Seguir o blog

segunda-feira, 6 de junho de 2022

GERARDO MELLO MOURÃO: UMA HISTÓRIA

Pesquisa do Datafolha publicada no último fim de semana dá conta de que quase 50% dos brasileiros atuam, politicamente, na linha esquerda.
Isso me fez lembrar da Coluna Prestes, que atuou com intensidade no correr dos anos de 1920.
A Coluna era esquerda vermelhíssima.
Uma vez Prestes me disse, contrariamente ao que se dizia, que a Coluna que levou seu nome não partiu pra cima dos cangaceiros de Lampião. Disse-me o famoso comunista que seus homens, enfileirados, acompanharam de longe a movimentação dos homens do famoso cangaceiro. E só. Explicação do velho Prestes: "Se o governo queria pegar Lampião e também a Coluna, alguma coisa estava errada". 
Os cangaceiros e a Coluna Prestes eram contra o governo vigente. Portanto, não fazia sentido os cangaceiros e a Coluna se digladiarem.
Digo isso para lembrar de Carlos Lacerda e Gerardo Mello Mourão (1917-2007).
Lacerda começou na política como comunista.
Mourão conheceu de perto a Coluna Prestes. Era menino, tinha ali por
Assis com DVD sobre Gerardo Mello Mourão
volta de 8 anos de idade. Integrantes da Coluna chegaram a pernoitar na casa de Mourão, em Crateús, CE.
Politicamente Gerardo Mello Mourão ingressou na política partidária defendendo os ideais da ação integralista. Ora, veja! Mas o tempo passou, e depois de 18 prisões, Mourão aliou-se à esquerda.
Carlos Lacerda, por sua vez, trocou a esquerda pelos ideais da direita canina. A morte de Vargas deve-se a ele, diga-se de passagem.
A história do cearense Gerardo Mello Mourão é interessantíssima.
Lacerda tinha um cérebro privilegiado. Falava várias línguas e hipnotizava multidões. O mesmo pode ser dito sobre Mourão.
Lacerda e Mourão, além de oradores, eram intelectuais de grande peso na vida brasileira. E também atuaram como jornalistas. 
A obra literária de Mourão é fantástica. Recomendo, aliás, a leitura do livro A Invenção do Mar. Voltarei ao tema, mas antes leiam a entrevista que Mourão deu a Tarcísio de Holanda e Ana Maria Lopes poucos anos antes de morrer. Acesse: DEPOIMENTOS: GERARDO MELLO MOURÃO

A ENCANTADORA VISITA DA JOVEM TINA (3, FINAL)

Antes de sair, Tina voltou-se tirando da mochila que levava às costas uma publicação ilustrada, e em braile, de Dorinha e a Turma da Mônica — Brincando pelo Brasil.
“É mais uma publicação dos Estúdios Maurício de Sousa”, informou.
Flor Maria, que discretamente acompanhava nossa conversa, pediu licença pra dizer que adora a personagem Dorinha. E contou: “É a história de uma personagem baseada na paulistana Dorina de Gouvêa Nowill, que ficou cega quando tinha 17 anos de idade. Morreu aos 91 anos, em agosto de 2010. Li que ela foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, em São Paulo. Posteriormente, Dorina colaboraria para a elaboração da lei de integração escolar, regulamentada em 1956. Estudou e fez vários cursos, inclusive a de especialização em educação de cegos na Teacher´s College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA”.
Poxa, eu disse sem me conter: “Como você sabe disso tudo?”.
A resposta foi rápida: “Sabendo”.
Após isso, Maria levou Tina até a porta e despediram-se.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma Instituição surgida em 1946 sob a denominação Fundação para o Livro do Cego no Brasil.

POSTAGENS MAIS VISTAS