Seguir o blog

sábado, 8 de abril de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (5)

Já foram publicados pelo menos
4 livros sobre as aventuras de Zéfiro
No dia 8 de abril de 1843 nascia na Itália um cara chamado Angelo Agostini. Esse cara foi levado pelos pais à França. E lá estudou. Tinha 16 anos de idade quando chegou ao Brasil. Morou em São Paulo.
Agostini foi o nosso primeiro quadrinista.
Quadrinista é o artista desenhista que conta histórias em desenhos.
No dia 26 de setembro de 1921 nascia em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro, um cara chamado Alcides Aguiar Caminha.
Caminha foi um dos criadores pioneiros das revistinhas de sacanagem no Brasil. O mais explícito.
Até o ano de 1949 os jovens, principalmente os jovens, para se satisfazerem sexualmente sozinhos tinham de apelar para a imaginação sem o "auxílio" de revistas de mulher pelada. Dureza. Até então o que havia à disposição dos onanistas de plantão eram revistas "naturalistas" com fotografias de mulheres nuas em jardins, parques e publicações com mulheres desfilando em maiôs pelas praias.
Estou falando principalmente de revistas, mas é bom que se diga que já na virada do século 19 havia jornais direcionados a um público que na intimidade dava asas à imaginação, sexualmente ou putanamente falando. Um desses jornais, O Rio Nu, marcou época. Começou a circular em 1898 e foi até 1916. O último número, de dezembro daquele ano, trazia o conto O Don Juan de Calças Largas. Putaria implícita.
O Rio Nu foi o jornal que inventou o "gênero alegre".
A primeira revista ou revistinha de sacanagem explícita chegou à praça no ano de 49, nas bancas do Rio. O governo era Gaspar Dutra. O pioneiro nessa história foi Carlos Zéfiro.

POSTAGENS MAIS VISTAS