Seguir o blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

VIVA AUDÁLIO!



Hoje a noite é de lua ou lual como se diz no Nordeste. A lua Cheia, bonita e graciosa parece sorrir indicando a presença de Audálio nos mistérios e entranhas do céu.
Eu conheci Audálio Dantas na sede do  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em 1976. Ele era o presidente da entidade e um nome já muito respeitado no seio da categoria.Na sede desse mesmo sindicato, ao qual sou filiado desde 1977 (matrícula 5220), eu hoje dele me despedi.
No velório, feito no auditório Vladimir Herzog, reencontrei muitos companheiros: Lu Fernandes, ex-presidente do Sindicato; Denise Fon, Vanira, agora viúva de Audálio; Moacir Assumpção, Paulinho Leite, Enio Squeff, Paulo Caruso. E também poetas e cordelistas como Moreira de Acopiara e Nireuda. O padre Julio Lancelotti e intelectuais traçaram  trajetórias e pontos altos da vida do alagoano Audálio. O cartunista Fausto, sempre inspirado, depois de lamentar o sucedido, disse:"ele foi um grande, um homem  que honrou a categoria e nos deixou como  legado a sua  bonita história".
Audálio foi no Jornal Folha de S.Paulo que iniciou sua carreira profissional. Primeiro, como fotógrafo. Depois firmou-se como um dos melhores textos do jornalismo brasileiro. Era uma pessoa doce, compreensível e defensora das pessoas mais fracas, deserdadas, esquecidas pelo poder público. Recebeu muitos prêmios. Em 2013, a ONU lhe concedeu  um prêmio pela bandeira dos direitos humanos que tanto defendia. Foi, é certo, um cidadão por extenso.
Encontrei em Audálio um amigo.
Uma vez, depois que perdi a visão dos olhos, Audálio chegou a propor que escrevêssemos um livro  sobre a vida e obra do cantor e compositor paraibano  Geraldo Vandré. Mas essa ideia, infelizmente, não ganhou forma. Um registro: além de Audálio, este ano nos deixaram  Heitor Cony e, Alberto Dines, Dona Ivone Lara, Tonia Carreiro, Heloiza Helena, Nelson Pereira dos Santos, Roberto Farias, Bebeto de Freitas e  Agildo Ribeiro.
Foi o homem, ficaram ideias e obra.


ANASTÁCIA
A pernambucana de Recife Anastácia, por todo mundo chamado de Rainha do Forró, juntou amigos na sua casa para bebemorar o seu aniversário. Foi muito tintim parabéns e músicas de ótima qualidade, interpretadas  por nomes como Luiz Wilson, Germano Júnior, Tetê da Bahia, Glória Ryos, Fatel, Sandra Belê e a própria Anastácia nos brindando com sua graça e voz de moleca catita.  Liderando o trio que acompanhou os cantores presentes, o sanfoneiro Tio Joca. Claro, eu estive lá também brindando os 78 aninhos da querida Anastácia, aí na foto.





POSTAGENS MAIS VISTAS