Seguir o blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

LOURENÇO DIAFÉRIA: SAUDADE

O contista e cronista dos mais inspirados Lourenço Diaféria faria hoje 80 anos de idade. Ele nasceu no Brás paulistano, virou jornalista e escritor aplaudido em todo o País. 
Humanista por formação e pendor, Lourenço era amigo e parceiro. 
E mais: era um ser incrível.
Chamava-me de filho.
Pedi-lhe certa vez que escrevesse umas linhas para o livro Nordestindanados, Causos e Cousas de Uma Raça de Cabras da Peste – de Padre Cícero a Câmara Cascudo, que eu estava lançando em 2000. Ele não se fez de rogado e me presenciou com uma verdadeira pérola, que é como eu chamo o texto Com um Gosto de Tapioca, em que, lá pras tantas, ele diz que sou “uma fonte de informações cristalinas onde quem está sedento de conhecer, cada vez mais, a cultura popular, em especial a cultura nordestina, se sacia”. E mais adiante: “Este é um livro feito de oralidades. Um livro loquaz. Um livro que tem material para ser puro ouvido, pura audição”.
Diaféria publicou suas histórias em muitos jornais e deixou uma obra plena de grandeza.
Quando o dispensaram do Diário Popular, jornal paulistano já extinto, eu escrevi um texto a seu respeito, e para minha surpresa recebi dele outra pérola (acima, cliquem sobre) que ora compartilho com vocês.
Lourenço, que foi preso pelo regime militar por enaltecer numa crônica a bravura indômita de um sargento que morreu ao salvar uma criança das garras das ariranhas do zoológico de Brasília, em 1977, partiu para a eternidade no dia 16 de setembro de 2008, onze dias depois do meu aniversário.
Ele deixou muita saudade e um gosto amargo de jiló passado em todos nós. 
Grande Lourenço! 
No link abaixo, na linha azul, um trecho de debate sobre bienal de livro e literatura de que participamos ao lado de outros autores. 
Clique: 

QUANTO PIOR...
Pois é, leio por aí que Sílvio Santos corta da programação o SBT Repórter, põe o noticioso Jornal do SBT para a madrugada e mandar esticar o Programa do Ratinho. Mais uma vez a máxima “quanto pior, melhor” se confirma. 

ÀS CEGAS
O Nordeste quase todo – a exceção é o Maranhão – sofreu hoje um apagão pouco depois das 15 horas.  Ainda não se sabe as razões que levaram o sistema de fornecimento de energia elétrica cair. A queda começou em Salvador, às 1505, e seguiu célere por Feira de Santana, Camaçari, Campo Formoso... E agora?

POSTAGENS MAIS VISTAS