Seguir o blog

quinta-feira, 19 de maio de 2022

EU E MEUS BOTÕES (24)

"Olha aí, olha aí, vocês estão vendo? O cara lá de Brasília não para de encher a paciência do Brasil. Quer destruir tudo, inclusive o STF!", dizia isso Zoião enquanto eu adentrava a casa de Zilidoro, onde nós costumamos nos reunir.
"Pois é, pois é, esse cara não tem jeito", falou Biu enquanto o irmão, Barrica, acrescentava: "Com tantos problemas pra resolver no Brasil, o povo passando fome e tal, e o presidente só pensando no seu próprio umbigo e nos seus apoiadores horrorosos".
Bizoiando de lado, em silêncio, Lampa parecia hipnotizado com o punhal que começava a lamber.
Olhei Lampa nos olhos, mas os olhos de Lampa estavam centrados no fio da arma. Num relance, porém, ele levantou uma das pálpebras e resmungou algo como "Hmmm...".
Exaltado, Zoião nem pediu licença e foi logo lendo a notícia do jornal:

"Toffoli nega abertura de ação de Bolsonaro contra Moraes no STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira 18 a notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. O argumento de Toffoli é de que os fatos descritos na ação proposta por Bolsonaro não trazem indícios de possíveis delitos cometidos por Moraes, relator de investigações que miram o presidente. Também nesta quarta, o presidente entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Moraes".
 
A decisão de Toffoli em arquivar a suposta notícia-crime, eu digo, teve por base o art. 21 do Regimento Interno do STF. O referido artigo, no seu parágrafo 1º, diz que "O Relator poderá negar seguimento a pedido ou recurso manifestamente inadmissível, improcedente ou contrário à jurisprudência dominante ou à súmula do Tribunal, deles não conhecer em caso de incompetência manifesta, encaminhando os autos ao órgão que repute competente, bem como cassar ou reformar, liminarmente, acórdão contrário à orientação firmada nos termos do art. 543-B do Código de Processo Civil...".
"Virge! que coisa complicada", espanta-se Jão. 
De fato, o linguajar jurídico é estranho ao o ouvido comum. Mas o resumo é o seguinte: O Regimento do STF dá amparo ao juiz prosseguir da apuração de qualquer processo que esteja com ele, eu disse. Mas o diacho é que Bolsonaro continua insistindo e, agora, acionando a PGR. Não vai dar em nada, pois não há respaldo.
Num pulo, Lampa ficou de pé. Nada falou, grunhiu. E agitado deu um grito de guerra e saiu correndo com o punhal na mão, mas o agarramos a tempo. Mané perguntou, nervoso: "Lampa, Lampa, pra onde você pensa que vai?".
Arfando, quase descontrolado Lampa disse: "Vou dar um pulo em Brasília!".
Biu e Barrica, mais Zoião, seguraram Lampa e o fizeram sentar-se de novo no tamborete.
Mané paraibano deu uma piscada ao Zé das Alagoas e, em uníssono, disseram: "Iiiiiihhh... O clima pesou de novo".
Zilidoro, relaxado, perguntou se não podia cantar uma música que ouviu lá atrás.
Que música 'cê quer cantar, perguntei. "Essa, do Zé do Norte. Chama-se Lua Bonita. A propósito, a Lua hoje está em fase minguante, já já chegando a 4ª minguante. E em homenagem a Lampa, lá vai":

POSTAGENS MAIS VISTAS