Seguir o blog

sábado, 17 de dezembro de 2022

CANTOR BOM DE BOLA × JOGADOR BOM DE MÚSICA (2.1)

Definitivamente: música e futebol é um lance que combina muito.
É ginga, ritmo, swing, baile… Essas palavras encaixam-se perfeitamente no repertório musical e no futebolístico.
Futebol é dança, espécie de balé.
E música, hein?
Ary Barroso foi um dos mais prolíficos compositores da nossa música popular. Era um chato, dizem. Mas o fato é que foi importante. Deixou uma obra extremamente significativa. Foi um dos primeiros a ter música gravada em outras línguas. Começou compondo no gênero, digamos, caipira. Alinhou-se ao samba e gerou um gênero: exaltação, samba exaltação.
Dominguinhos, de batismo José Domingos de Morais, tinha tudo pra ser nada. Mas um dia, aos oito anos de idade, teve a felicidade de ser visto por Luiz Gonzaga já rei. Foi no interior de Pernambuco, a terra de ambos. O tempo passou e Gonzaga findou por adotar, musicalmente, aquele menino.
Ary era desesperadamente flamenguista e Dominguinhos, botafoguense.
O detalhe é que, fugindo à regra, Ary nunca compôs uma música para seu time. Dominguinhos, idem. Curiosidade: Dominguinhos chegou a bater bola com seu ídolo, Mané Garrincha (1933-1983). "Os dois chegaram a virar amigos", lembra a sua ex-companheira Anastácia.
O compositor e cantor Ari Lobo, de Belém do Pará, foi um artista que deixou muitas músicas bonitas. É dele, por exemplo, a música No Balanço do Garrincha. Ari deixou cerca de 400 músicas, entre as quais Eu Vou pra Lua e Menino Prodígio.
A cantora Elza Soares pra Garrincha gravou: Alegria do Povo.
Luiz Gonzaga, o rei do baião, deixou uma infinidade de músicas bonitas. Entre elas, Asa Branca.
Há coisas curiosas em torno de Asa Branca, de matriz folclórica. Pois é, de matriz folclórica.
Uma vez perguntei a Gonzaga qual a origem de Asa Branca. Isso porque eu sabia que o povo mais simples de Pernambuco e Paraíba já cantarolava essa música. Leia sua resposta, clicando: ODE A LUA.
Em outubro de 2013, levei à cena no Centro Cultural dos Correios, RJ, a história de Gonzaga. Pra me ajudar na tarefa convidei Ricardo Cravo Albin, Oswaldinho do Acordeon, entre outros.
Filho do baiano Pedro Sertanejo, o carioca Oswaldinho jogou pelada na adolescência. Era o xodó do pai, que queria porque queria vê-lo sanfoneiro. A primeira música que ensinou ao filho foi Asa Branca. E era só chegar uma visita em casa, que o pai o chamava para tocar a "bendita música". O menino ficou traumatizado. Saiba o motivo:

Papete, Paulinho Nogueira e a cantora Inezita Barroso eram fãs de carteirinha do Corinthians, como fãs de carteirinha desse time são Osvaldinho da Cuíca, Tom Zé e mais mundo e meio.Tom Zé fez uma interessante canção para o ex-meio-campista Neto, de batismo José Ferreira Neto. Esse Neto, da safra de 66, é paulista de Santo Antônio de Posse. E tem uma língua enorme, ferina. Para tanto, basta ouví-lo no rádio e TV Bandeirantes.

POSTAGENS MAIS VISTAS