Seguir o blog

sexta-feira, 20 de abril de 2018

CORRENDO PELA VIDA


Do mesmo modo que digo que já não preciso de olhos para ver a realidade gritante que no dia a dia surge a nossa frente, digo também que não faço ginástica prá ficar forte e bonito. Era só o que faltava! Faço ginástica prá economizar idas e vindas ao médico e gastos com  farmácia. Ginástica é saúde.
Sinto-me revigorado desde quando voltei à tona depois de longa invernada, submerso no poço da solidão e da tristeza. Claro: perder a luz dos olhos dói, e muito. Mas estou vivo, sinto-me bem. A propósito Sinto-me Bem é o título da primeira música, um samba, gravado por aquele que entraria na história da MPB como o Seresteiro estou falando do gaúcho Nelson Gonçalves. Ouçam-no:



Há um ano a se completar no próximo dia quatro, recomecei a atividade física. Dessa vez na academia de ginástica Cia Life. É natural que quem faz ginástica tenha o seu treinador pessoal, seu orientador. No meu caso tenho dois, três: Beto, Brito e Anderson.
Sobre Beto e Anderson já andei falando por aqui.
Brito, Vani Brito, (foto acima, de pé), é um mineiro de Lavra do Cruzeiro, distrito de São José de Safira, que fica a não sei quantos quilômetros da capital Belo Horizonte. Mora em São Paulo há um bocado de tempo. Tem 33 anos. Na escala decrescente, ele é o segundo de oito irmãos. Talvez seja de todos o mais doido, o mais aventureiro, o que não teve medo de meter as caras no mundo, um cara destemido. Por caminhos tortuosos chegou aos Stêites. Pois bem, Brito é um cara legal, cheio de onda, como também os são Beto e Anderson. A mãe de Brito, dona Sebastiana, adora música do sertão, do campo. Um dos seus ídolos, são dois: Tião Carreiro e Pardinho. Ela adora essa música:



VAI SER O BENEDITO.

Na cena política nacional há 28 partidos com assento no Congresso Nacional e mais uns dez esperando a vez para mostrar suas garras. No rigor, em qualquer língua, há apenas uma ideologia fragmentada em três ou quatro pedaços, no mais, sei lá!
Até aqui, todos os partidos com assento no Congresso Nacional querem ter um presidente para chamar de seu. E aí vão et cetera et cetera et cetera.
Claro, o PT não terá Lula, talvez Ciro...
O Solidariedade sai com o ex PCB Aldo Rebelo, que embora muito bom não irá longe, e ele sabe disso.
O PSOL tem Boulos e não tem nada.
Temer...o futuro dele é cadeia.
O Meireles, como Temer também não tem futuro como candidato à Presidência.
Pelo PSC, Paulo Rabelo de Castro é quem para o quê?
O PSDB, ai ai ai, Alckmin, sai a campo queimado com denúncias que pesam contra ele por recebimento de grana de modo indevido. O jogo é complicado, sempre foi, mas no momento é o mais complicado de todos os tempos. Até porque nunca tivemos tantos partidos disputando o voto do povo.
A esquerda nunca se entendeu, principalmente no Brasil.
Mais de uma dezena de partidos ditos de esquerda não são, grosso modo de esquerda, mas a vida vai.
A direita é direita. Sempre foi. A propósito, ouvi do coronel de triste memória Erasmo Dias (1924-2010) a frase que nunca esqueci: "Vocês, de esquerda, só lêem vocês mesmos. E não se entendem. Nós , que vocês chamam de direita, direitona, lemos tudo, essa é a diferença entre nós e vocês".
A direita, direitona, se apresenta nas eleições deste ano com o deputado Jair Bolsonaro.
Agora anotem aí: Joaquim Barbosa, ex presidente do STF, irá ao segundo turno com Bolsonaro.
Joaquim Benedito Barbosa Gomes será o novo presidente do Brasil.
Joaquim, mesmo com todas as reticências, filiou-se a pouco ao Partido Socialista Brasileiro, PSB.
O PSB foi fundado no dia 6 de agosto de 1947, pelo baiano de Salvador João Mangabeira (1880-1964). Sempre foi um partido combativo, brigou com Getúlio etc. Miguel Arraes, aliás um dos seus primeiros integrantes, ganhou a governança de Pernambuco, pela última vez, pelo PSB. Esse partido foi cassado pelo Ato Institucional nº 2 em 1965. É de esquerda. O Socialista da sigla tem a ver com Marx e Engels. Mas é preciso entender o que é Socialismo. Não confundir com Comunismo.
Não temos certeza ainda, mas acho que a Marina integrará a chapa de Joaquim. Se não for ela, será um desconhecido de peso, profissionalmente falando.
As eleições de 2018 serão as mais violentas de todos os tempos.

POSTAGENS MAIS VISTAS