Seguir o blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

HÁ 100 ANOS CALHEIROS INICIAVA CARREIRA NO RÁDIO

Alagoas tem muita gente boa, como o cantor e compositor Augusto Calheiros.
Calheiros nasceu no dia 5 de junho de 1891 e morreu num dia como hoje, 11 de janeiro, meses antes de completar 55 anos de idade. Deixou filhos, netos e um pouco mais de 150 músicas gravadas.
Não foi fácil a vida de Calheiros. Estudou pouco, mas a sua potentíssima voz lhe deu dinheiro e prestígio no decorrer do tempo. Era bonachão e chegado numa birita, à noites de boêmias. Morreu pobre, vítima de diabetes.
Augusto Calheiros, chamado de O Patativa do Norte, andou cantando pelo Brasil todo. Até em Campina Grande, PB, ele esteve. Pra valer, pra valer mesmo, iniciou a carreira na Capital pernambucana, mais precisamente na Rádio Clube de Pernambuco, em 1923.
Começou Calheiros a fazer sucesso cantando de graça nas emissoras de rádio. Os primeiros trocados a lhe caírem às mãos foram advindos das apresentações que fez ao conjunto musical que integrou: Turunas da Mauricéia.
O Turunas era formado por João Frazão (diretor e violão), o alagoano e cego Manoel de Lima, os irmãos Romualdo, João Miranda e Luperce Miranda.
Manoel de Lima seguiu carreira solo como violonista de grande sucesso. Era incrível. O que fazia com um violão, só Deus.
Quem nunca ouviu falar do pernambucano Luperce Miranda, hein? Pelo sim, pelo não, não custa lembrar que Miranda trocou o Brasil pelos EUA e lá seguiu carreira brilhantíssima. Músicas de sua autoria se acham pelo menos em 400 filmes rodados nas terras do Tio Sam.
Pouca gente sabe, mas o primeiro cantor a gravar uma música do rei do baião Luiz Gonzaga foi Calheiros. Era uma valsa feita em parceria com Domingos Ramos. Ano: 1941 e para ouvi-la, basta clicar no post abaixo:

POSTAGENS MAIS VISTAS