Seguir o blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

KAFKA POR KAFTA E BESTA POR BESTA

Eu gosto de Kafka e de kafta.
Kafka é um escritor incrível. Deixou uma obra incrível. Metamorfose e O Processo são dois livros fundamentais na formação de quem quer se formar.
Eu li Franz Kafka ainda no tempo de escola. Apaixonei-me. Como apaixonei-me por Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida, Mário de Andrade José Lins do rego e outros, tantos outros. Guimarães Rosa é insuperável.E o que dizer de João do rio, e Drummond?
Kafta eu comecei a gostar há uns 40 anos, quando cheguei a São Paulo procedente do meu berço paraibano, João Pessoa.
Gosto, grosso modo, de todas as especiarias da culinária árabe. Quem me introduziu nessa culinária foi o árabe brasileiro Peter Alouch. Depois não parei mais de comer essas coisas tão gostosas das bandas de que tanto gostava o nosso último imperador, Dom Pedro II.
Meu amigo, minha amiga, você sabia que Dom Pedro II ganhou de presente dos árabes uma relíquia de 2.700 anos que o fogo criminoso em parte destruiu no Museu Nacional? Há pouco nos livramos de um ministro da Educação mal educado, grosso mesmo, que não falava português e era colombiano. Em lugar dessa besta quadrada veio-nos do inferno outra besta para substituir a primeira. Pois bem, essa nova besta acaba de confundir Kafka com Kafta, que loucura!
Esse atual governo tem umas figurinhas, Deus do Céu!

POSTAGENS MAIS VISTAS