Seguir o blog

sexta-feira, 3 de março de 2017

ASA BRANCA, 70 ANOS

 

DUAS OU TRÊS COISINHAS QUE SEI A RESPEITO DE ASA BRANCA

Pelo lagrimar dos olhos
A gente vê quem tem amor... 

Não chore não, viu?
Nem vá chorar, viu?
Que a vida é essa...
Seu amor torna a vortá

Asa branca pequenina
Já voou de meu sertão
Por farta d’água morreu meu gado
Morreu de sede o alazão. 

A asa branca bateu asa
Foi embora pra o sertão
A saída da asa branca
Entristeceu meu coração

A asa branca foi embora
Alguma coisa há de levar
Leva uma rede e uma toalha
E uma morena pra namorar 

A asa branca morreu hoje
Hoje mesmo se enterrou
Na cova da asa branca
Nasceu um pé de fulô.

Da região da Serra da Borborema, PB, são os versos em quadra que abrem este texto.

Foram colhidos pelo catedrático paraibano e doutor em música pela Universidade Do Rio de Janeiro João Baptista Siqueira, postos no livro Os Cariris do Nordeste. As três últimas estrofes são originárias do Ceará e registradas em disco por Cego Oliveira. Tanto num caso como no outro, o que se põe à bala é a riqueza do nosso folclore, em cuja fonte grandes artistas da nossa música bebem ou beberam, como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Aliás foi na versão de ambos que a toada Asa Branca se imortalizou, ultrapassando fronteiras:

Quando oiei a terra ardendo
Quá fogueria de São João
Eu perguntei a Deus do Céu, ai
Pruque tamanha judiação

Qui braseiro, que fornaia
Nem um pé de plantação
Por farta d’água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa-branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guada contigo meu coração 

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva caí de novo
Pra mim vortá pro meu sertão

Quando o verde dos teus óios
Se espraiá na plantação
Eu te asseguro num chore não, viu?
Qui eu vortarei, viu, meu coração.

A pomba migratória asa branca, da família columbidae, como a rolinha e a juriti, também identificável como pomba-trocaz, pomba-trocal e pombão, é encontrável nos cerrados, caatingas e florestas do Nordeste e outros estados do País. No Rio Grande do Sul, é chamada de pomba-carijó. Além do Brasil, acha-se também na Argentina, Bolívia e Paraguai. É ícone, símbolo da paz e da resistência do ser vivo contra as mazelas da vida. Representa a imorredoura esperança humana.

Ao pressentir a chegada da seca e as consequências daí advindas, essa pomba, que mede cerca de 34 cm e se destaca das demais pela mancha branca que carrega sob as asas, troca seu habitat natural por paragens até desconhecidas, mas que lhe possibilitem a sobrevivência, da mesma maneira que o homem do sertão e – de outras regiões - costuma fazer quando fareja a chegada de dificuldades provocadas pelas intempéries ambientais, políticas, endêmicas, ou econômicas. A migração nordestina para São Paulo, por exemplo, dá-se intensamente a partir das grandes secas ocorridas a partir de 1930 e 1950 e crises políticas que atingiram o País, de Norte a Sul.

A asa-branca, como as andorinhas, garças, viuvinhas, tuiuiús, maçaricos, sebitos , marrecas-de-asas-azuis, entre outras espécies, simboliza também, e de forma profunda, a saudade, a solidão, o exílio. Não foi à toa que Caetano Veloso gravou em Londres a toada de Gonzaga e Teixeira, antes o mesmo fazendo Geraldo Vandré, perseguido e exilado no seu próprio país. Por esse caminho a Asa Branca pode ser adotada como instrumento de exercício de cidadania, em qualquer lugar ou tempo.

A população dos grandes centros urbanos é caracterizada por sua flutuação. São Paulo, quinta maior cidade do mundo, e a principal do Brasil e do hemisfério Sul, começou a receber brasileiros de outros Estados na virada do século 19 para o século 20. Em 1901, São Paulo, segundo levantamento feito em 1959, contava com 1.434 migrantes e 70.348 imigrantes. Vinte e dois anos depois, a presença de nordestinos, mineiros e fluminenses chegava a muitos milhares, multiplicando-se depois aos milhões pelo incentivo de governos como o de Armando Salles, que dependia da mão de obra de brasileiros fora de São Paulo e também de estrangeiros, para o crescimento ordenado do Estado, desde o interior pela agricultura e pela construção civil, na capital.

