Seguir o blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

HOJE É DIA DE SÃO JOÃO!




Antes de mais nada, devo dizer que aprendo com as pessoas.
Julgo eu que aprendi com a minha avó Alcina e meus pais Maria e Severino, com colegas jornalistas Gonzaga Rodrigues, Luis Crispim, Mário Souto Maior, Câmara Cascudo, Lourenço Diaferia...
Meu querido amigo José Ramos Tinhorão continua dodói, assim meio fora de combate.
Tinhorão foi o primeiro jornalista que conheci em São Paulo, depois o querido alagoano Audálio Dantas. Resumo da ópera: aprendi com esse pessoal todo que as festas juninas definem certa linha do folclore brasileiro e alinha o amor ao coração. Tudo isso com foguetão no ar e outros fogos de festim. Sem falar que no período junino tem ainda dança, fogueira e uma culinária espetacular, que leva à mesa canjica, pamonha, etc...
O São João une o Brasil com Santo Antônio, São Pedro e São Paulo.
O cara que criou a marcha junina se chamava Assis Valente, baiano.
Muita gente acha que no Rio Grande do Sul só tem churrasco.
No RS tem churrasco e um povo maravilhoso. Esse povo no chamado período junino dança alegremente ao som de sanfona de grandes sanfoneiros, como Pedro Raimundo (Dança da Fogueira).
O Rio de Janeiro nos deu gente importantíssima fazendo marchinha de São João, como Lamartine Babo (Isto é lá com Santo Antônio).
No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, há centenas e centenas de marchas de canções juninas, como as referidas acima.


POSTAGENS MAIS VISTAS