CONSTELAÇÕES e CORAÇÃO ROCHEDO (Compacto Simples, Continental)
1981 - DENGO DENGUE (LP, Continental)
1981 - DENGO DENGUE e Rosto Marcado interpretado por Gerson Conrad (Compacto Simples)
1984 - NA ASA DO AVIÃO e DESAFIO VARIG/CRUZEIRO (Compacto Simples, Terramarear)
1985 - NA ASA DO AVIÃO e FERROADA (Compacto Simples, Paraíso/Odeon)
1986 - UM TROVADOR ELETRÔNICO (LP, Paraíso/Continental)
1990 - UM TROVADOR ELETRÔNICO - Vol. 2 (LP, J.M.T.)
1997 - MAIS QUE DE REPENTE (CD, Brasidisc)
1999 - RIMA (CD, J. M. T. /Camerati)
2001 - CLARAMENTE (CD, CPC/UMES/ELDORADO)
2015 - CLARAMENTE, relançamento com capa nova (CD, JMT).

POSTAGENS MAIS VISTAS