Hoje, calcula-se que haja em São Paulo cerca de seis milhões de nordestinos e descendentes.

Há dez anos reuni dezenas de artistas da música popular num grande palco especialmente armado na Praça da Sé, marco Zero da cidade de São Paulo. O objetivo era discutir a qualidade, má, da nossa música ouvida no rádio e comemorar os 60 anos da primeira gravação da toada-baião Asa Branca, de inspiração popular desenvolvida pelo cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Isso ocorreu no dia 3 de março de 2007. E foi uma festa, com a praça cheia de gente cantando e dançando ao som da Banda de Pífanos de Caruaru, Anastácia, repentistas etc.

Na ocasião lançamos ao público o folheto sob o mote decassílabo Foi Voando nas Asas da Asa Branca que Gonzaga Escreveu a sua História, Criado pelo cordelista baiano Marco Haurélio.
Assis Ângelo e Rouxinol do Rinaré, na Livraria Cortez (crédito: divulgação)
Agora, dez anos depois, o craque do cordelismo cearense Rouxinol do Rinaré escreve o folheto que já nasce clássico Asa Branca: Setenta Anos de Sucesso!
Asa Branca é um tema popular conhecido desde o século 19 na Paraíba e em Pernambuco e Ceará.
Na cantiga original, a melodia enfeita pois, novos versos; esses, conhecidos por todo mundo, a partir da gravação de Luiz Gonzaga em 1947.
A nova letra para Asa Branca assinada por Teixeira, que todo mundo conhece de cor e salteado, começa assim:  

Quando oiei a terra ardendo
Quá fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu...

Essa cantiga já recebeu mais de quinhentas gravações diferentes em inglês e coreano, inclusive. Mais até do que o choro Carinhoso de Pixinguinha e João de Barro.

Asa Branca: Setenta Anos de Sucesso! é todo desenvolvido em décimas, em versos de sete sílabas, seguindo o esquema de rimas ABBAACCDDC.

Neste folheto o público tem a oportunidade de aplaudir, não só os versos do genial Rinaré, mas também as ilustrações do Mestre pernambucano Jô Oliveira.

Neste ano de 2017 em que se comemoram os setenta anos de gravação de Asa Branca por Luiz Gonzaga, presente melhor para todos não poderia haver, não é mesmo?

Asa Branca é um símbolo de resistência, da vida e da paz. E é muito sabida, pois fareja de longe, com antecedência, a chegada das brabas secas que infernizam o povo desde o século 18. Muita gente morreu em consequência das sempre longas estiagens que têm torturado o povo mais simples instalado nos grotões do Brasil.

A última seca registrada a olhos nus é a que a ora se arrasta desde 2011.
E a Asa Branca?
Desde 2011 que a Asa Branca não bate asa no sertão.
E viva Rinaré, Jô, Luiz e Humberto!

Depois de Luiz Gonzaga, o primeiro artista a gravar a toada Asa Branca foi o carioca Jorge Goulart (1926-2012), em 1953. Confira:




A Asa Branca imaginada e cantada pelo povo, mundialmente imortalizada por Luiz Gonzaga e Humberto teixeira, já alcançou a África e a Ásia. Asa Branca já recebeu centenas e centenas de versões nos ritmos os mais diversos, do samba ao chorinho etc. Todos os grandes artistas brasileiros gravaram essa belíssima música. Entre esses artistas incluem-se Geraldo Vandré, Caetano Veloso e todo mundo, até os artistas mais novos de calças e saias, e novíssimos como Bia e Nino:


3 DE MARÇO

O calendário gregoriano é adotado em quase todo mundo.É através desse calendário que regemos a nossa vida, incluindo datas de nascimento. Nascer no dia 3 de março é um privilégio, mais ainda quando o pai ou a mãe primam pela sensibilidade, pela arte, pela educação. Nesse dia nasceu em São Paulo, a menina Mariana Alves Rascov. E viva Mariana!

POSTAGENS MAIS VISTAS