Seguir o blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

UM HINO PARA SÃO PAULO


Clique duas vezes sobre a imagem
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE indicam que São Paulo tem 12 milhões de habitantes, que a chamada Grande São Paulo tem 20 milhões de habitantes e que São Paulo, o Estado tem uns 42 milhões...
Tudo na cidade de São Paulo é grandioso, inclusive a esperança e o seu contraponto, a miséria.
Em São Paulo há umas duas mil favelas ou "comunidades" como se diz hoje.
As primeiras favelas paulistanas começaram ser erguidas no começo dos anos de 1940.
Em 1971, a Prefeitura fez a remoção de 150 famílias para um terreno onde hoje se acha a maior favela da cidade: Heliópólis, uma das dez maiores do Brasil _ a maior é a Rocinha, RJ.
Cerca de 50 mil pessoas ocupam hum milhão de metros quadrados que é o tamanho de Heliopólis.
A grandiosidade da cidade de São Paulo se acha em todo canto, inclusive no numero de logradouros: uns 60mil...
A Cidade foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554 por Nóbrega e Anchieta, com a mão abençoada do aventureiro João Ramalho. Antes, em 1532,  foi fundada São Vicente, a primeira do País. Mas essa é outra história...
A história de São Paulo é riquíssima.
Desde sua fundação, muita água correu por baixo das suas pontes.
Antes da Revolução de 32, advinda do golpe de 1930, houve a Revolução de 1924, que teve a ver com a formação da Coluna Prestes. Mas essa é outra história...
A Revolução Constitucionalista, de 32, inspirou muitas músicas de exaltação aos combatentes.
Durante mais de duas décadas desenvolvi pesquisa sobre a música composta em homenagem à homenagem da cidade de São Paulo. A primeira missa a São Paulo data de 1750 e foi composta por religiosos da Sé.
Mais de três mil músicas foram compostas em homenagem à Cidade. Claro, descobri joias e muitas curiosidades no decorrer das pesquisas. Uma dessas curiosidades: Ao contrário de todas as capitais brasileiras, São Paulo não conta com hino oficial. O Estado, sim.
Fora os portugueses, os primeiros estrangeiros a serem acolhidos pela cidade foram  italianos e espanhóis. Isso no século 19. Vieram como mão de obra e a eles se juntaram logo depois, japoneses etc.
Em 1940, o Brasil tinha cerca de 41 milhões de habitantes. Por esse tempo, em solo brasileiro se achavam palestinos, sírios, libaneses, ... Mais ou menos 40 mil eram árabes natos.
A Organização das Nações Unidas, ONU aponta ser São Paulo a 8ª maior aglomeração do planeta.
Dados da SPTURIS levam a crer, ser a capital paulista alvo de milhões de visitantes do mundo todo.
Como hino dessa cidade sugiro a Câmara e à Prefeitura que adotem oficialmente a belíssima composição musical São Paulo de Todos Nós, do egípcio naturalizado Piter Alouche e Téo Azevedo, mineiro com raízes fincadas em Alto Belo.




RAPAZIADA DO BRAZ 90 ANOS
O primeiro clássico musical da cidade de São Paulo, Rapaziada do Braz, está completando 90 anos de lançamento em disco.
CLIQUE:






POSTAGENS MAIS VISTAS