Seguir o blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

HOJE É DIA DE ISMAEL SILVA

O carioca Ismael Silva é uma lenda.
Ismael Silva, mais do que uma lenda, é um nome importantíssimo para a cultura sambista do Brasil. Foi ele quem criou a primeira escola de Samba: Deixa Falar.
A vida de Ismael foi uma vida atribulada. Ele nasceu no dia 14 de setembro de 1905. Era brigão, mesmo franzino. Metido, como se diz na minha terra paraibana, João Pessoa.
O samba ainda não existia quando já existia Ismael. 
Os primeiros sambas, as primeiras músicas já letradas de Ismael, foram gravadas por Chico Alves. O tempo deu a Chico o título de Rei da Voz.
Curioso com minhas palavras ditas sobre Ismael, o amigo Wallace pergunta: "Assis, é verdade que o Ismael era gay?".
Bobagem, bobagem Wallace, as pessoas são o que são. E o que tem a ver uma coisa com a outra? Nada, não é? A grandeza do Ismael Silva não se mede por seu comportamento. Mas sim, ele era gay. Nenhum problema quanto a isso. Quem revelou esse comportamento de Ismael foi um dos mais importantes estudiosos da nossa história, José Ramos Tinhorão (1928-2021). Tudo na vida engrandece a vida do cantor e compositor Ismael Silva. Maravilhoso sob todos os aspectos. E, como eu disse: foi ele quem criou a primeira escola de samba. O resto é detalhe.
Wallace é paulista de Guarulhos. E hoje ele veio acompanhado de uma amiga Saara, estagiária de Fisioterapia (UNINOVE) na UBS Santa Cecília.
Saara é uma mulher nascida no município de Jardim do Ciridó. Fica lá no Rio Grande do Norte, terra de Luís da Câmara Cascudo, informalmente meu professor. E curiosa como Wallace, Saara pergunta: "Assis, Luís da Câmara Cascudo é mesmo do Rio Grande do Norte?". Respondi que sim, de Natal. Frequentei muito a casa de Câmara Cascudo, na Matias Ayres, RN. Foi um grande brasileiro, autor de 150 títulos. 
Nenhum estudioso da cultura popular brasileira foi tão importante quanto o mestre Cascudo.
De boca aberta, Wallace pergunta: "Qual a música mais bonita de Ismael Silva, Assis?". Respondi que há muitas músicas bonitas de Ismael. Particularmente eu gosto de Se Você Jurar. A letra é essa:
 
Se você jurar que me tem amor
Eu posso me regenerar
Mas se é para fingir, mulher
A orgia assim não vou deixar

Muito tenho sofrido
Por minha lealdade
Agora estou sabido
Não vou atrás de amizade

A minha vida é boa
Não tenho em que pensar
Por uma coisa à-toa
Não vou me regenerar

A mulher é um jogo
Difícil de acertar
E o home como um bobo
Não se cansa de jogar

O que eu posso fazer
É se você jurar
Arriscar a perder
Ou desta vez então ganhar
 

POSTAGENS MAIS VISTAS