Seguir o blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

CORDEL CHEGA À GLOBAL

A Global Editora acaba de pôr no mercado mais um belo livro: Antologia do Cordel Brasileiro, seleta assinada e apresentada por Marco Haurélio, um dos mais expressivos e representativos autores de historinhas em folhetos de cordel da aatualidade.
A obra reúne textos de antigos e novos cordelistas.
Dentre os antigos, se acham o pioneiro Leandro Gomes de Barros, José Pacheco, Manuel D’Almeida Filho e Antônio Teodoro dos Santos.
Leandro está presente na antologia com O Soldado Jogador, uma pérola do gênero; Pacheco, com História do Caçador Que Foi ao Inferno, não fica atrás; idem D’Almeida Filho, com A Guerra dos Passarinhos; e Antônio Teodoro, autodenominado O Poeta Garimpeiro, com a Sereia do Mar Negro.
A Guerra dos Passarinhos, de D' Almeida Filho, lembra a obra-prima de Hitchcock, The Birds, de 1963.
Mas a comparação fica por aí.
Dentre os novos autores inseridos na antologia organizada por Marco Haurélio, um Doutor em Letras pela Universidade da Bahia, destaque para Rouxinol do Rinaré, Pedro Monteiro e os irmãos Klévisson e Arievaldo Viana.
Antologia do Cordel Brasileiro é uma bela obra.
Vale a pena lê-la, e logo.

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO
Nos dias 27, 28 e 29 deste mês os jornalistas sindicalizados voltarão às urnas para escolher a diretoria que dirigirá os destinos da entidade no correr dos próximos três anos. A chapa 1, encabeçada pelo atual presidente, José Augusto Camargo, o Guto, tem chance de continuar no cargo.   

POSTAGENS MAIS VISTAS