Seguir o blog

sábado, 23 de março de 2013

CULTURA POPULAR NO IMB

Ontem esteve conosco numa visita à sede provisória do Instituto Memória Brasil, IMB, na capital paulista, o senador Eduardo Suplicy (no clique de Darlan Ferreira, mais o editor José Cortez e o compositor e instrumentista Oswaldinho do Acordeon). 
A pauta do encontro foi, naturalmente, Brasil e nela se ressaltou a importância da cultura popular na formação do País e sua gente.
O paraibano Ariano Suassuna já disse várias vezes que sua obra desde o primeiro livro, Uma Mulher Vestida de Sol, de 1947, tem por base a literatura de cordel e os versos de improviso dos cantadores repentistas do Nordeste.
Shakespeare não disse, mas é fato que a obra que fez é baseada nas coisas do povo.  
Ela disse que a cultura popular é a alma do povo.
O trinômio arte, educação e cultura precisa ser mais e melhor compreendido por todos, pois sem arte a expressão não dá pé.
É fato.
Falamos que hoje boa parte dos professores fingem que ensinam e boa parte dos estudantes fingem que estudam. Ao final – e isso é consenso – o resultado é geleia geral.
É preciso mudar normas e formas com urgência, e mudanças urgentes só ocorrem com decisões urgentes.
O Brasil carece de um perfil melhor.
Que tal levar à educação uma cesta cheinha de arte e cultura para todos?

GASTRONOMIA E CULTURA POPULAR
Daqui a pouco eu e as cantoras Celia e Celma estaremos na pracinha da Rua Lacerda Franco, no Cambuci, falando sobre temas relacionados à cultura popular. A nosssa presença faz parte da programação da V Rota Gastronômica do Cambuci, que começa hoje e termina amanhã.

ACERVO/USP
Depois, às 4 da tarde, estaremos na USP, participando da inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin. Evento importantíssimo, se levarmos em conta que os acervos brasileiros há muito estão se diluindo nos sebos da vida e vendidos para o Japão e Estados Unidos, já que o governo brasileiro até aqui não tem dado muita importância à questão.

GERAÇÕES FUTURAS
O que será dessa gente que virá depois de nós? Será formada pelo professor Google?

POSTAGENS MAIS VISTAS