Seguir o blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

VIVA O CAPITÃO FURTADO!

Marcelo Tupinambá (1889-1953), que se escondia nos pseudônimos Fernando Lobo e XYZ, foi o primeiro parceiro de Ariowaldo Pires (1907-1979), mais conhecido por Capitão Furtado. O primeiro era compositor e pianista e o segundo compositor e um monte de coisas. Eram conterrâneos de Tietê, SP, cidadezinha muito bonitinha, localizada a 150 km da capital paulista. Foi nessa cidade que nasceram também Itamar Assunção (1949-2003) e o presidente tampão que ficou, Michel Temer.
A primeira composição gravada de Ariowaldo, criador do pseudônimo Capitão Prudêncio Pombo Furtado, foi gravada em 1929. Nesse mesmo ano ele traçaria o seu destino como espécie de assessor do tio Cornélio (1884-1958) e nome marcante da música popular brasileira, como autor, versionista, produtor, radialista et cétera e tal. Foi através dele que Cornélio chegou à gravadora Colúmbia, onde produziu e gravou 52 discos que entraram para a história´pela Série Cornélio Pires. Detalhe: todos esses discos foram bancados pelo próprio Cornélio. Quer dizer, Cornélio Pires foi o primeiro produtor de discos independentes do Brasil.
Na história da Música Popular no Brasil destacam-se 3 nomes como os que mais produziram e /ou gravaram discos no País: A carioca Chiquinha Gonzaga, de batismo Francisca Edwiges (1847-1935), Capitão Furtado e o mineiro Téo Azevedo. A Chiquinha deixou umas 1500 músicas. O capitão talvez um pouco mais e Téo Azevedo, por meus cálculos também navega na casa das mil músicas.
Chiquinha tem, entre seus clássicos, a marchinha de carnaval Oh Abre Alas, de 1839; e o Capitão e Téo continuam, como Chiquinha, fazendo sucesso...
Como radialista e produtor musical, o Capitão Furtado promoveu o primeiro Festival de Violeiros do país. Foi em 1958. Nesse ano ele reuniu 3.250 grupos amadores de violeiros de 512 cidades do Brasil inteiro e logo depois levou à praça o LP Roda de Violeiros, pela extinta gravadora Continental. Fora isso, ele convenceu o ator de cinema Milton Ribeiro (1921-1972) a gravar músicas em disco. No LP Irmãos do Campo e da Cidade, Ribeiro aparece em duas faixas: Terra Brasileira e Bumba, Meu Boi.
Milton Ribeiro ficou conhecido internacionalmente pelo filme O Cangaceiro de 1953. Detalhe: o filme abre com os Demônios da Garoa acompanhando o cantor Homero Marques no baião Mulé Rendeira, do paraibano Zé do Norte, confira:



Em 1944, a dupla Tonico e Tinoco inaugurou a sua discografia com uma música do Capitão: Invés de me Agradecer. Detalhe: a dupla Tonico e Tinoco firmou-se inicialmente, no programa Araial da Curva Torta, apresentado pelo Capitão.



Em 1971, a dupla Chitãozinho e Chororó estreou em disco LP Moreninha Linda, produzido pelo Capitão.
Há uns seis anos eu produzi o cedê Inéditos do Capitão Furtado e Téo Azevedo.
Ariowaldo Pires, o Capitão, nasceu no dia 31 de Agosto de 1907.


POSTAGENS MAIS VISTAS