Seguir o blog

sábado, 20 de julho de 2013

O IMAGINÁRIO DO REI, NO IBIRAPUERA

http://www.youtube.com/watch?v=RqqJE_mlfx8
No espaço expositivo Oca, do Parque Ibirapuera, um dos maiores da cidade paulistana, inaugurou-se hoje a mostra O Imaginário do Rei, Visões do Universo de Luiz Gonzaga, sob a batuta do artista plástico, escritor e letrista paraense, de Bragança, Bené Fonteles.
Trata-se de uma importante, bela e necessária retrospectiva da obra – e vida – do rei do baião Luiz Gonzaga, chancelada pelo Itaú, com base na Lei Rouanet e apoio da Fundação Athos Bulcão, de Brasília, e a Prefeitura do Município de São Paulo.
Presentes, crianças de todos os tamanhos e idades.
A área coberta da Oca ultrapassa os 10 mil m2.
Boa parte desse espaço está hoje ocupada com o pensamento poético e musical do pernambucano Luiz Gonzaga.
Esse pensamento poético - e musical - se completa com cenas em preto e branco do sertão nordestino e reproduções fotográficas ampliadas e penduradas nas paredes da Oca.
Há muitos momentos em que o criador do baião aparece, juntamente com personagens nordestinos anônimos e famosos, como Lampião.
O Nordeste todo está vivo na exposição O Imaginário do Rei.
O secretário da Cultura de São Paulo, o ex-ministro Juca Ferreira, chegou à Oca pouco antes das 10 horas e logo deu por inaugurada a exposição.
Após coquetel, o artista piauiense Chambinho, que viveu o Rei do Baião no filme Gonzaga, de Pai Pra filho, de Breno Ferreira, sacou da sanfona e à capela interpretou números musicais do repertório de Luiz Gonzaga, e não demorou o brincante Antônio Nóbrega, de modo espontâneo e improvisado, ocupou espaço ao lado do sanfoneiro e cantou e cantou, sendo entusiasticamente aplaudido.
O entusiasmo apanhou de surpresa o secretário Juca Ferreira que, ao microfone, garantiu pôr para tocar e cantar, na Oca, todos os sábados que durar a exposição Chambinho e Nóbrega.   
A exposição, de entrada franca, finda no próximo dia 15 de setembro.
Na foto abaixo aparecem o ex-empresário de Dominguinhos, João Cícero; o produtor José Mauro e o escrevinhador deste Blog.

POSTAGENS MAIS VISTAS