Seguir o blog

sexta-feira, 18 de março de 2022

CULTURA PRECISA DE PRODUTOR E PRODUÇÃO

Elielma, agora produtora cultural
Há uns anos fui convidado e aceitei a fazer uma série de palestras no interior paulista, para prefeitos recém eleitos. O convite partiu da direção do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Nessas palestras, abrilhantadas nos intervalos por Téo Azevedo, à viola, eu mostrava a importância da cultura popular ante a sociedade como um todo. 
Em Presidente Prudente, conheci o prefeito Itamar Borges.
Cultura dá dinheiro, prestígio e emprego. 
A figura do produtor cultural é importantíssima.
No mercado faltam especialistas. Mas há cursos, aqui e ali, que visam aperfeiçoar candidatos à profissão. 
Ontem 17, a pedagoga pernambucana Elielma Maria Coelho Carvalho Lopes concluiu o curso de Gestão de Projetos Culturais, pelo SESI, Serviço Social da Indústria. Está satisfeita. O curso, segundo ela, durou 7 meses. Diz: 

Como produtora cultural no ano de 2011 escrevi dois projetos no ProArt da Secretaria de Educação de São Paulo (SME) realizamos 21 shows nos CEUs da cidade, só que eu não entendia muito do riscado por isso passei a produção para outra pessoa.
Em 2020 depois de muita luta dos forrozeiros de São Paulo, incluindo o esforço do meu esposo Cacá Lopes em prol do forró, saíram os primeiros recursos do poder público de fomento ao forró, através de uma lei voltada para esse gênero musical.
Fui estimulada pela Isabel Santos a escrever um projeto para ele, como não tinha experiência ela me indicou a Suelen Garcez, produtora experiente. Rascunhei um projeto, passei para Suellen fazer os ajustes necessários e fomos contemplados com o Projeto Abraços e Versos: Um Encontro entre o Forró e o Cordel (ver link, abaixo). Além desse, em 2020 escrevi outros dois. Um projeto solo chamado de Patativa à Gonzagão pelo Proac LAB – Secretaria Estadual da Cultura de SP e um do Coletivo Sarau Bodega do Brasil pela Lei Aldir Blanc e em ambos fomos bem-sucedidos. É isso, quero aprender e saber mais sobre o tema, só assim vou contribuir efetivamente com a cultura.

Produtores profissionais, como empresários e captores de recurso, são necessários para a valorização de artistas e intelectuais. Eu mesmo conheço muita gente boa que se tivesse alguém capacitado ao seu lado ganharia, com mais rapidez, os espaços naturais a eles reservados ou dedicados.
Daqui mando meu abraço certo de que Elielma Carvalho conseguirá alcançar o que pretende como Produtora Cultural.

POSTAGENS MAIS VISTAS