Seguir o blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O POVO COMO MOEDA DE TROCA

O dia do médico, hoje 18, me fez lembrar do pernambucano José de Souza Dantas Filho (1921-1962), o Zé Dantas, de tantas belas obras, assinadas e gravadas por intérpretes talentosos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e tantos e tantos.
É de Zé Dantas, por exemplo, o baião A Profecia. Ouçam:



Em 1953, o mesmo Zé Dantas gerou a obra prima Vozes da Seca,  que o mesmo Luiz gravaria com sucesso estrondoso. Essa música, também um baião, foi uma estocada das brabas na consciência dos poderosos de plantão. Vários políticos, no Congresso, disseram que Vozes da Seca "vale por mil discursos". Ouçam:



A miséria no Brasil, especialmente no Nordeste, persiste desde sempre. Ela ferra e mata. 
Milhões de nordestinos ainda sobrevivem de fé e esperança, provocadas pela miséria do dia a dia. Daí as bolsas-família disputadas por presidentes, ex-presidentes e candidatos à presidência da República. A conclusão disso é que se cortarem as bolsas acabam-se os votos, por isso é preciso alimentar a necessidade dessas bolsas nas mesas de quem vive de esperança e fé.
As bolsas foram criadas por FHC e assumidas por Lula, que as transferiu para Dilma, que Haddad pretende manter. Essas mesmas bolsas o Bolsonaro disse ser um crime, mas voltou atrás dizendo que não só irá mantê-las, mas vai aumentar o seu valor. Pobre de um país rico em miséria e de miseráveis milionários, usurpadores da alma do povo.
Eu sonho com um país rico, de iguais, de respeito mútuo, dessas coisas todas que a todos fazem bem. E aqui lembro do velho e bom Patativa do Assaré, autor imortal de A Triste Partida. Ouçam:



A Profecia e A Triste Partida foram gravadas em 1964, ano em que as forças militares assumiram o Poder. Esse mesmo poder que provavelmente cairá nas mãos do ex capitão do exército, Bolsonaro. Ainda Patativa:



TEVÊ CULTURA

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, reuniu artistas, jornalistas, críticos para anunciar a nova série musical que será exibida na Tevê Cultura a partir do dia 4 de Novembro, sempre as 11 hs. O anúncio foi feito na aconchegante Casa de Espetáculos Tupi Or Not Tupi, que fica ali na Rua Fidalga, 360, na festiva Vila Madalena. Foi ontem, 17. A nova série terá 13 capítulos e enfocará o Chorinho. Começa com Pixinguinha e termina com Jacob do Bandolim. Luiz Gonzaga também está presente na série. Ele gravou duas dúzias de choro. Eu conto lá essa história.


POSTAGENS MAIS VISTAS