Seguir o blog

segunda-feira, 10 de junho de 2019

JUNINAS, FUTEBOL E CARNAVAL

O carioca Lamartine Babo foi um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira. Ele transitou em quase todos os gêneros, inclusive o Teatro de Revista. Lamartine nasceu em 1904 e partiu para a eternidade em 1963, mais exatamente no dia 16 de junho. São dele clássicos da nossa música como O teu cabelo não nega, Serra da Boa Esperança, Chegou a hora da fogueira, No rancho fundo e Cantores do rádio. Serra do Boa Esperança, aliás, ele fez em parceria com Ary Barroso, para homenagear a região homônima de Minas. Um gênio, que deveria continuar na boca do povo. Só para lembrar, mais uma coisinha: foi parceiro de Noel Rosa, Ary Barroso e outros craques. E é autor dos hinos de diversos times de futebol do Rio, entre eles Flamengo, Botafogo, Bangu e América, sua paixão. Quase toda a obra de mestre Lamartine Babo está no acervo do Instituto Memória Brasil (IMB).

O VIAJANTE ONALDO QUEIROGA


Eu penso: O Brasil tem, sim, futuro.
Onaldo Queirog (acima, comigo há pouco) é um paraibano, juiz de Direito. Um cidadão à toda a prova. E proza. Tem senso incomum sobre o comum da vida cotidiana. É um pensador no seu estado natural, cheio de leituras e pontos de vista.
Minha casa, hoje, encheu-se de alegria e saber com a presença de Onaldo Queiroga. Ele é titular da 1ª Vara Civil da Comarca de João Pessoa, PB. Tenta compreender a filosofia popular e seus autores. Ele próprio colabora, na prática, com a compreensão desse entendimento. Tem vários livros publicados sobre Direito e experiências do dia a dia. Agora mesmo está publicando o livro Crônicas de um Viajante, no qual relata experiencias que a vida lhe tem dado. 
Onaldo Queiroga, paraibano de Pombal, é ouvinte assíduo de cantadores repentistas e das cantigas do povo. Luiz Gonzaga foi um artista que muito o inspirou na vida que leva de encontro ao pensamento popular.
A toada A Vida do Viajante, de Gonzaga e do mineiro Hervê Coldovil, cabe perfeitamente na vida de Onaldo. Ouça:




POSTAGENS MAIS VISTAS