Seguir o blog

terça-feira, 31 de julho de 2018

DR. HELIO BICUDO, ADEUS

Ele era um homem do bem, um cidadão na acepção da palavra. Estudou Direito na Universidade de São Paulo, USP. A vida o fez combatente das atrocidades do mundo, especialmente as cometidas no Brasil por brasileiros. 
Na mais completa concepção da expressão, pode-se dizer que o paulista de Mogi das Cruzes Helio Pereira Bicudo, foi o tempo todo defensor dos Direitos Humanos. 
Helio Bicudo nasceu no dia 5 de Julho de 1922. E hoje, de manhã, ele partiu para a Eternidade, sem nos avisar.
Conheci o Dr. Helio na segunda parte dos anos de 1970. Eu era repórter da Folha. Uma vez fui escalado para uma reportagem sobre o famigerado Esquadrão da Morte, comandado pelo temido Delegado Fleury, que numa ocasião jogou suas patas sujas em mim. Depois de concluída, os originais foram entregues ao então editor da Folha Bóris Casoy, que os engavetou. Quer dizer: a Folha não publicou a minha reportagem, que continha entrevistas com Fininho, Zé Guarda e Correinha, do Esquadrão. O então Secretário da SSP, o já citado Fleury e o Dr. Helio. Essa reportagem acabei publicando no Pasquim. Antes, entreguei pessoalmente ao Dr. Helio uma cópia dos originais. A razão era simples, eu estava sendo ameaçado de morte e no material que entreguei ao Dr. Helio eu dizia de onde vinham as ameaças. O ano era 1978. A reportagem foi capa do Pasquim, clique para ver:



POSTAGENS MAIS VISTAS