Seguir o blog

sábado, 17 de junho de 2023

LICENCIOSIDADES NA CULTURA POPULAR (25)

Menos violento do que se ouve em Maria Chiquinha é o Vampiro Doidão de Tukley Ganzert, que muita gente pensa ser Raul Seixas. Começa assim: "Puta que pariu!/ O meu gato pôs um ovo/ Mas gato não põe ovo/ Puta que pariu de novo!...".
De Raul é o engraçado Rock das Aranhas, em que narra a relação sexual entre duas mulheres. Fez grande sucesso, virando clássico do gênero: https://www.youtube.com/watch?v=rRj-9xhlXuQ
O trem dessa história segue por aí, aos solavancos.
Em 1929, a cantora e atriz do teatro de revista Aracy Cortes encheu de tesão os marmanjos que a viam no palco. Deu muito o que falar com as pernas nuas e os trejeitos sensuais. Um ano antes ela gravou o samba Jura, de Sinhô, que lá pras tantas diz: “... Daí então dar-te eu irei/ O beijo puro na catedral do amor/ Dos sonhos meus/ Bem junto aos teus/ Para fugirmos das aflições da dor”.
Aracy Cortes
Aracy foi quem lançou o gênero samba-canção, criado por Luiz Peixoto, Marques Porto e Henrique Vogeler. Título: Ai Ioiô (Linda Flor), gravada em disco Parlophon, em 1929.
Em 1935, a cantora Carmen Miranda botou pra quebrar com o samba Eu Dei..., de Ary Barroso. Gracioso, fez sucesso.
Em 1936 Noel Rosa compôs o samba Dama do Cabaré que Marília Batista gravaria em 1954. O personagem descarta uma namorada pela tal dama, com quem sai. Apaixona-se e passa a vida a procurá-la nos bailes da vida. É o contrário do que se sucede com a personagem do samba-canção Ronda, que o paulistano Paulo Vanzolini comporia. Essa música foi lançada em 1953, por Inezita Barroso.
Mais recentemente muitas cantoras se divertiram cantando coisas maliciosas.

POR QUE HOJE É SÁBADO?

Todo e qualquer tema se acha no repertório popular da nossa música desde 1902, quando o bom Bahiano, Manuel Pedro dos Santos, gravou o lundu Isto é Bom. É uma graça. O tempo passou e ele, Bahiano, também gravou uma cantiga do Norte, quer dizer: do Nordeste, intitulada O Meu Boi Morreu.
Eu disse e repito: todo e qualquer tema se acha na nossa música popular desde o nascimento, vida e morte de quem quer que seja.
A morte está presentíssima no repertório popular da nossa música. 
Todos os grandes compositores geraram músicas com base nessa temática.
Acho um barato Quando o Samba Acabou, de Noel Rosa, interpretado por artistas do naipe de Marília Batista. Ela gravou esse samba no ano em que eu nasci: 1952.
O ilustrado poeta Vinícius de Moraes falou de tudos nos seus versos, até  de suicídio. 
No poema O Dia da Criação, Vinícius diz que no sábado tudo pode ser feito. Ouça:

POSTAGENS MAIS VISTAS