Seguir o blog

quinta-feira, 8 de junho de 2017

REMÉDIO PRÁ TRISTEZA É CARTOON

Certa vez o escritor paraibano Ariano Suassuna, perguntou ao compositor pernambucano Capiba se sabia a razão de os cachorros gostarem tanto de osso. Capiba não se fez de rogado e, na lata, respondeu: 
-Porque só lhe dão osso. Se lhes dessem pelo menos um bifinho, eles iriam também gostar de bifinho e não só de osso.
O bicho é o que come. E que nem peixe, morre pela boca.
E o mundo, Hein?
O planeta todo está feio. Feíssimo. O único lugar do mundo ainda bonito, sem feiúra, ainda não foi criado.
São quase 200 o número de países criados e catalogados pela Organização das Nações Unidas, ONU.
Os países nórdicos são os mais bonitinhos e com população que diz conhecer a felicidade.
A Coréia do Norte e os EUA estão se estranhando há tempo. E esse estranhamento está em fase crescente, com cheiro de catástrofe. E eles têm bombinhas atômicas...Os países latinos estão com cheiro de mofo. Pois é: mofo deu nesses países.
E Brasil, hein?
Por cá há uma tristeza dos infernos, pois é roubo por todo lado. Onde meter enxada, sai minhoca. E minhoca de todo tamanho, prá todo gosto, não é mesmo?
Lembrei daquela piadinha segundo a qual o Criador ao inventar o mundo pôs catástrofe em todo lugar: terremoto, maremoto, tsunami...Um santo daqueles bem caprichosos estranhou a criação divina e perguntou, data vênia:
- E no Brasil, Mestre? Só vai ter beleza?
E o Mestre, com ar maroto, respondeu na maior tranquilidade dos mundos.
- Espere prá ver o povinho que eu vou botar lá.
Pois bem, prá tristeza e mau humor há os cartoons de Fausto Bergocce e dos seus colegas Bira Dantas, Anna Solano, Spacca, César Cavalegna, Franco de Rosa e muitos outros.
...........
Domingo 11, entre 13 e 18 hs, Fausto e um punhado de outros grandes cartunistas estarão autografando os Post Art's, SketchBook’s  e posteres lançados pela Editora Criativo, no Jazz Restô e Burgers, Largo Dona Ana Rosa 33, ao lado da estação Ana Rosa do metrô. Quem for, e eu irei, vai ganhar o direito de apertar a mão e abraçar Fausto e seus colegas geniais. E na aquisição de um exemplar, o fortuito cidadão será agraciado com um original dos autores.
Fausto é um paulista de Reginópolis há muito adotado pelos paulistanos. Por muitos anos ele ilustrou textos meus para a Folha, Pasquim e revistas da Editora Três. E já há algum tempo passou a ilustrar as postagens deste blogueiro. São ilustrações inéditas, como a série Brincando com a História. 


BRINCANDO COM A HISTÓRIA (24):


POSTAGENS MAIS VISTAS