Seguir o blog

domingo, 25 de novembro de 2012

LUIZ GONZAGA EM QUADRINHOS

Daqui a pouco, às 16 horas, eu e Roniwalter Jatobá estaremos participando da última mesa redonda do projeto Primavera do Livro 2012, que será mediada pela jornalista Mirian Paglia no auditório da Biblioteca de São Paulo.
Essa biblioteca ocupa espaço privilegiado no Parque da Juventude, ali na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, perto da estação Tietê do metrô.
No local, durante anos, existiu a Casa de Detenção.
O tema da mesa é o pernambucano de Exu rei do baião Luiz Gonzaga, que desapareceu no dia 2 de agosto de 1989, em Recife, e este ano, em dezembro, completaria 100 anos de nascimento.
Na ocasião a editora Cumaru lançará Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (reprodução da capa, acima), de minha autoria, com quadrinhos do cearense Klévisson Viana.
A publicação é direcionada às crianças de todo canto, mas – é claro – vale ser lida também por todos os adultos de todos cantos.
O sanfoneiro Chambinho, que vive no cinema o autor de Vira e Mexe e Asa Branca, fecharará o evento com chave de ouro, ou seja: cantando e tocando para todo mundo dançar.
A entrada é gratuita, assim como ao que dirá a mesa; mas é recomendável chegar ali pelas 15 horas.
Roniwalter é romancista dos mais aplaudidos, no Brasil e no Exterior.
A sua presença na mesa se deve ao fato de ele ter escrito um dos mais belos livros sobre o grande artista pernambucano: O Jovem Luiz Gonzaga, lançado pela editora Nova Alexandria, de São Paulo, em 2009.

FLORIPA
Anteontem estive proferindo palestra sobre Gonzaga no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (registro abaixo, no clique de Andrea Lago). Foi legal. Depois passeei um pouco pelo centro velho de Florianópolis, tendo como cicerone Marco Zanfra, jornalista das antigas, dos bons, e autor do livro As Covas Gêmeas, lançado ano passado pela Editora Brasiliense e já na agulha para ganhar a telona. O dia lá em Floripa terminou no Arante Bar e Restaurante, plantado no Morro das Pedras e com vistas para o mar. Fantástico!
E por falar em Fantástico, clique:
http://www.youtube.com/watch?v=2K6kxGykzGU

E clique também:

SOCORRO LIRA
Logo mais às 23 horas a cantora Socorro Lira estará dando o ar da sua graça na telinha da TV Cultura, mais precisamente no programa Ensaio, do craque bom de fala e registro Fernando Faro.

POSTAGENS MAIS VISTAS