Seguir o blog

quarta-feira, 15 de julho de 2020

E SE BOLSONARO PEDISSE PRA SER PRESO, HEIN?


Em 1986, poucos dias depois de publicar um texto na revista Veja falando que ganhava pouco, o capitão Jair Messias Bolsonaro era repreendido e obrigado a puxar 15 dias de cana numa cela do exército. Na ocasião, ele servia no 8º Grupo de Campanha Paraquedista.
Bolsonaro aposentou-se com 33 anos de idade, recebendo um soldo de 10 mil reais. À essa grana somaram-se mais 27 mil, que recebia como deputado federal. Como presidente, a grana que embolsa passa dos 30 mil reais.
No correr das diversas fases da República, sete dos 37 ex-presidentes foram presos. Outros quatro renunciaram ao mandato, incluindo o primeiro (Marechal Deodoro da Fonseca; 1827-92).
Outros quatro foram depostos: Washington Luís, Getúlio Vargas, Carlos Luz e Jango.
Ocuparam a cadeira presidencial 4 marechais: Deodoro, Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca e Eurico Gaspar Dutra.
Entre 1964 e 1985, vários generais aboletaram-se na disputada cadeira.
O primeiro ex-presidente preso foi Hermes Rodrigues da Fonseca (1855-1923), o segundo Washington Luís (1869-1957), Artur Bernardes (1875), o quarto Café Filho (1899-1970), Juscelino Kubitschek (1902-1976), Luiz Inácio Lula da Silva (1945-) e Michel Miguel Elias Temer Lulia (1940-).
Lula e Temer foram acusados de corrupção. JK também, mas nada se provou contra ele. Esse, aliás, foi o pretexto que os militares dos anos de chumbo encontraram para tirá-lo de circulação.
Sobre as costas de Bolsonaro, pesam várias acusações.
No Superior Tribunal de Justiça, STJ, há processos de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.
O presidente poderia renunciar ou pedir pra ser preso, até porque de cadeia ele já entende.
Enquanto isso, no Planalto, o vice-presidente declara que vai suspender por 120 dias as queimadas legais na Amazônia.



PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA GANHA A INTERNET

Televisão foi uma das grandes invenções do século XX.
As primeiras experiências que levaram a invenção dessa caixinha de fazer doido, como dizia Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto; 1923-1968), foram feitas por um engenheiro escocês, em 1920. Mas somente em 1923, acho que na Rússia, a TV passou a ganhar alguma forma.
A TV chegou ao Brasil pelas mãos do paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1862-1968).
Voltarei a esse assunto.
A internet como tal a conhecemos existe há vinte e cinco anos, completados hoje.
A internet é um mundo a parte neste mundo louco em que vivemos. E nestes tempos de pandemia, tem sido o caminho de grandes descobertas.
Meu amigo, minha amiga, você sabe o que é live?
Pois bem, live uma palavra de origem inglesa que significa "vivo", quer dizer, entrada ao vivo na internet ou televisão.
Todo mundo, ou quase todo mundo, faz live. Principalmente, artistas famosos e não famosos.
Roberto Carlos, Milton Nascimento, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Toquinho. Brasileiros e estrangeiros como Andrea Bocelli, Stevie Wonder, Lady Gaga.
É preciso fazer coisas para ocupar o tempo ocioso.
O editor José Cortez telefona pra dizer que acaba de concluir um livro sobre a sua história.
A cantora, compositora e instrumentista paraibana Socorro Lira por telefone me diz que está se tornando viciada em live.
Um dia sim, outro também, fácil, fácil, é encontrável na internet, cantando e tocando.
Socorro acaba de inaugurar na Internet o projeto Grão de Música, envolvendo dezenas de artistas Brasil afora. Da Paraíba à Tocantins, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, da Bahia ao Amazonas. E assim, segundo ela, o Brasil continua vendo e aplaudindo a nossa boa música popular. Quer saber mais? Clique: https://www.youtube.com/user/graodemusica/featured

RODAS GONZAGUEANAS

Socorro Lira é uma das mais importantes e afinadas cantoras brasileiras. Veio do sertão da Paraíba para brilhar no coração da gente. Conheço Socorro desde sempre. Em 2013, eu a levei ao Rio de Janeiro como participante do projeto Rodas Gonzagueanas. Depois disso ainda tive tempo de produzir um Cd junto com o arranjador e instrumentista Jorge Ribbas, intitulado o Samba do Rei do Baião. Depois da pandemia provocada pelo novo corona vírus, a artista promete voltar a se apresentar em tudo quanto for lugar. Sem deixar as lives, claro.


POSTAGENS MAIS VISTAS