Seguir o blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

J.K., PRESIDENTE E CANTOR


Em 1919, Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha de idade 17 anos. Á época ele concorreu a uma vaga de telegrafista no município onde nasceu, Diamantina, MG. Mas não seguiu carreira, pois queria mesmo era ser médico. Virou médico. Mas de mansinho, como todo o bom mineiro, Juscelino foi embrenhando-se no mundo da política. Antes de virar presidente do Brasil, em 1955, foi prefeito de Belo Horizonte. Quem o conheceu de perto lembra que JK era uma pessoa muito simples, afável, comunicativa. Arranhava o violão e da garganta extraia notas de modinha. Foi um seresteiro nato.
Um dia a cantora Inezita Barroso contou-me da beleza que era estar com Juscelino.
Certa vez JK já presidente mandou um avião pra levar Inezita de São Paulo à Brasília. Ela não acreditou que era ele quem estava do outro lado da linha. Depois de duas tentativas de falar com Inezita, JK conseguiu convence-la de que a voz que a convidava era, mesmo, do presidente. “Ai foi o máximo, adorei. E cantamos muito, juntos”.
No final de 1969, Juscelino foi convidado para participar de um LP que chamou-se J.K. em Serenata. Ele topou cantar e ser gravado. O LP referido é esse ai que se acha nas minhas mãos.
A direção artística do disco coube a Yonne Lopes e Crisantino Dionísio Gomes; e a coordenação geral a Serafim de Melo Jardim. Três violões, um cavaquinho, uma clarineta e uma flauta, mais o grupo de seresta de Diamantina acompanharam JK na empreitada que resultou no LP lançado em 1970 pelo extinto selo Beverly.
Já não se faz presidente como se fazia há bem pouco tempo.
Ah! Juscelino Kubistchek de Oliveira nasceu no dia 12 de setembro de 1902, e morreu no dia 22 de agosto de 1976.



POSTAGENS MAIS VISTAS