Seguir o blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

MISTÉRIOS DO UNIVERSO: O HOMEM NA LUA

Esse negócio de estatística é uma negócio danado, não é mesmo?
Aprendemos na escola que há 9 planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Agora os bidus da ciência dizem que há milhares, milhares e milhares de planetas fora do Sistema solar, no universo.
Há uns anos, descobriu-se um novo planeta no Sistema Solar. Esse planeta, é 2015 RR245, está há mais de 14 bilhões de km além do Sol.
O planeta 2015 RR245, foi descoberto num mês de Julho.
No dia 12 de Julho de 1997, os bam bam bans da NASA capitaneados por uma mulher, mandaram ao espaço o samba Coisinha do Pai, de Jorge Aragão, Almir Guineto e José Carlos da Vila, na voz da carioca Beth Carvalho. A ideia era fazer com que essa música acordasse um robô em Marte. Não sei no que deu, mas essa história deu samba na voz da própria Beth:



Existem já muitas músicas que falam dos planetas do Sistema Solar. Marte é o mais lembrado. Marte, no imaginário popular é o planeta cujos habitantes são todos verdinhos. A Elis, por exemplo, mandou ver nessa gostosa canção:



Há exatos 59 anos, o norte americano Neil Armstrong pôs os pés na cara da lua. Um horror! Ele disse: "um pequeno passo para o Homem, mas um grande salto para a Humanidade".
Eu tinha ali uns dezessete anos e vi tudo. 
Eu vi o homem pisar no solo lunar. Eu e muitos também viram e outros viram, mas dizem que não viram. E há quem não viu e garante, por isso, ou nem por isso, que foi tudo invenção do homem.
No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, há livros, revistas, jornais, folhetos de cordel et cétera. Claro, e músicas que tratam dessa temática. Ah! Achei legal a narração feita de toda  movimentação que levou o homem à Lua. Ouça essa história:



ODISSÉIA

Meu amigo Tinhorão, que todo mundo conhece, bateu hoje à minha porta aperreado. Sua aperreação tinha a ver com um nome e um telefone. O nome: Eduardo Pontin. Eduardo foi a pessoa que prefaciou o mais novo livro de Tinhorão Primeiras Lições de Samba, acho, que acaba de sair com a chancela do Instituto Cultural Glória ao Samba. Ele e Pontim estarão semana que vem em Curitiba, PR, na festa de lançamento desse livro, só que Tinhorão não lembrava o nome de Pontim e tampouco seu telefone. E aí foi minha vez de me aperrear. Após peripécias de um cego ao telefone, que sou eu, acionei o querido Ayrton Munhaini. E aí pronto! Essa história terminou bem. Falei com Pontin que falou com Tinhorão. E tudo foi risada.

POSTAGENS MAIS VISTAS