Seguir o blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

VIVA A CULTURA BRASILEIRA

Morreu no Rio de Janeiro cartunista Lan, aos 95 anos de idade. 

A morte ocorreu ontem 4 à noite, mas só hoje o Brasil ficou sabendo. O Brasil e boa parte do mundo.

Lan deixou uma obra incrível. 

No correr da sua vida registrou no traço sua impressão sobre a vida brasileira e personagens como João Guimarães Rosa, Pixinguinha e Dorival Caymmi (ao lado).

O Ex-governador da Guanabara Carlos Lacerda entrou para a história com o apelido de Corvo, depois de "retratado" em charge por Lan.

O meio artístico recebeu a notícia com tristeza. O cartunista Fausto, por exemplo, disse que a morte levou um gênio do traço. Era único o traço de Lan, afirma Fausto. Não tem substituto é o que todo mundo acha. Eu inclusive.

Lan, de batismo Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, nasceu na Itália e criou-se no Uruguai e do Uruguai foi trazido pelo jornalista Samuel Wainer, para trabalhar como ilustrador no jornal Última Hora.

O Brasil tomou conhecimento da morte de Lan no dia Nacional da Cultura. Esse dia/data foi criado há exatamente 50 anos e teve como inspiração o bahiano Rui Barbosa, que nasceu no dia 5 de novembro de 1849.

Rui Barbosa morreu com 53 anos de idade.

Também no dia 5 de novembro, nasceu na Bahia o escritor Darlan Zurc, de formação historiador.

Zurc veio ao mundo no dia 5 de novembro de 1978. Seu berço é Melancia, povoado de Nova Soure.

A Nova Soure também pertence o povoado de Paiaiá.

Dizem os mais velhos e novos também, que Zurc muito cedo interessou-se pela leitura, pelo conhecimento, tanto que inda menino devorava com os olhos os jornais que serviam de embrulho das frutas que os pais compravam na feira local. "Enquanto os pais comiam banana à mesa, Zurc comia literalmente as palavras que lia nas páginas dos jornais", lembra o amigo Carlos Silvio.

Os textos de Darlan Zurc são textos curtos e objetivos. 

Seus textos, mais das vezes, tratam da história da música e da literatura. Sua paixão é pelos clássicos.

Em 2021 é certo que o Brasil receberá um livro que está sendo concluído com a perícia e a perfeição de um ourives, de autoria de Zurc.

Para homenagear o amigo, o cartunista Fausto "retratou" a cena em que Zurc lê enquanto os pais se deliciam com bananas (acima).

POSTAGENS MAIS VISTAS