Seguir o blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

HIC, ENFIM UM LIVRO SABOROSO: DE BAR EM BAR

Lançado em 1994 pela Editora Siciliano, somente agora eu li a pérola São Paulo de Bar em Bar, escrito por Francesc Petit com base em pesquisas do legendário Mylton Severiano, o Myltainho, e Lídice Severiano.
Petit traça um belo roteiro alcoólico-gastronômico do que de melhor existia em Sampa dos 90.
Eu tive o prazer de conhecer boa parte dos bares selecionados.
Estão lá o Amigo Leal, o Bar das Putas, ao qual levei em noites diferentes os cantadores Elomar e Geraldo Vandré; o Bartolo, o Brahma, de tantos porres e desencontros; o Frangó, na Freguesia; o Long Champ, que apresentei a Sérgio Ricardo num fim de tarde e garoa fria; o Metrópolis, que freqüentei junto com o ainda anônimo William Bonner e a filósofa Marilena Chauí; o Martin Fierro, o Pé pra Fora, o Ponto Chic, de onde certa noite saí pra ser assaltado por dois vadios que pus a correr, na São João com a Ipiranga... O Riviera, ah o Riviera de tantos chopps com os cartunistas Angeli, Jotinha e o finado Glauco!
O Vou Vivendo, onde em noite comprida o mago Hermeto me tirou da mesa onde eu estava com o flautista Carlos Poyares e o violonista Heraldo do Monte, entre outros artistas cujos nomes a memória não me traz.
Lembro Hermeto, com a língua enrolada provocando:
- Você não é jornalista, crítico de música? Então, leia o que escrevi aí.
Ele tinha escrito uma música numa pauta na parede do Vou Vivendo e queria que eu a lesse...
Depois de muito bate-boca, o conciliador Eduardo Gudin - grande Gudi! – chegou com o “parem com isso!” e tudo terminou num tim, tim.
Tantas histórias!
Mas senti falta do Parreirinha na listagem do livro que é uma delícia de ler.
Eu ia lá pelo uma vez por semana, tomar umas e outras – e às vezes até jantar – com Inezita, Miltinho e Jamelão, sempre irritadiço.
Uma vez, cheguei lá com uma mulher e o Ronald Golias com seu jeito bronco foi logo tirando uma:
- Nova namorada?
Nem precisa dizer mais: o pau cantou.
Pois é, tão cedo e os tempos já são outros.

POSTAGENS MAIS VISTAS