Seguir o blog

domingo, 3 de julho de 2022

JOSÉ NÊUMANNE, UM CRAQUE DAS LETRAS (2, FINAL)

Assis e Nêumanne no lançamento do livro
Lua Estrela Baião − A História de Um Rei
Durante muito tempo eu e Nêumanne frequentamos ambientes, como a Livraria Cultura, onde se achavam grandes figuras da vida cultural brasileira como Arnaldo Xavier, Fernando Coelho, Roniwalter Jatobá, Mário Chamie (1933-2011), Marcos Rey (1925-1999) e Lygia Fagundes Telles (1918-2022).
Circulei por vários jornais, TVs e emissoras de rádio.
Deixei a TV Globo para assumir a chefia da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Por lá fiquei pouco tempo, pois Nêumanne queria-me na sua equipe de política do Estadão. E lá fui eu chefiar a editoria de Política do famoso jornal criado em 1875 por um grupo de liberais republicanos.
Tempos agitados e Nêumanne firme, fazendo história.
Em breve depoimento, narra Nêumanne:
A vida de jornalista profissional me encaminhou para a política quando assumi a editoria dos assuntos no Estadão a convite do editor Miguel Jorge em 1986. Antes fui repórter de polícia no Diário da Borborema de Campina Grande e da Geral na Folha de S.Paulo, tendo me mudado para a sucursal de São Paulo do Jornal do Brasil. Fui para a sede do jornal no Rio para assumir a secretaria e depois a chefia da redação. Voltei para a Sucursal, quando recebi o convite para o Estadão, onde, depois, seria editorialista daquele diário e depois chefe dos editorialistas do Jornal da Tarde. Quando este fechou, tornei-me editorialista do Estadão, até sair da empresa em 2 de fevereiro de 2021. Como editor de Política, cobri a Assembleia Nacional Constituinte, ocasião em que a atividade política no País deixou de ser um serviço público e passou a ser um negócio sórdido. A consciência disso e a virada para comentarista na rádio Jovem Pan e na Eldorado e também nas emissoras de TV das Redes Manchete e SBT e da TV Gazet me tornou uma figura solitária no jornalismo brasileiro. Não me considero um jornalista imparcial, porque tenho lado, o do cidadão e contribuinte. Mas, sim, independente, livre de amarras com governo, partido político ou ideologias. É nessa condição que exerço o jornalismo hoje em vídeos diários no canal José Nêumanne Pinto no YouTube.

Uiraúna é uma pequena e bela cidade do Alto Sertão paraibano. Fica a cerca de 470 km da capital, João Pessoa. É conhecida por suas bandas de música. José Nêumanne Pinto, pai de quatro filhos, é o cara mais famoso de lá.
Vocês já ouviram Nêumanne declamar? Se sim ou se não, ouçam-no: 

LEIA MAIS: PINTO NOVO QUER BRIGARO NOBEL E O JOSÉ NÊUMANNE PINTOA PENA ANTENADA DE JOSÉ NÊUMANNEJOSÉ NÊUMANNE, LUIZ GONZAGA E VIRADA CULTURAL

POSTAGENS MAIS VISTAS