Seguir o blog

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FUBA DE TAPEROÁ VIROU ESTRELA

Estou triste: morreu Fuba de Taperoá.
Taperoá é uma cidade pequena territorialmente e grande na sua beleza. Fica nos Cariris velhos da Paraíba. Lá nasceu muita gente bonita como Vital Farias. E teve até quem adotasse Taperoá sem lá ter nascido, como o palhaço mestre Ariano Suassuna (1927-2014).
Eu não sei porque Fuba de Taperoá botou no seu nome artístico Fuba. Eu só sei que gostava dele para danado. Eu sei que ele gostava de mim também, chegando até a por um retrato meu no seu primeiro ou segundo CD. Assim à toa.
Juberlino Martins, de batismo, fez muita coisa bonita enquanto viveu neste mundo louco e de disputas irracionais. Morreu pobre, viúvo e carente de tudo; imperdoavelmente, também das nossas atenções.
Fuba participou de várias edições do Programa São Paulo Capital Nordeste, que apresentei por mais de 6 anos na Rádio Capital.
Eu gostava muito de Fuba de Taperoá e o admirava muito como cidadão e artista popular.
Fuba nasceu em 1942 e deixou pela primeira vez a sua terra em 1964. Chegou ao Rio num pau de arara carregado de sal. O Rio, ele o trocou poucos anos depois por São Paulo, onde gravou o seu primeiro dos quatro LPs, chamou-se  Lembranças de Taperoá. com produção de Dominguinhos e edição de Pedro Sertanejo. Foi, além de zabumbeiro e cantor,  um dos maiores pandeiristas do Brasil. Houve até  quem o comparasse a Jackson, sim aquele do pandeiro (1919-1982).
Não custa lembrar aos esquecidos, que Fuba de Taperoá tocou zabumba e pandeiro em shows de Zito Borborema, seu primo; Ari Lobo, Gordurinha, Dominguinhos, Elba Ramalho e todo mundo.Além de bom tocador de instrumentos diversos, Fuba também era compositor. E como compositor, teve muitas músicas gravadas, inclusive por Dominguinhos.
Meste Fuba morreu na noite de terça passada 17, na cidade paulista de Guarulhos.

POSTAGENS MAIS VISTAS